Ecommerce da Renner Cresce Em Meio à Forte Prejuízo no 3º Tri

Mais um balanço trimestral foi anunciado ao mercado: o da Renner. Ao que tudo indica, apesar de ter enfrentado um prejuízo milionário neste 3º trimestre, a varejista conseguiu apresentar resultados bem animadores em relação ao seu Ecommerce. 

Depois de um 2º trimestre bem intenso – em que uma recuperação de crédito fiscal de R$ 1 bilhão ajudou a Renner a enfrentar os efeitos da pandemia -, a varejista teve mais desafios pela frente…

Contudo, a boa notícia é que a companhia conseguiu evoluir em uma de suas principais estratégias dos últimos meses: as vendas em seu Ecommerce. 

Ao longo deste artigo, vou apresentar os números do balanço trimestral da Renner, e contar um pouco mais sobre seu desempenho no digital. Acompanhe!

(Imagem: Marcos Gouveia/Renner/Divulgação)

Lojas Renner Tem Prejuízo Milionário no 3º Trimestre

A varejista de moda, Renner, anunciou na última quinta-feira (06) seu balanço referente ao 3º trimestre deste ano…

Entre os resultados, o prejuízo líquido de R$ 82,9 milhões logo chamou a atenção do mercado…

Isso porque em 2019, no mesmo período, a companhia havia registrado um lucro de R$ 186,7 milhões.

Com isso, a receita líquida da Renner teve uma queda de 14,5%, contabilizando R$ 1,6 bilhão…

Msa não só isso…

Também houve baixa  de 17,2% no indicador SSS (Vendas Mesmas Lojas)…

Diante de tudo isso, a Renner afirma no relatório que o seu desempenho foi prejudicado por causa do fechamento temporário de suas lojas físicas durante a pandemia

O que faz sentido, já que 31% das lojas ficaram fechadas, retornando as atividades apenas em agosto… 

Lembrando que esse retorno foi parcial, com limitações na quantidade de dias e horários para o funcionamento das lojas, além do acesso aos provadores e as regras de distanciamento social:

“Estas restrições, somadas ao comportamento do consumidor, ainda inseguro quanto à circulação em espaços públicos, resultou em um fluxo abaixo do normal, porém com conversão e número de peças por sacola mais elevados”, informa a varejista. 

Apesar desse cenário desafiador, a Renner teve resultados bem animadores em um setor específico: o do seu Ecommerce.

Vendas Digitais da Renner Crescem de Forma Avassaladora

Seguindo o padrão encontrado no mercado de varejo nos últimos meses, as vendas digitais da Renner tiveram uma alta de 200,5% no 3º trimestre. E o pico do período ficou para o mês de julho, que registrou +239%…

Aliás, vale ressaltar que o resultado faz bastante sentido, principalmente levando em consideração que julho foi foi considerado o 3º maior mês de toda a história do Ecommerce.

Além disso, ainda de acordo com o comunicado, a Renner ressaltou que seu Ecommerce continuou crescendo da forma como era esperado pela empresa:

“Nossos negócios digitais continuam crescendo 3 dígitos e tivemos 5,5 milhões de downloads do app Renner no trimestre, o que significa um aumento de 273% sobre o ano anterior”, informa. 

E mais:

A Renner não deixou de citar a transformação digital que a companhia está passando…

Para você ter uma ideia, hoje, mais de 20% das vendas do site Lojas Renner estão sendo atendidas a partir dos estoques das lojas físicas…

Sendo que 15% dessas entregas são relativas aos centros de distribuição da varejista. 

Além disso, as retirada na loja física de produtos comprados online estão retomando os níveis de 30%. 

Isto é, a Renner não perdeu tempo e manteve um bom foco na estruturação e adaptação ao digital em meio à pandemia. 

O 3º Trimestre Foi Bom Para a Renner, Afinal?

A Renner vem passando por períodos desafiadores…

No trimestre passado, a varejista reportou um lucro líquido de de R$ 818,1 milhões, uma alta, na época, de 254,6%.

Contudo, apesar de parecerem números positivos, a companhia teve também um prejuízo de R$ 228 milhões, em um comparativo com 2019…

Fato que mudou um pouco esse cenário negativo foi que a Renner teve uma recuperação de crédito fiscal de R$ 1 bilhão. Ou seja, no trimestre anterior, a Renner conseguiu vencer os fortes baques da pandemia graças a esse crédito fiscal.

E, já neste 3º trimestre, os números também foi bastante desafiadores, como vimos anteriormente…

A única constante ao longo desses períodos foi o forte crescimento do Ecommerce da Renner…

E, realmente, não há como negar: a expansão digital da Renner tem trazido bons resultados para a varejista.

Por isso, mais uma vez, todo o setor de Ecommerce deve ficar de olho na Renner…

Todas as grandes empresas que não tinham um apelo tão forte na esfera digital há alguns anos estão se reinventando. E por isso a Renner tem conseguido bons resultados nesse sentido…

Entretanto, para esta análise ficar mais interessante, é preciso aguardar os resultados das concorrentes da Renner…

Como a C&A, por exemplo, que liberará seu balanço no dia 11 de novembro. 

Ou seja, ainda há muitos acontecimentos à vista. Vamos aguardar!

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago