Podcast Para Empresa: Devo Apostar no meu Negócio?

Última atualização em 19 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

Escutar podcast está tão em alta hoje em dia, que começar a usá-los nas estratégias da sua empresa pode gerar resultados mais animadores do que você imagina. Esses programas em áudio têm sido cruciais na hora de potencializar a divulgação das empresas e, consequentemente, atrair cada vez mais clientes.

Na prática, os podcasts têm sido o diferencial de muitos negócios que querem entregar conteúdos relevantes para os cliente e também atingir mais pessoas de um jeito dinâmico e divertido. Fora que também é uma ótima ferramenta para se destacar da concorrência…

Ficou interessado no podcast?

Ao longo deste artigo vamos te dizer o que é um podcast e dar dicas importantes para você começar a criar o seu. Acompanhe. 

podcast
Imagem: Freepik

Podcast: o que é?

O podcast funciona basicamente como um programa de rádio, a diferença está no seu formato de conteúdo “on-demand”. Isto é, funciona com base nas necessidades, nas demandas dos clientes. 

Na prática, o ouvinte pode acessar o conteúdo quando e onde quiser

Diante disso, os programas em formato de podcast estão cada vez mais populares justamente por se encaixarem na rotina corrida dos empreendedores, permitindo que eles escutem os conteúdos enquanto estão no trânsito, no período entre reuniões, durante o almoço e muito mais.  

Além disso, no geral, os assuntos dos podcasts podem envolver os mais variados temas, desde Economia, Política, Cultura, Educação, até, claro, Empreendedorismo

Para você entender melhor, o podcast funciona como um produto informativo (como rádio, televisão e jornal), mas com o diferencial de ser facilmente consumido pelos usuários através de diversas plataformas, como vamos explicar mais detalhes a seguir…

Principais Plataformas Para Criar um Podcast

Antes de tudo, é importante saber que existem várias plataformas disponíveis para você publicar e divulgar opodcast da sua empresa… 

Entre as principais delas, estão:

  • Spotify: é um dos mais populares serviços de streaming de música, o Spotify também é responsável por distribuir podcasts em sua plataforma. A grande vantagem do Spotify é ter um grande número de usuários, o que representa a possibilidade de mais pessoas conhecerem o seu podcast; 
  • Deezer: outra popular plataforma de streaming de música em que também é possível distribuir o seu podcast para os ouvintes. De acordo com a própria plataforma, são mais de 14 milhões de ouvintes ativos no Deezer, ou seja, ótimo para alcançar mais consumidores; 
  • SoundCloud: plataforma totalmente gratuita que suporta uma grande variedade de formatos de áudio. O grande diferencial do SoundCloud é a sua simplicidade e velocidade no upload dos podcasts;
  • Apple Podcasts: o Apple Podcast é uma plataforma parecida com as outras que citamos, a sua diferença é que os podcasts são voltados apenas para os usuários de IOS;
  • Google Podcasts: essa plataforma do google pode ajudar o seu podcast a ter mais ouvintes, isso porque ele é apresentado aos usuários que fazem uma pesquisa relacionada ao assunto do seu podcast no Google. Além disso, o conteúdo pode ser ouvido no próprio navegador ou através do aplicativo. 

Assim, apesar desses canais possuírem quase os mesmos recursos, é interessante que você analise qual deles é a melhor para começar. Depois, com o tempo, você pode passar a distribuir o seu podcast em mais de uma ou, quem sabe, em todas… 

Mas saber onde hospedar e divulgar um podcast não é o suficiente. É preciso aprender a como criar um podcast incrível para a sua empresa, certo? 

Como Fazer um Podcast INCRÍVEL

A popularização do podcast tem muito a ver com a sua forma simples de gravar, editar e compartilhar o conteúdo produzido. A verdade é que não é preciso entender a respeito de muitas técnicas para fazer um podcast…

Basicamente, será necessário captar o áudio através do próprio celular, ou utilizar microfones profissionais, se preferir, e então fazer a edição usando aplicativos para smartphones. Muitos deles são fáceis de mexer e funcionam de forma bem intuitiva…

Ou seja, não é preciso fazer um investimento em estúdios profissionais. Basta apenas começar a gravar os seus conteúdos com os recursos que você possui hoje! 

