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Retrospectiva 2019: Destaques de E-commerce

Fazendo uma retrospectiva de 2019, este foi um ano de grandes conquistas e marcos para o E-commerce, especialmente no Brasil. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o E-commerce brasileiro foi promissor, com um faturamento de 35 bilhões de reais no primeiro semestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, esse valor cresceu em 16% e pequenas e médias empresas tem cerca de 29% de participação nesses dados.

 

Confira aqui quais foram os destaques que ajudam neste crescimento e ainda veja o panorama de como foram as vendas nas principais datas comemorativas de 2019. 

Destaques de 2019

  • Amazon e Amazon Prime

Em 2019, a Amazon entrou de vez no Brasil, iniciando a venda direta de produtos, com estoque próprio. No começo do ano, a empresa resolveu trazer para o país boa parte de seus produtos – aqueles que a fazem ser o E-commerce mais valioso do mundo.

A empresa também trouxe seu serviço de entregas com frete gratuito, ilimitado e sem valor mínimo, o Amazon Prime. Para utilizar o serviço, o usuário para uma taxa única e mensal e ainda tem acesso a vários serviços de entretenimento, como o Prime Video, Prime Music, Prime Reading e o Twitch Prime.

  • Magazine Luiza compra Netshoes

A Magazine Luiza é o 3° maior E-commerce no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Este ano, a Magalu adquiriu integralmente as ações da Netshoes, tornando-se líder no varejo online de roupas, calçados e artigos esportivos. 

Ampliando a base de consumidores para 25 milhões de clientes, a empresa passou a se relacionar com aproximadamente 42% dos consumidores virtuais do Brasil. Além disso, o faturamento da Magalu junto ao da Netshoes alcança os 1,9 bilhões de reais.

  • Mobile First e Mobile Only

O uso do smartphone para compras online está crescendo – isso não é novidade, embora diversos empresários e empreendedores ainda não queiram enxergar. Nesta retrospectiva 2019, trouxemos a pesquisa da EbitNielsen, que mostra que cerca de 64% dos brasileiros compraram pelo celular no primeiro semestre de 2019.

Durante as vendas da Black Friday, a tendência do consumidor adquirir um produto a partir dos dispositivos móveis foi confirmada. A Ebit l Nielsen identificou que 55% dos pedidos foram feitos pelos celulares e o faturamento pelo dispositivo foi de 1,7 bilhões de reais, um crescimento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa é uma tendência que não pode mais ser ignorada.

  • Função Débito no Nubank

Nubank não vai parar até agarrar todo o mercado. A empresa, criada em 2014 com a proposta de 100% digital, abriu a função de débito após muitos pedidos dos usuários. A NuConta foi a primeira conta-corrente anunciada pela empresa com objetivo de facilitar as transações bancárias de pessoas físicas. 

Recentemente, a empresa também anunciou uma conta-corrente para pessoas jurídicas e pequenas empresas, oferecendo uma conta completa para que seus clientes sejam microempreendedores individuais (MEI), freelancers e autônomos. A NuPJ é uma novidade ainda está em fase de teste.

  • Redes Sociais e Aplicativos

De acordo com a pesquisa da SPC Brasil, 61% dos internautas fizeram compras por meio de aplicativos de lojas em 2019. As principais razões apontadas pelos consumidores para a utilização dos app para compra foram: facilidade de acesso do celular de qualquer lugar (52%), praticidade e agilidade (46%); melhores preços e ofertas do mercado (41%).

Em relação às compras pelas redes sociais, esse número chegou a 33%. Os consumidores disseram preferir essas plataformas principalmente por conta da rapidez e praticidade (37%), volume de ofertas e promoções (36%), preços mais atrativos (32%) e melhor interação com os anunciantes (28%).

Além disso, cerca de 18% dos usuários usaram o Whatsapp para realizar suas compras. Segundo eles, o aplicativo de conversas foi escolhido por considerarem o processo de compra mais rápido e fácil do que por telefone ou presencialmente (40%). 

