Pagamento Instantâneo: a tendência das formas de pagamento

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

As formas de pagamento estão mudando e uma das tendências mundiais são os pagamentos instantâneos. No Brasil, isso pode ser um grande facilitador e aumentar as vendas no Ecommerce. Recentemente, o próprio Banco Central anunciou que começará a realizar testes do seu sistema de pagamento instantâneo este mês.  

O projeto tem como objetivo realizar transferências financeiras de forma instantânea para qualquer tipo de conta corrente ou pagamento, seja de pessoa física ou estabelecimento comercial. As transações serão feitas de forma rápida e aceitas em qualquer estabelecimento do país. O sistema deve ser implementado a partir de novembro.

A novidade possui um custo menor, compensação em poucos segundos e tem o propósito de substituir, gradativamente, as transferências por TED ou DOC. Os bancos, bandeiras de cartões e fintech serão obrigadas a aderir ao  Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), desenvolvida e gerida pelo Banco Central.

O que é pagamento instantâneo

É um pagamento feito em tempo real entre instituições financeiras, tudo via smartphone. 

Ao contrário de transferências bancárias comuns, a transferência será realizada apenas por um dado do usuário: CPF, e-mail ou celular. 

Esse tipo de sistema tende a aumentar o acesso dos brasileiros a cartões digitais, uma vez que muitos não são consumidores de lojas virtuais por toda a burocracia e taxas absurdas que são cobradas se ter um cartão em um banco tradicional.

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 24% da população usa apps de pagamentos em lojas físicas. Porém, o detalhe que faltava era uma infraestrutura que permitisse a conexão de todas as redes de pagamento instantâneo.

Com o Sistema de Pagamentos Instantâneos, os consumidores terão facilidade em realizar pagamentos para as empresas, não pagando taxas imensas nas transações. Além disso, pela facilidade de se ter uma conta digital, mais brasileiros terão acesso a uma carteira digital, chamada de e-wallet, aumentando o número de consumidores no Ecommerce. 

Para o empresário, esse novo sistema financeiro tem tudo para alavancar ainda mais as vendas, além de gerar agilidade e praticidade nas compras. Em vez de esperar a transferência feita por um intermediário, entre a empresa e o cliente, o dinheiro já cai em pouco tempo na conta empresarial.

Outra vantagem é que as taxas que são desembolsadas todo mês sobre cada transação realizada será menor, uma vez que não existe um intermediário. Além de não ter mais que esperar – em alguns casos, mais de 30 dias – que o banco faça a transação do dinheiro entre o cliente e você.

Como funciona o essa forma de pagamento

Na prática, as transações serão feitas a partir de QR Code, sem a necessidade de um cartão físico.

O cliente deverá abrir um aplicativo no celular para ler o código do estabelecimento. Após a confirmação de identidade – que poderá ser feita por leitura de digitais ou facial – o sistema irá validar e fazer a transferência instantaneamente. 

Hoje em dia, a experiência de pagamento é um dos diferenciais para os consumidores que estão cada vez mais exigentes e práticos.

Com esse tipo de forma de pagamento, o usuário não terá mais que aguardar por muito tempo a confirmação da compra. Além disso, a infraestrutura é pensada na segurança e há a possibilidade de gerar diferentes QR Codes a cada pagamento novo.

Para o empreendedor, uma das melhores experiências na venda é a de não precisar aguardar a transferência do dinheiro pelo banco.

A plataforma é similar aos app de pagamento como o Mercado Pago e PicPay, mas pretende reunir os bancos tradicionais – Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander – e os bancos digitais como o Nubank, bandeiras de cartões e outros prestadores de serviços financeiros.

Vantagens dos pagamentos instantâneos para o Ecommerce

Apesar do sistema de pagamento instantâneo ainda estar em processo de testes, já dá para se ter uma ideia do quanto as mudanças que ele promete vão beneficiar lojas físicas e, principalmente, o Ecommerce.

Veja aqui alguns dos benefícios que esta forma de pagamento pode oferecer:

  1. Menos fraudes

Com uma infraestrutura pensada para segurança das transações, o risco de operações pode diminuir. As tentativas de fraudes, chargebacks e autofraude seriam reduzidas.

  1. Mais consumidores 

Cerca de 60% da população brasileira não compra pela internet devido a necessidade de cartão. Fora isso, algumas pessoas têm medo de usar cartões e serem clonados.  

Com um pagamento feito de forma online e instantânea, as pessoas veriam que o dinheiro já foi transferido como se estivessem fazendo uma compra física – em que você entrega o seu dinheiro na hora para o caixa. 

Além disso, o cliente poderá se sentir mais seguro com esse tipo de pagamento do que com um cartão físico, uma vez que uma das vantagens desse sistema é a possibilidade de mudar o código do pagador a cada nova compra, evitando a clonagem. 

  1. Redução de custos

A independência dos bancos para intermediação dos processos de transição financeira dará margem para a redução dos custos, uma vez que a compensação é imediata. Esse sistema tem um custo muito inferior ao TED ou do DOC, por exemplo. 

Um ponto de atenção, porém, é que cada operador de cartão terá a liberdade de definir como a redução de custos será repassada… Hoje, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), os bancos cobram até 20 reais por transferência.

Para fazer sentido uma empresa oferecer esse tipo de pagamento, a redução precisa ser alta. Do contrário, não será tão atrativo para os clientes.

  1. Dinheiro direto na conta

Hoje, as compras feitas no débito demoram, em média, um dia útil para cair na conta da empresa. Já compras no crédito podem levar mais de 30 dias…

Com um sistema de pagamento instantâneo, não será mais necessário todo esse tempo para se ter o dinheiro em mãos. Isso vai ajudar no fluxo de caixa e previsibilidade das empresas.

Como fazer os clientes comprarem mais

Tendências como a que apresentamos aqui vão ajudar no crescimento do mercado de Ecommerce e, consequentemente, também na aquisição de novos clientes.

No entanto, a aquisição não pode ser seu único ponto de atenção.

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é aumentar o valor médio de cada compra feita na loja… ou seja, o ticket médio. 

O ticket médio nada mais é do que o valor do faturamento da operação dividido pelo número de vendas. 

Para conseguir aumentar esse valor, existem algumas estratégias já testadas que podem te ajudar. 

Confira algumas delas no artigo abaixo e aumente o ticket médio do seu negócio:

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.