16 Polos Industriais Para Você Comprar Mais Barato no Atacado

Última atualização em 18 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Quem vende no Ecommerce sabe bem a importância de  ter conhecimento sobre os principais polos industriais do Brasil. Principalmente porque, no mundo dos negócios, comprar bem é tão importante quanto vender bem.

Basicamente, esses locais, são considerados “capitais nacionais” de seus produtos ou segmentos específicos. Assim, os polos industriais são verdadeiras minas de ouro e disponibilizam excelentes  oportunidades aos lojistas durante o ano inteiro… 

Aliás, quando você faz os bons negócios possíveis com os fornecedores corretos, fica mais fácil ter uma boa performance diante da competitividade no mercado e ainda manter uma boa margem de lucro.

Os bons empreendimentos, naturalmente, podem ser feitos de diferentes formas e em vários lugares por meio da internet. Contudo, nada substitui o bom e velho “olho no olho”, que só é possível ao visitar parceiros comerciais…

Então, se você está começando a empreender no Ecommerce ou pensando em mudar de fornecedor, precisa conferir essa super lista com 16 polos industriais do Brasil. Continue a leitura do artigo… 

polos-industriais(Imagem: Freepik)

Comprando Barato: Conheça 16 Polos Industriais do Brasil

1 – Jaú (SP) – Capital dos Calçados Femininos

Localizado na região do estado de São Paulo, Jaú é um município considerado o maior shopping de calçados femininos da América Latina. Também conhecido como “Território do Calçado”, o local é um complexo com mais de 200 lojas, que reúnem pelo menos 500 mil itens no atacado e varejo. 

2 – Franca (SP) – Capital dos Calçados Masculinos

Franca é um município localizado no interior de São Paulo que ganhou o título de “Capital Nacional dos Calçados Masculinos”. O local possui mais de 100 indústrias que garantem a economia no setor calçadista da cidade, reunindo empresas de pequeno, médio e grande porte.

3 – Ibitinga (SP) – Capital do Bordado

Ibitinga é uma cidade que fica no interior do estado de São Paulo. É conhecida como aCapital do Bordado” por ter sua economia voltada à indústria têxtil. Assim, o local se destaca na venda de conjuntos de enxoval como produtos de cama, mesa e banho por bons preços.

4 – Borda da Mata (MG) – Capital do Pijama

Considerada a “Capital Nacional do Pijama”, Borda da Mata é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais. São quase 200 empresas instaladas no local e produzindo todos os anos cerca de 80 mil peças de pijama.

5 – Jacutinga (MG) – Capital das Malhas 

Mais uma cidade do Sul de Minas Gerais, Jacutinga é conhecida como a “Capital das Malhas”. O local abriga mais de 1.000 empresas voltadas para o polo têxtil, que são popularmente conhecidas como malharias.

6 – Nova Friburgo (RJ) – Capital da Moda Íntima

Nova Friburgo ganhou o título de “Capital da Moda Íntima” e hoje atrai compradores de vários estados e municípios do Brasil. O polo industrial de moda íntima conta com mais de 1.000 fábricas de lingerie, que juntas produzem cerca de 125 milhões de peças por ano, representando 25% da produção nacional.

7 – Porto Ferreira (SP) – Capital da Cerâmica e da Decoração

Porto Ferreira é uma cidade, que fica a cerca de 200 km  de São Paulo. Hoje, o local é conhecido por seu vasto polo de produção de cerâmica que já conta com mais de 70 fábricas e cerca de 200 estabelecimentos.

8 – Nova Iguaçu (RJ) – Capital dos Cosméticos

Nova Iguaçu é um município localizado na Baixada Flumimense do Rio de Janeiro. Em 2016, foi nomeada como a “Capital Nacional dos Cométicos”. Hoje o local já conta com a presença de mais de 30 fábricas de cosméticos.

9 – Tracunhaém (PE) – Capital do Artesanato em Cerâmica

O Município de Tracunhaém, localizado na Zona da Mata de Pernambuco, é conhecido como a “Capital do Artesanato em Cerâmica”. O local é um dos mais importantes polos de cerâmica do estado e tem aproximadamente 50% de sua população sobrevivendo da transformação do barro em peças utilitárias ou em obras de arte.

10 – Laranjal Paulista (SP) – Capital do Brinquedo 

Laranjal Paulista é um município do estado de São Paulo conhecido como a “Capital Nacional do Brinquedo”. O local já é o 3º maior polo do setor de brinquedos no mundo, com uma produção diária estimada em mais de 5 mil peças, entre carrinhos e bonecas.

