Dicas para abrir um Ecommerce de Calçados

Última atualização em 7 de agosto de 2018 por

O segmento calçadista é bastante concorrido. O mercado está repleto de pequenas, médias, grandes e gigantes empresas. Mesmo assim, ainda pode ser uma excelente escolha na hora de abrir um negócio online. A dica é apostar em nichos para ter um Ecommerce de calçados lucrativo.

Ecommerce de Calçados

Números

O Ecommerce de calçados costuma ser estimulado pela chegada do inverno. Em 2018, a estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é de crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A produção prevista o período é de 940 milhões de pares e a arrecadação pode chegar aR$ 23 bilhões. As previsões indicam que o consumidor tem retomado a confiança na economia após o período de crise.

 

Diferenças entre loja física e Ecommerce

Lojas físicas são conhecidas por oferecer uma infinidade de modelos e tamanhos de sapatos, tênis, sapatilhas… A ideia é atender o máximo de clientes possível. Entretanto, um Ecommerce de calçados iniciante não precisa tentar agradar a todos. Para ter um negócio rentável, a melhor ideia é se especializar em um nicho específico. Dessa forma, fica mais fácil criar um público recorrente e também otimiza as estratégias do negócio. Defina sua persona com precisão para impactar de forma mais eficaz sua clientela.

 

Fornecedores

Se você quer abrir um Ecommerce de calçados, é fundamental saber as regiões que são destaque no segmento. Por exemplo: a cidade de Franca, em São Paulo, é considerada a capital do calçado masculino no país. Na hora de negociar com fornecedores, vale a pena entrar em contato com fábricas dessas cidades e pesquisar as opções. Confira outros polos:

  • Jaú (SP) – Calçados femininos
  • Birigui (SP) – Calçados infantis
  • Novo Hamburgo (RS) – Megalópole dos calçados
  • Nova Serrana (MG) – Calçados esportivos

 

Além disso, é importante estar atento às particularidades do nicho em que você pretende focar. Se a ideia é vender calçados resistentes, para aventureiros, não economize nos materiais. Se o público-alvo escolhido são veganos, por exemplo, você terá que fazer uma pesquisa ainda mais aprofundada para firmar parcerias com fornecedores genuinamente engajados na causa.

 

Exemplos de Ecommerce de Calçados

Para te inspirar, selecionamos alguns exemplos de empresas que apostaram em nichos e estão se saindo bem no mercado. Confira:

Ftérna – Calçados femininos, tamanhos 30 a 33.

Sapato Grande – Calçados masculinos, tamanhos 44 a 48.

Insecta – Calçados ecológicos veganos.

Noeh – Calçados para bebês que simulam terreno natural

 

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