Última atualização em 1 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros
Você que vende em marketplaces sabe o quanto é importante anunciar os produtos dentro dessas plataformas, não é mesmo?
Isto é: saber o que é marketplace é o básico para vender produtos nesses locais. Mas está enganado quem pensa que é só cadastrar os itens e pronto, não precisa fazer mais nada!
A publicidade nessas horas faz toda a diferença para os clientes encontrarem com mais facilidade com os seus produtos.
Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco sobre a expectativa de publicidade nesses canais para os próximos anos, além de explicar um pouco como os principais marketplaces fazem isso hoje.
Anúncio em Marketplace Pode Ter Alta de 550%
De acordo com estudo da Enext, empresa especializada em soluções para negócios digitais, esse crescimento pode gerar uma receita total de R $2,6 milhões até 2023…
Um resultado superior ao registrado em 2020, que atingiu R$ 400 milhões em publicidade em marketplaces.
Mas não só isso…
O relatório aponta que se essa quantia for realmente atingida, esse valor total representará mais de 10% dos investimentos em marketing das empresas…
E 60% das vendas no mercado de varejo sofrerão influência de alguma forma pelos marketplaces.
Dados bem expressivos e que não podem ser ignorados por quem vende nesses canais, já que o objetivo dos vendedores é atingir o máximo de pessoas lá dentro…
Assim, em entrevista recente, Gabriel Lima, CEO da Enext, o impulsionamento na hora de divulgar produtos nos marketplaces é uma tendência que precisa ser adotada pelos empresários daqui pra frente:
“Essa prática tende a impulsionar ainda mais as vendas. É bom tanto para os sellers, que buscam visibilidade para os seus produtos, quanto para para o próprio marketplace”, ressalta.
E é verdade mesmo…
Hoje, quem vende em marketplace não pode perder tempo quando o assunto é dar visibilidade para os próprios produtos.
E nem os marketplaces podem deixar de adotar essa estratégia…
Marketplaces que Disponibilizam esse Tipo de Serviço
Basicamente, a maioria dos marketplaces permite que os vendedores utilizem publicidade para alavancar as vendas de seus produtos…
Um bom exemplo nesse sentido é o Mercado Livre. A companhia mais valiosa da América Latina hoje conta com 3 tipos de anúncios:
- Grátis;
- Clássico;
- Premium.
Inclusive, há alguns meses o marketplace até fez algumas mudanças nesse sentido, como explicamos no artigo: Mercado Livre divulga mudanças em tarifas e anúncios.
Mas o Mercado Livre não é o único marketplace que atua no Brasil que disponibiliza publicidade para seus vendedores…
A B2W também permite que seus vendedores façam investimentos em publicidade. O grupo dono do Americanas.com, Submarino e Shoptime tem feito algumas mudanças nos últimos meses, como ajustes nas taxas de comissão e condições para fretes grátis. Mas por enquanto mantém suas regras de anúncios dentro da plataforma…
Outro marketplace que se destaca nesse sentido é a Amazon, que lançou recentemente no Brasil o seu serviço de publicidade: o Amazon Ads.
Para você ter uma ideia do que pode estar por vir, só nos Estados Unidos, o Amazon Ads deve faturar US$ 13 bilhões em 2020, de acordo com estimativas da consultoria eMarketer. E a previsão para 2021 é de US$ 16,7 bilhões…
E por isso o serviço não poderia ficar de fora do Brasil, claro.
Diante disso, não há muito para onde fugir: você que vende em marketplace PRECISA ficar atento à publicidade nesses espaços…
Vale a Pena Mesmo Investir em Publicidade?
Os próprios números apresentados ao longo do artigo já mostram o quanto a publicidade é uma poderosa aliada às estratégias de venda…
Contudo, alguns empresários pensam que anunciar seus produtos em marketplaces é difícil, caro e que não traz o lucro esperado. Um grande equívoco…
Esses canais possuem uma audiência absurda e, para que seus produtos sejam encontrados com mais facilidade pelos compradores, não tem jeito: utilizar a publicidade faz toda a diferença.
Isso fica ainda mais forte quando se leva em conta que as pessoas hoje fazem pesquisa por produtos diretamente nos marketplaces…
Isto é: muitas não procuram informações de forma mais tradicional, como em sites de pesquisa.
Portanto, é preciso ficar claro que quem não investe em publicidades dentro dessas plataformas está, praticamente, desperdiçando tempo e excelentes oportunidades de vendas.
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