11 – Birigui (SP) – Capital Latina do Calçado Infantil

Com uma alta concentração de fábricas e lojas calçadistas, Birigui é considerada a “Capital do Calçado Infantil”. O município é situado no Noroeste Paulista e é responsável por 52% da produção nacional do setor de calçados para crianças. Uma excelente opção para quem quer apostar nesse tipo de produto no próprio negócio.

12 – Toritama (PE) – Capital do Jeans

Situada no Agreste pernambucano, Toritama é considerada a “Capital do Jeans”. A cidade tem mais de 3 mil empresas de confecção que juntas são responsáveis pela produção de mais de 20 milhões de peças de jeans anualmente.

13 – Vale do Itajaí (SC) – Capital da Indústria Têxtil (roupas, tecidos e rendas) 

Localizado na região Sul, esse é um dos maiores polos industriais têxteis do Brasil. O polo do Vale do Itajaí é composto pelos municípios: Blumenau, Brusque, Joinville, Itajaí, Nova Trento, Luiz Alves, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. A região é formada por micro e pequenas empresas e concentra quase 8 mil negócios do setor de vestuário.

14 – Apucarana (PR) – Capital do Boné 

A cidade paranaense de Apucarana se destaca por ser considerada a “Capital Nacional do Boné”. Para você ter uma ideia, o local conta com mais de 2 mil empresas do segmento que geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

15 – Limeira (SP) – Capital da Jóia Folheada 

A cidade de Limeira fica no interior de São Paulo, a cerca de 150 km da capital. Hoje, tem o título de “Capital da Jóia Folheada” e é responsável por mais de 50% da produção do setor no país.

16 – Juruaia (MG) – Capital Mineira da Lingerie

Localizada no sudoeste de Minas Gerais, a cidade de Juruaia é conhecida como a “Capital Mineira da Lingerie”. O local conta com aproximadamente 200 confecções que fornecem peças no atacado e varejo para empreendedores e empregam mais de 5.000 pessoas de forma direta e indireta. 

Sendo assim, não há muito como negar que comprar direto desses ou de outros polos industriais do Brasil garante vários benefícios para quem empreende no Ecommerce…

Qual a Vantagem de Comprar em Polos Industriais? 

Caso você não saiba, a vantagem de comprar em polos industriais vai além da oportunidade de pagar barato por produtos em grandes quantidades

Ao escolher um polo industrial para comprar mercadorias para revenda ou até mesmo matéria prima, o empreendedor, na maioria das vezes, consegue ter um atendimento personalizado. Isso porque, comprando direto da fábrica, vai ser possível receber mais atenção, tendo oportunidade de tirar dúvidas, obter respostas rápidas, pedir desconto nas compras e até solicitar produtos personalizados.

Outro ponto interessante é que os polos industriais garantem maior rapidez na entrega das mercadorias. Caso você decida comprar online, maiores são as chances de receber o seu produto mais rapidamente. Isso porque esses polos têm canais de comunicação mais preparados, diretos e efetivos, justamente pelo fato de terem que lidar com grandes pedidos.

Agora que você já conhece os principais polos industriais do Brasil e quais são as vantagens de comprar nesses locais, é interessante que entenda a importância de encontrar bons fornecedores

Não Ignore Ter Bons Fornecedores no seu Negócio

Não importa qual setor você empreende, ter contato com os fornecedores corretos é sempre importante. Aliás, esses profissionais são os responsáveis pelo abastecimento do estoque da loja virtual

E, como você viu neste artigo, encontrar os fornecedores corretos não precisa ser uma tarefa tão complexa assim. Além dos polos industriais apresentados aqui, existem milhares de fornecedores para todos os tipos de negócio. Para encontrá-los, você pode realizar uma simples busca na internet, frequentar feiras ou eventos e até mesmo solicitar opinião de outros empreendedores do mesmo ramo. 

Ao encontrar os fornecedores adequados para o seu negócio, você garante que os produtos estejam sempre no estoque, evita atraso nas entregas de pedidos, presta serviços de qualidade e conquista mais consumidores. Isso é indispensável para quem deseja ter reconhecimento no mercado e fidelizar mais clientes.

Por isso, realize pesquisas, leia as avaliações de outros empreendedores sobre o trabalho prestado pelo profissional escolhido e não ignore a realização de testes pontuais até achar o fornecedor ideal para o seu negócio.

Leia Também: Fornecedores de Roupas: 10 Dicas Para Encontrar os MELHORES

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.