Finanças e Precificação

Preço de venda: 4 estratégias que vão ajudar a precificar o produto

Uma das maiores dúvidas, principalmente de novos empreendedores, é como calcular o preço de venda de produtos. Afinal, é a partir do preço do produto que a empresa vai obter lucros ou não.

Definir o preço de venda dos produtos não pode ser ao acaso ou por tentativa e erro. A partir de alguns métodos de precificação, que consideram vários fatores, é possível formar o melhor preço de acordo com cada necessidade ou preferência.

Pensando nisso, selecionamos os 4 métodos de precificação que você poderá aplicar em seus produtos para garantir a lucratividade do seu negócio.

4 estratégias de preço de venda

São diversas variáveis que concorrem para a formação do preço de um produto. É preciso levar em conta fatores como administração, economia e marketing, tendo como propósito final garantir o lucro.

Antes de mais nada, é preciso saber quais são suas despesas fixas, custos variáveis e a margem de lucro que você busca obter. Sabendo isso, já se tem um objetivo que se quer alcançar… mas isso não é tudo. É preciso entender se esses dados são viáveis ou não. 

As estratégias abaixo vão te ajudar nesse processo.

1 – Margem de Contribuição

Essa é a técnica mais recomendada para a precificação. Ela é um indicador que trabalha a rentabilidade de um produto ou serviço e tem a função de abater os gastos fixos e formar o lucro.

Mas não confunda lucro com margem de contribuição. 

O lucro é o quanto você ganha com a venda do produto e a margem de contribuição te mostra o quanto você precisa vender para ter lucro.

Lucro é a diferença entre as receitas obtidas com as vendas, custos e despesas envolvidas na produção.

Lucro Bruto = Receitas de Vendas – Custos

Já a margem de contribuição é o quanto uma empresa ganha em cima das vendas, a porcentagem definida que compõe o preço. 

MC = Receita obtida com o produto (custos variáveis do produto + despesas variáveis do produto)

A margem de contribuição também é muito usada para se ter um panorama sobre quais produtos da sua empresa são mais rentáveis ou não. A partir desses dados e comparações, também é possível criar estratégias e entender quais são seus produtos mais fortes.

Esse método funciona basicamente assim: determina o quanto sobra, após descontar as despesas variáveis, como as comissões e impostos, e custos variáveis, como o frete e o custo do produto no fornecedor.

Como calcular a margem de contribuição?

A fórmula:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis

Se quiser calcular a porcentagem, a fórmula é dada por:

Margem de contribuição = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda

Exemplo:

Você descobriu que todos seus gastos de produção correspondem a 100 reais. Caso você deseje obter uma margem de contribuição de 40 reais a cada venda, o número final seria:

40 = Valor do produto – 100

Valor do produto: 140 reais.

Se fosse calcular a porcentagem de margem de contribuição, você teria uma margem de 40%.

Com esse cálculo, você cobre as despesas e ainda gera uma margem líquida em cada item em cada item vendido.

É preciso tomar cuidado para não definir uma margem de contribuição muito alta, pois pode afastar os clientes, e nem muito baixa, o que pode gerar perder financeiras. Para isso, é preciso analisar quais são os preços da concorrência e o quanto o consumidor está disposta a pagar.

A partir desses dados, é possível estabelecer uma margem em que os preços dos seus produtos são mais competitivos e, ao mesmo tempo, não geram problemas financeiros. 

Caso seus produtos encontrem um mercado muito competitivo e você queira aumentar a participação da sua empresa no mercado, é possível diminuir a margem de contribuição durante um tempo para que ganhe em volume de vendas e espaço no setor.

Se a empresa possui mercado bem específico, também é possível aumentar a margem de contribuição e ganhar mais em cada venda.

2 – Markup

Algumas pessoas confundem a ideia do markup com margem de lucro, mas vamos esclarecer.

Markup é simplesmente você comprar um produto do fornecedor e remarcar o preço.

