Pix Representa a Maioria das Transações Bancárias

Última atualização em 22 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Definitivamente, o Pix surgiu para revolucionar os meios de pagamentos no Brasil. Isto é: enquanto os métodos tradicionais de transferência levam dias para serem concluídos, o Pix veio para contrapor tudo isso, fazendo o processo de forma instantânea.

Na verdade, a proposta do sistema de pagamentos do Banco Central é ir além, funcionando todos os dias, o que inclui finais de semana e feriados, durante 24h

Diante disso, algo tão positivo e inovador, está fazendo com que as pessoas migrem para o novo sistema rapidamente, como vamos mostrar em mais detalhes adiante. 

Contudo, apesar do cenário bem animador, ainda é possível notar uma boa parcela de empresários ignorando a nova forma de pagamento…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os dados da forte adesão ao Pix, além de também mostrar o quanto parte das empresas não inseriram o sistema do Banco Central nos negócios, e como elas podem fazer isso. Veja!

pix

Quase 80% das Transações Bancárias São Via Pix

De acordo com dados do Banco Central e da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) pesquisados pelo 6 Minutos, o Pix representa hoje 78% de todas as transações bancárias realizadas no país

Um percentual bem elevado…

E que reforça o quanto os métodos mais tradicionais estão, aos poucos, perdendo espaço para o novo sistema de pagamentos instantâneos do BC…

Para você ter uma ideia, ainda de acordo com o levantamento, só no período de 1º a 17 de janeiro, foram realizadas:

  • 87,1 milhões de transferências via Pix;
  • 18 milhões de transações por TEDs;
  • 6,5 milhões de transações através de DOCs.

Além disso, a quantia média das transferências via Pix foi de R$ 700, enquanto por TED, por exemplo, foi de R$ 49,90.

Sendo assim, não tem como negar: hoje, há um percentual elevado de pessoas utilizando o sistema de pagamentos instantâneo…

Mas não só isso…

Ao mesmo tempo, também é perceptível no mercado a quantidade de empresas (principalmente as de pequeno e médio porte) que ainda não utilizam o serviço…

Algo bem preocupante e vamos explicar por que…

Pequenos e Médios Negócios Estão Utilizando o Pix?

Ao que tudo indica: não, esses negócios ainda não aderiram ao Pix do Banco Central como mais uma forma de pagamento…

É o que aponta uma pesquisa feita pela Stone, informando que 32% dos pequenos empreendedores não estão preparados para utilizarem o Pix em seus negócios.

Entre os entrevistados, foi possível identificar vários setores nessa situação, como:

  • Varejo (34%);
  • Alimentação (23%);
  • Roupas e Acessórios (10%);
  • Serviços de Saúde (7%);
  • Outros (16%).

E mais do que isso…

Cerca de 77% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem se vão realizar transações com o novo sistema de pagamentos instantâneos…

Isso tudo chama muito a atenção, não só porque o Pix já está em vigor e porque o sistema de pagamentos instantâneos simplesmente é uma tendência mundial…

Mas também pelos fortes números trazidos no início deste artigo, claro!

Com as pessoas utilizando cada dia mais o Pix, os negócios que não se atentarem a isso estão perdendo valiosas oportunidades de vendas

Resumindo?

É um cenário bem complexo…

Principalmente se analisarmos o mercado de varejo em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses

Para você ter uma ideia, houve uma expansão de 40% de usuários só no 1º semestre de 2020, totalizando 41 milhões, segundo relatório Webshoppers 42.

E mais:

Deste total de usuários, 7,3 milhões fizeram compras pela internet pela primeira vez. E, ao todo, foram:

  • 40% de usuários recorrentes;
  • 38% de novos usuários.

Ou seja: dois fatores estão sendo ignorados por boa parte das empresas de pequeno e médio porte: o crescimento avassalador do Ecommerce e a grande quantidade de pessoas comprando (seja online ou em lojas físicas) por meio do Pix!

Por isso, se você é um empresário que ainda não aderiu ao Pix do banco Central, faça isso o mais rápido possível…

Para Inserir o Pix Hoje Mesmo no seu Negócio

Hoje, o pensamento que norteia as empresas do setor de varejo é “quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais”…

E é claro que aqui não estamos falando de questões mais determinantes nesse sentido, como logística de entrega, por exemplo. 

Mas, com certeza, definir meios de pagamentos que facilitem as compras é CRUCIAL para gerar mais vendas!

Assim, vamos ao básico para você começar a utilizar o Pix na sua empresa:

  • Tenha uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) em um  banco, corretora ou fintech;
  • Busque a seção “Pix” dentro do aplicativo do seu banco;
  • Escolha a chave Pix da sua empresa (CNPJ, o e-mail, o telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema).

Saiba também: empresas podem ter até 20 chaves por conta, não sendo permitido apenas repetir a mesma chave para contas diferentes.

Viu como é simples?

Agora não há mais desculpas para não aderir ao Pix e facilitar ainda mais os processos de compra e venda no seu negócio!

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