Última atualização em 16 de setembro de 2021 por
O Pinterest é muito conhecido por ser uma plataforma utilizada por pessoas que buscam ideias e referências diversas. E os piners, como são chamados os usuários da plataforma, estão prestes a ter acesso a um recurso inédito…
Isto é, algo importante para os empreendedores que utilizam a rede social para vender produtos também ficarem atentos…
As informações foram dadas por André Loureiro, diretor-executivo do Pinterest na América Latina, durante apresentação no Fórum Ecommerce Brasil 2021.
Recurso Inédito Deve ser Lançado Neste Semestre
Com foco em trazer uma experiência mais rica e conectada com as compras online, o Pinterest vai lançar uma nova função para os usuários do Brasil.
A novidade é uma ferramenta de busca aprimorada em que as pessoas podem tirar fotos de produtos e o Pinterest apresenta uma série de resultados de itens compráveis e similares, seja na cor ou forma…
Os indivíduos também vão poder entrar na navegação do Pinterest e acessar uma aba de uma determinada conta que exibe apenas produtos comparáveis.
Dessa forma, os empreendedores vão poder ter um mosaico na rede social em que todos seus itens estão acoplados para comprar com o pin.
Nesse sentido, Loureiro afirma que o recurso reforça o papel da inspiração na jornada de compra:
“A gente quer trazer tudo através de descobertas de cores e formas, e que a inspiração possa estar conectada com essa sequência de decisão de compra que a gente experimenta na web”, conta o executivo.
O que motivou a iniciativa é o fato das vendas online serem mais fáceis de acontecer com a experiência inspired shopping, que é justamente sobre uma jornada de compra que se inicia a partir de uma descoberta, seja por imagem, cor, forma ou vídeo.
Além disso, o Pinterest está preparando um conteúdo com tendências dos eventos de final de ano, como Black Friday e Natal, voltado para o consumo. Segundo Loureiro, mais informações em relação a esta novidade devem ser divulgadas em breve…
Também durante o evento, o diretor executivo do Pinterest apresentou uma pesquisa importante feita pela própria empresa que aponta como o volume da busca de produtos de festas de fim de ano está crescendo…
50% dos Piners Planejam Gastar Mais nas Festas de Final de Ano
Um recente levantamento feito pelo Pinterest Brasil aponta que 2/3 piners vão gastar mais em presentes para família esse ano, relação que representa uma alta de 15% com os não pinners…
Entre os itens de maior interesse dos consumidores são:
- Decoração: (+10x);
- Árvore de natal (+6000% nas buscas de “árvore de natal luxuosa”);
- Ceia de natal: (+10x);
- Looks natalinos (+20x).
Outro destaque da pesquisa é que as campanhas do tipo inspired shopping têm mais chances de ser rentáveis. Em relação a isso, a taxa de conversão pode ser 5.2x maior, com a receita por usuário crescendo 2.9x.
Vale lembrar que esses dados são baseados na comparação entre anunciantes que se planejaram e outros que foram pontuais no período de Black Friday e Natal de 2020…
Nesse sentido, Loureiro reconhece a importância dessas datas para as pessoas que frequentemente usam a rede social para encontrar sugestões e dicas:
“Apesar da gente ainda ter algumas incertezas de como será o final de ano, vemos que há uma expectativa das pessoas em promover eventos, receber as pessoas em casa. Acho que todo mundo tem em mente a expectativa desse momento e, quem sabe, ter um final de ano diferente desses últimos tempos que a gente tem vivido”, conta Loureiro.
Por fim, sabendo que muitas pessoas utilizam o Pinterest no início da jornada do cliente, não há dúvidas de que a inspiração é fundamental para resultar em uma alta taxa de conversão de vendas…
E também que a rede social de fato é promissora tanto aos consumidores, que podem aproveitar um conteúdo relevante, quanto aos empreendedores que desejam anunciar no Pinterest.