Última atualização em 22 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Definitivamente, o Pix surgiu para revolucionar os meios de pagamentos no Brasil. Isto é: enquanto os métodos tradicionais de transferência levam dias para serem concluídos, o Pix veio para contrapor tudo isso, fazendo o processo de forma instantânea.
Na verdade, a proposta do sistema de pagamentos do Banco Central é ir além, funcionando todos os dias, o que inclui finais de semana e feriados, durante 24h…
Diante disso, algo tão positivo e inovador, está fazendo com que as pessoas migrem para o novo sistema rapidamente, como vamos mostrar em mais detalhes adiante.
Contudo, apesar do cenário bem animador, ainda é possível notar uma boa parcela de empresários ignorando a nova forma de pagamento…
Ao longo deste artigo, vamos apresentar os dados da forte adesão ao Pix, além de também mostrar o quanto parte das empresas não inseriram o sistema do Banco Central nos negócios, e como elas podem fazer isso. Veja!
Quase 80% das Transações Bancárias São Via Pix
De acordo com dados do Banco Central e da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) pesquisados pelo 6 Minutos, o Pix representa hoje 78% de todas as transações bancárias realizadas no país.
Um percentual bem elevado…
E que reforça o quanto os métodos mais tradicionais estão, aos poucos, perdendo espaço para o novo sistema de pagamentos instantâneos do BC…
Para você ter uma ideia, ainda de acordo com o levantamento, só no período de 1º a 17 de janeiro, foram realizadas:
- 87,1 milhões de transferências via Pix;
- 18 milhões de transações por TEDs;
- 6,5 milhões de transações através de DOCs.
Além disso, a quantia média das transferências via Pix foi de R$ 700, enquanto por TED, por exemplo, foi de R$ 49,90.
Sendo assim, não tem como negar: hoje, há um percentual elevado de pessoas utilizando o sistema de pagamentos instantâneo…
Mas não só isso…
Ao mesmo tempo, também é perceptível no mercado a quantidade de empresas (principalmente as de pequeno e médio porte) que ainda não utilizam o serviço…
Algo bem preocupante e vamos explicar por que…
Pequenos e Médios Negócios Estão Utilizando o Pix?
Ao que tudo indica: não, esses negócios ainda não aderiram ao Pix do Banco Central como mais uma forma de pagamento…
É o que aponta uma pesquisa feita pela Stone, informando que 32% dos pequenos empreendedores não estão preparados para utilizarem o Pix em seus negócios.
Entre os entrevistados, foi possível identificar vários setores nessa situação, como:
- Varejo (34%);
- Alimentação (23%);
- Roupas e Acessórios (10%);
- Serviços de Saúde (7%);
- Outros (16%).
E mais do que isso…
Cerca de 77% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem se vão realizar transações com o novo sistema de pagamentos instantâneos…
Isso tudo chama muito a atenção, não só porque o Pix já está em vigor e porque o sistema de pagamentos instantâneos simplesmente é uma tendência mundial…
Mas também pelos fortes números trazidos no início deste artigo, claro!
Com as pessoas utilizando cada dia mais o Pix, os negócios que não se atentarem a isso estão perdendo valiosas oportunidades de vendas.
Resumindo?
É um cenário bem complexo…
Principalmente se analisarmos o mercado de varejo em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses…
Para você ter uma ideia, houve uma expansão de 40% de usuários só no 1º semestre de 2020, totalizando 41 milhões, segundo relatório Webshoppers 42.
E mais:
Deste total de usuários, 7,3 milhões fizeram compras pela internet pela primeira vez. E, ao todo, foram:
- 40% de usuários recorrentes;
- 38% de novos usuários.
Ou seja: dois fatores estão sendo ignorados por boa parte das empresas de pequeno e médio porte: o crescimento avassalador do Ecommerce e a grande quantidade de pessoas comprando (seja online ou em lojas físicas) por meio do Pix!
Por isso, se você é um empresário que ainda não aderiu ao Pix do banco Central, faça isso o mais rápido possível…
Para Inserir o Pix Hoje Mesmo no seu Negócio
Hoje, o pensamento que norteia as empresas do setor de varejo é “quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais”…
E é claro que aqui não estamos falando de questões mais determinantes nesse sentido, como logística de entrega, por exemplo.
Mas, com certeza, definir meios de pagamentos que facilitem as compras é CRUCIAL para gerar mais vendas!
Assim, vamos ao básico para você começar a utilizar o Pix na sua empresa:
- Tenha uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) em um banco, corretora ou fintech;
- Busque a seção “Pix” dentro do aplicativo do seu banco;
- Escolha a chave Pix da sua empresa (CNPJ, o e-mail, o telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema).
Saiba também: empresas podem ter até 20 chaves por conta, não sendo permitido apenas repetir a mesma chave para contas diferentes.
Viu como é simples?
Agora não há mais desculpas para não aderir ao Pix e facilitar ainda mais os processos de compra e venda no seu negócio!
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