Para melhorar o desempenho de qualquer negócio, é necessário diferenciar as estratégias que estão dando certo das que não trazendo os resultados esperados. O ROI (Return on Investment), ou Retorno de Investimento, é uma das métricas que devem ser consideradas nessa análise.
Leia este artigo até o final e descubra se os seus investimentos financeiros estão dando retorno:
ROI (Return on Investment) é uma métrica que expressa a relação entre o valor investido em um negócio e o valor obtido em retorno, sendo utilizada com frequência para qualificar se um investimento vale a pena, financeiramente falando.
Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como:
Ou seja, essa é uma métrica que permite identificar a relação custo-benefício de cada uma de suas estratégias.
Essencialmente, o ROI é usado para indicar a rentabilidade de um negócio mostrando a relação entre o valor investido e a margem de lucro obtida com cada venda, conforme explicamos no tópico anterior.
Ele oferece as respostas que você precisa para continuar, reforçar, ajustar, corrigir, substituir, cancelar ou adotar qualquer outra ação relacionada às suas campanhas de marketing na internet.
O ROI responde se a sua ação conseguiu obter o êxito desejado.
A partir do que ele revela, você pode reforçar seu investimento para incrementar os resultados da campanha ou, em sentido oposto, reduzir o aporte de recursos em algo que se revela ineficiente
Acompanhar o retorno sobre investimento do seu negócio é fundamental. Desse modo, é possível responder algumas perguntas importantes sobre a sua empresa, como:
Para calcular o ROI, você precisa aplicar uma fórmula matemática simples, que considera o valor investido na ação (o seu custo) e a receita com ela obtida (o retorno financeiro).
Tendo esses dois fatores, você pode medir o resultado de qualquer estratégia.
O seu ROI é calculado da seguinte forma:
Primeiro, você precisa definir a campanha que você quer medir. Feito isso, calcule quanto investiu na campanha.
Subtraia o valor que você teve de retorno pelo valor que você investiu na campanha
Por exemplo: se você investiu 1000 reais e faturou 5000:
5.000 – 1000 = 4000
Esse é o seu retorno.
Em seguida, divida o resultado acima pelo valor que você investiu e o multiplique por 100 (para encontrar o resultado em porcentagem)
Ou seja: (4.000 / 1.000) x 100 =
400%
Caso você tenha ficado confuso, basta seguir esta fórmula para obter o valor do seu retorno de investimento:
Calculando o ROI do seu negócio, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte da sua empresa.
Clique aqui e conheça os principais erros cometidos no Ecommerce.
Embora o cálculo acima pareça a solução para todas as suas dúvidas em relação aos investimentos da sua empresa e das suas campanhas de marketing, saiba que ele possui limitações.
Isso acontece porque saber se o ROI da sua empresa está bom ou ruim é uma questão relativa.
É importante entender que o calculo de retorno por investimento não leva em consideração questões como:
Por esse motivo, o resultado do seu ROI pode não significar que, necessariamente, a sua empresa está no caminho certo ou não.
Portanto, para entender melhor se os seus investimentos estão dando retorno ou não, é importante analisar o resultado de todas as áreas do seu negócio, como: taxas de conversão, engajamento, captação de leads…
Se você ainda está em dúvida se calcular o ROI da sua empresa vale a pena. Conheça as principais vantagens que essa métrica pode trazer para o seu negócio:
Tudo aquilo que você investe em marketing e que não se converte em resultados práticos pode e deve ser cortado.
Mas, para tomar noção dessa conversão, é necessário entender melhor, e em números, o quanto que tal investimento está valendo a pena.
O ROI garante a você a informação que tanto precisa para entender melhor as suas campanhas e investir no lugar certo.
Essa segunda vantagem é consequência da primeira.
A partir do momento em que você consegue identificar oportunidades para reduzir despesas em marketing que se mostram desnecessárias, você aplica seus recursos de forma mais inteligente.
Otimizar o investimento significa direcionar o seu dinheiro de forma que dê resultados.
E isso não é relacionado ao valor que é aplicado na campanha, mas com o retorno que ela gera.
Assim que você otimiza o investimento em uma determinada campanha, encontra uma fórmula capaz de ser replicada a outros projetos de marketing digital.
Se antes gastava mal no Google Adwords e o ROI o ajudou a reverter esse quadro, pode fazer o mesmo no Facebook, no LinkedIn, no Youtube e em todas as plataformas que utilizar para divulgação ou reforço de autoridade da marca.
O ROI permite encontrar um modelo escalável, ou seja, que pode ser replicado às demais estratégias.
Um dos aspectos mais legais dessa métrica é que, incorporada ao seu plano de marketing, ela se torna um instrumento permanente de obtenção de melhores resultados na campanha.
Não é uma ferramenta perecível, que vale para uma determinada ação e depois desaparece.
O ROI permite o constante aprimoramento da sua estratégia digital.
Você certamente já ouviu falar que metas são fundamentais. Elas definem onde você quer chegar e, com isso, fica mais fácil decidir como chegar até lá.
Também deve ter ouvido que, se não há como medir, não há como gerenciar.
Junte tudo isso e você perceberá como o ROI contribui com suas metas.
Você quer chegar a uma quantidade X de leads? Faturar um valor Y em vendas?
O ROI pode te indicar o caminho!
O ROI não é uma fórmula infalível. Tampouco é possível garantir resultados espetaculares a partir da ferramenta. Ele apresenta os resultados necessários para entender o caminho que seus investimentos estão seguindo.
Mas, é importante entender que ele pode apresentar limitações, como:
O ROI não existe para ser considerado como a solução mágica para suas campanhas de marketing na internet.
Para ter resultados, ele precisa ser analisado em conjunto às outras métricas de cada canal que você esteja investindo.
Por isso, é necessário considerar as características de cada ação. Se apegar em um ROI aparentemente alto pode mascarar prejuízos.
Como vimos anteriormente, sozinho, o ROI pode levar a sua empresa a resultados enganosos.
Um ROI de 200% não é necessariamente melhor do que um ROI de 10%. É por isso que a análise isolada do seu resultado ameaça seus lucros.
Fatores como inflação, podem alterar por completo os resultados de investimento da sua empresa de meses atrás. Nesse cenário, aquele ROI de 20% hoje vale bem menos.
Por isso, não permaneça com a campanha intocável durante um longo período sem fazer a análise e os ajustes que ela pede.
Em uma empresa, muitos são os detalhes que influenciam direta ou indiretamente no sucesso das estratégias. Ao entender o que é ROI, isso tudo começa a ficar mais claro.
Como aquilo que não depende de você pode fugir do controle, não existe outro caminho a não ser medir.
Você precisa saber qual foi o alcance de uma ação, se o ebook despertou interesse, se a landing page foi bem recebida, se os seus anúncios geraram tráfego e leads…
Caso contrário, talvez acabe investindo pesado em uma solução que não gera retorno algum.
Foco nos resultados. É com esse objetivo que o ROI deve se integrar às suas campanhas de marketing na internet.
No Ecommerce, o ROI é utilizado para medir o retorno sobre o investimento feito em marketing com objetivo de gerar conversões. Mas, para ter resultados realmente incríveis, é preciso vender online do jeito certo.
E é exatamente para isso que o Ecommerce do Zero foi criado.
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