Para te ajudar nisso, vamos te dar algumas dicas de como fazer um podcast incrível para a sua empresa:

Planeje o Seu Roteiro

O primeiro passo para começar a fazer um podcast é montar o roteiro do seu programa, pois ele é um grande aliado na hora de conduzir o assunto durante a gravação… 

Assim, faça todo o planejamento do que vai tratar no seu podcast no roteiro e também se atente ao tempo de gravação. Não existe um período mínimo ou máximo, mas é essencial que você delimite o tempo de duração para manter o seu ouvinte interessado no tema. 

Escolha Temas Interessantes

Trazer originalidade ao assunto é extremamente importante para ganhar a atenção das pessoas…

Por isso, procure saber o que o seu público está mais interessado, faça pesquisas nas redes sociais, enquetes… E, mesmo que o tema seja popular, busque diferenciar o seu ao máximo de outros podcasts que já foram produzidos.

Saiba que ter conteúdos diferenciados pode ser o fator principal para os seus ouvintes ficarem engajados!

Convide Participantes Relevantes

Chamar convidados com autoridade no assunto vai tornar o seu podcast muito mais atraente, relevante e profissional… 

Então, não hesite em convidar profissionais e personalidades da área de atuação da sua empresa para bater um papo no seu podcast!

Tenha Bons Equipamentos

Como falamos anteriormente, não é preciso ter equipamentos profissionais ou ir até um estúdio profissional de gravação para fazer um podcast…

Mas é extremamente necessário que o seu equipamento capte bem os áudios, sem ruídos e interferências

Pense que o seu ouvinte vai consumir esse conteúdo durante vários minutos e até horas, e por isso a gravação tem que ter uma excelente qualidade e ser agradável para quem está ouvindo. 

Adicione Elementos Sonoros na Edição

Para tornar seu podcast mais atrativo e ganhar a atenção do seu ouvinte, uma dica é investir na edição

Não precisa ser nada muito elaborado, mas tenha em mente que elementos como efeitos sonoros e músicas de fundo ajudam a conduzir os temas abordados, delimitam pausas ou troca de assuntos ou da pessoa que está falando, por exemplo.

Tenha Uma Frequência de Postagens

Você pode optar por postagens diárias, semanais ou mensais, isso vai depender da variedade de temas e da disponibilidade da equipe envolvida para entregar o podcast pronto… 

Mas é importante que, independentemente de qual seja a sua opção, mantenha uma frequência para que o seu público não crie expectativa e se frustre pela eventual falta de conteúdo. 

Compartilhe o seu podcast!

A principal forma de atrair ouvintes para o seu podcast é através do compartilhamento. Não basta apenas gravar, editar e subir nas plataformas, a divulgação é ESSENCIAL. 

Como fazer isso?

Use todo o poder das redes sociais da sua empresa! Esses canais são fortes aliados nessa etapa da divulgação para que os seus consumidores saibam tudo sobre as novidades do seu podcast…

Por isso, faça posts para o feed do Instagram, artes para os stories, publicações para o Facebook e Twitter… 

Sendo assim, agora que você já entendeu o que é um podcast, suas principais plataformas de distribuição e algumas dicas de como fazer um podcast incrível, está na hora de saber por que implementar esse recurso pode beneficiar o seu negócio… 

Por que Usar o Podcast na Sua Empresa?

Já deu para perceber que utilizar o podcast pode ser o grande diferencial para os negócios, não é mesmo? Principalmente porque essa nova forma de consumir conteúdo está cada vez mais popular no país… 

Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa realizada pela Podcast Stats SoundBites, o Brasil é o 2º país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Ou seja, usar esse formato de conteúdo pode ser MUITO vantajoso para a sua empresa na hora de atingir e atrair cada vez mais pessoas…

Por isso, procure investir em temas relevantes para o seu público

Por exemplo: se a sua empresa é do segmento de venda de roupas, faça episódios falando sobre as tendências de moda, chame convidados da área para falar sobre o assunto, dar dicas de negócios etc. 

Fazendo isso, você vai conseguir divulgar a sua marca ainda mais para o seu público e, de quebra, atrair mais clientes para o seu negócio. 

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