A pesquisa feita pela EbitNielsen destaca que, na Black Friday 2019, o Instagram foi a principal rede social usada pelos brasileiros para fazer compras, ultrapassando o Facebook.

  • Instagram Shopping

As redes socias estão abrindo portas para o empreendedorismo e facilitando a vida do empresário. Este ano, a vez foi do Instagram, que inovou ao criar um novo recurso que permite empresas inserirem produtos, descrições e links nas postagens: o Instagram Shopping.

A função facilitou as vendas pela rede, diminuindo o caminho de finalização de compra do cliente e otimizando processos de atendimento. De forma simples e intuitiva, o consumidor consegue acessar as informações do produto sem a necessidade de perguntar o preço.

Panorama do E-commerce em datas comemorativas de 2019

  • Dia das Mães

Segundo a mensuração do comércio eletrônico feita pela EbitlNielsen, o E-commerce brasileiro faturou 2,2 bilhões de reais no Dia das Mães. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 5%, enquanto o número de pedidos subiu para 20%.

As categorias mais compradas com a intenção de presentear foram:

1°- Moda e Acessórios

2°- Perfumaria e Cosméticos

3°- Casa e Decoração

Porém, os segmentos que registraram maiores faturamentos desta data foram:

1°- Eletrodomésticos

2°- Telefonia/ Celulares

3°- Casa e Decoração

Os resultados distintos foram motivados, principalmente, pelo ticket médio dos produtos.

  • Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados tem ganhado força no varejo online. Este ano, de acordo com a ABComm, houve cerca de 2,9 bilhões de reais em faturamento. 

As principais categorias para o Dia dos Namorados foram:

1°- Moda

2°- Perfume

3°- Cosméticos

4°- Informática  

  • Dia dos Pais

O faturamento do Dia dos Pais foi de R$ 2,5 bilhões, com um crescimento de 20% em comparação com o faturamento de 2018, de acordo com as análises da Ebit l Nielsen. Os dados surpreendem quando comparados ao Dia das Mães e Dia dos Namorados, que costumam ter mais apelo comercial. 

Os produtos mais procurados foram das categorias de Perfumaria e Cosméticos/Saúde, Moda e Acessórios e Casa e Decoração.

  • Dia das Crianças

De acordo com o relatório da Social Miner em parceria com Compre & Confie, o E-commerce faturou R$ 3 bilhões no Dia das Crianças de 2019, um crescimento de 23,9% em relação ao ano anterior. 

A pesquisa aponta que itens de Brinquedos e Entretenimento arrecadaram 0,7% e 11,7% a mais do que em 2018, respectivamente. Além disso, categorias como Beleza e Saúde, Informática e Viagens também venderam muito no período entre os dias 27 de setembro e 12 de outubro, o que pode ser motivado pela compra de presentes também para mães.

  • Black Friday

A temporada de promoções cresceu cerca de 28,6% em relação à edição de 2018, com faturamento de R$ 3,2 bilhões no varejo brasileiro, segundo a EbitNielsen. A pesquisa também identificou que 55% das compras foram feitas a partir dos celulares, um aumento de 103% em relação ao ano anterior.

Cerca de 418 mil brasileiros fizeram sua primeira compra online nas promoções da Black Friday de 2019, um crescimento de 12% em relação a 2018. Uma expansão de 18,1% em relação à mesma data do ano passado.

  • Natal

As vendas de E-commerce cresceram em 19% no Natal de 2019, em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo o levantamento da Ebit l Nielsen. O faturamento foi de R$ 2,59 bilhões em compras online, ultrapassando a Black Friday em 5%.

E as tendências para 2020?

Como vimos, 2019 foi um ano cheio de conquistas no mercado online. Agora, você deve estar se perguntando quais serão as tendências do ano que vem, que o ajudarão a alavancar suas vendas, certo?

Pensando nisso, a Babi Tonhela, diretora de Produtos do E-commerce na Prática te conta sobre as 7 tendências do E-commerce em 2020:

 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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