Última atualização em 11 de outubro de 2021 por
A Renner concluiu recentemente a construção de um novo centro de distribuição, localizado na cidade de Cabreúva no estado de São Paulo. Segundo a varejista, o espaço contou com investimento de R$ 1,2 bilhão e começa a funcionar em 2022.
Ao contrário dos demais espaços logísticos da Renner, o novo foi construído com o propósito de acelerar ainda mais as vendas online. Entenda mais sobre a iniciativa da companhia do setor de moda nos próximos tópicos…
Lojas Renner Investiu Mais de R$ 700 Milhões por Conta Própria
A aposta da Renner para o novo centro de distribuição foi feita de duas formas. A varejista investiu R$ 750 milhões do próprio cofre e R$ 520 milhões de um aporte da gestora de fundos de investimentos do Banco Itaú Kinea Investimentos.
Da quantia investida, R$ 453 milhões serão aplicados em tecnologia na aquisição de 321 robôs para gerenciar o armazenamento de caixas e roupas.
Segundo Fabio Faccio, presidente da Renner, o novo centro de distribuição já está com uma tecnologia de ponta instalada para acelerar as vendas do marketplace:
“A expectativa é impulsionar as vendas online. O novo CD foi projetado alinhado à nossa estratégia omnichannel (venda por diversos canais) e, por isso, já conta com a tecnologia mais atual para otimizar tanto o abastecimento das lojas quanto a entrega na casa dos clientes,” afirma o executivo.
Além disso, as Lojas Renner ainda têm planos de disponibilizar o serviço de entrega em até dois dias aos vendedores parceiros. Até então, 60% das vendas das Lojas Renner já acontecem dentro desse prazo.
Por fim, Pedro Pereira, diretor de suprimentos da Renner, afirma que o novo centro de distribuição vai suportar o crescimento da varejista de moda até 2035. E também reduzir à metade o tempo de abastecimento das lojas no Brasil.
Vale destacar que até o final do 2º trimestre deste ano, a Renner tinha apenas 50 vendedores no marketplace. Isto é, uma quantidade inferior aos 120 sellers da Camicado, empresa do setor de Casa e Decoração, que faz parte do grupo Renner, e da sua concorrente direta, C&A, com 440.
Diante disso, é importante compreender as recentes ações da Lojas Renner para analisar se o investimento bilionário em logística vai ajudar a impulsionar os números do marketplace…
Lojas Renner Aproveita Alta do Ecommerce no País
O fato da Renner ter apostado mais de R$ 1 bilhão enfatiza sua determinação em aumentar as vendas online, o que pode acontecer considerando os recentes estudos sobre o mercado de Ecommerce em geral…
A pesquisa recente Me Envia feita pela plataforma de logística Melhor Envio aponta que os produtos da categoria de Moda foram os que mais venderam durante a pandemia. Em números, foram 1,8 bilhões de itens vendidos de janeiro a novembro de 2020.
Além disso, o Ecommerce atingiu um patamar histórico no 1º semestre de 2021, segundo o relatório Webshoppers 44. O faturamento registrado foi de R$ 53,4 bilhões em comparação aos R$ 40,8 bilhões atingido no semestre anterior. Ou seja, o contexto é totalmente propício para a Renner investir no crescimento das suas operações online…
Na verdade, a Renner já está fazendo isso há algum tempo. Somente nos últimos meses, a varejista lançou loja virtual com a Fortnite e ainda comprou a startup de roupas usadas Repassa.
Assim, em meio a todas essas ações e com a abertura no novo centro de distribuição, a Renner aumenta ainda mais as suas chances de disparar as operações do marketplace…
E isso é relevante não só por causa do crescimento exponencial do Ecommerce, mas também para deixar para trás de vez o recente ciberataque sofrido em sua plataforma. Na ocasião, o site ficou mais de 24h fora do ar. Algo problemático para quem quer elevar as vendas online, mas que, felizmente, foi devidamente resolvido.