A fórmula do markup é:

Preço de Venda = Custo do Produto + Markup

Porém, por mais simples que seja entender esse conceito, algumas pessoas acabam errando no cálculo. Isso porque muitos acham que um markup de 30% equivale a 30% de margem de lucro. E não é.

Por exemplo: um novo empreendedor compra um produto por 100 reais e deseja aumentar em 30% o markup. Intuitivamente, ele pensaria que o preço do produto deve pagar os custos e ainda acrescentar o markup que foi definido. Então, o preço final seria:

Preço de Venda = 100 + 30

Preço de Venda = 130 reais

Apesar do cálculo ser simples e pareça ser uma boa ideia, esse empreendedor talvez acredite esse markup significa um lucro de 30% na venda. Mas não é bem assim.

Se ele pegar os 130 reais do preço de venda e diminuir o custo do produto, sobra 30 reais. Esses 30 reais, se for dividido pelo preço da venda (130), dá 0,23. Ou seja, a margem de lucro bruto foi de 23% e não de 30%, como ele imaginava.

Não é errado usar o markup como um método de precificação dos seus produtos, mas é preciso ficar atento a esta diferença. Caso o seu negócio precise de uma margem de lucro maior, fazer esse tipo de cálculo pode acabar gerando problemas financeiros. 

3- Margem de Lucro

Agora que você sabe como não calcular a margem de lucro, deve estar se perguntando como é a forma certa de calcular. Vou te mostrar:

Imagine que você deseja obter um lucro de 30% em cima de um produto que custa 100 reais. Você deve pegar o valor do produto (100) e dividir pelo inverso de 30% (0,7 ou 70%). O resultado é 142,86, que é o valor que seu produto deve ser vendido.

Temos, portanto:

Preço de Venda = Custo / (100% – Margem de Lucro Bruta)

Entender como se calcula a margem de lucro real do seu negócio vai te ajudar a entender como seu negócio está fluindo e, se necessário, fazer reajustes.

4 – Pesquisa de Preços

Como o próprio nome diz, esse método é basicamente uma pesquisa sobre os preços dos produtos da concorrência. Ele serve quando o objetivo da empresa é se destacar no mercado a partir do preço.

O primeiro passo nessa estratégia, é definir e acompanhar os seus concorrentes diretos. Você vai perceber que alguns podem cobrar valores muito maiores que a maioria e isso não vai apresentar, necessariamente, uma ameaça para o seu empreendimento.

Outro passo é analisar o preço dos produtos em diferentes momentos e épocas. Por exemplo, em algumas datas, os produtos da concorrência podem estar em promoção e, em outras, estarem com um valor um pouco maior que o normal.

Com esses dados em mãos, você deve encontrar qual é o valor médio dos produtos na concorrência.

Por exemplo, a concorrente A cobra um valor de 30 reais em um produto e a concorrente B cobra 28. No caso, você poderia cobrar um valor de 26 reais no seu produto e torná-lo mais vantajoso para os consumidores.

Uma outra dica que você pode usar é variar um pouco o preço e usar valores quebrados. Em vez de cobrar um valor de 26 reais, poderia cobrar 27,50. A diferença de 50 centavos em relação ao concorrente B pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Apesar de ser um valor pequeno, essa pequena mudança causa impacto psicológico.

O valor do produto

Como vimos, existem algumas estratégias que podem te ajudar a definir o melhor preço do seu produto. A partir de agora, você poderá analisar o seu negócio e ver qual método melhor se adapta a ele.

Mas temos que lembrar que em um mundo com pessoas cada vez mais exigentes, só o preço do produto, muitas vezes, não é o maior atrativo. E alguns consumidores não ligam em pagar caro por produtos, desde que eles possuam um valor que vai além dos números.

Para isso, você precisa justificar o preço do seu produto perante à concorrência e aprender a acionar os gatilhos certos nos seus clientes. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, te conta sobre a arte de gerar valor ao produto e como fazer isso.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago