Você já deve ter ouvido falar sobre o alto potencial dos marketplaces. Esses canais, que funcionam como shopping centers virtuais, aproximam clientes e lojistas e geram milhões de reais em negócios para o comércio eletrônico. Por essa razão, vender em marketplaces tornou-se uma das principais estratégias das lojas virtuais de sucesso.
No entanto, para conquistar alta performance nos grandes sites, os lojistas devem utilizar técnicas e ferramentas eficientes. É aqui, então, que entra o Olist: considerada a maior loja de departamentos dos marketplaces, a empresa é especializada nesse modelo de negócio.
Descubra a seguir quais os benefícios da solução e confira o passo a passo para vender em marketplaces com o Olist!
O mercado de marketplaces B2C e C2C está crescendo exponencialmente. Em 2017, o modelo registrou alta de quase 22% e obteve um faturamento de R$ 73,4 bilhões no Brasil, segundo o 37º relatório Webshoppers, da Ebit|Nielsen. Grande parte dessa evolução é fruto da expansão do Mercado Livre e da democratização do acesso de lojistas e clientes aos varejo online.
As vantagens dos marketplaces são inúmeras. Por concentrarem produtos de milhares de lojistas em uma única plataforma, eles contam com altíssimo número de visitas mensais e tráfego qualificado. Esses grandes sites também oferecem benefícios como abrangência nacional, altas taxas de conversão e baixos custos de investimento, por exemplo.
Os resultados da pesquisa Vender em Marketplaces: Diagnóstico e Tendências no Brasil 2018, realizada pelo Olist, reforçam os pontos fortes do modelo. Entre os principais motivos que levam lojistas a anunciarem nesses canais estão aumentar as vendas e o lucro, alcançar mais clientes finais e fortalecer a marca.
Por essas razões, ingressar em marketplaces tornou-se uma importante estratégia de vendas online.
Quando falamos sobre o segmento de marketplaces no Brasil, é impossível deixar de citar o Olist. A marca consagrou-se como a maior loja de departamentos dos mercados online e já tem mais de 5.000 lojistas parceiros. O objetivo do Olist é ajudar lojistas de todos os portes a obterem alta performance de venda nos principais sites do país, como Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Americanas e muitos outros.
Um dos benefícios que o Olist oferece aos lojistas é a excelente reputação nos marketplaces, o que otimiza o posicionamento dos produtos nos buscadores. Mas as vantagens não param aí: a solução conta com uma plataforma de alta tecnologia, que facilita a gestão das vendas e a operação das lojas.
Junto a isso, o Olist tem um time de inteligência comercial focado em ajudar os parceiros a venderem muito mais.
Confira a seguir o passo a passo de como vender nos marketplaces com o Olist!
O primeiro passo para anunciar com o Olist é fazer o cadastro na plataforma. Porém, só são aprovadas as lojas que se enquadram nos seguintes requisitos:
Cumpre todos os requisitos acima? Então você já pode começar a vender com o Olist! Basta clicar no link abaixo para fazer o cadastro:
OBS.: Muitas pessoas têm dúvida se o Olist trabalha ou não com microempreendedores individuais (MEIs). A resposta é sim! O Olist aceita MEIs, desde que emitam NFe.
Ao ingressar no Olist, o lojista recebe o suporte de um gerente de contas e todas as orientações necessárias sobre como utilizar a plataforma. Após esse contato inicial, surge uma das etapas decisivas para as vendas online: o cadastro dos produtos. Criar bons anúncios é crucial para que a loja fique bem posicionada nos buscadores.
Por isso, as lojas devem ter extrema atenção ao cadastrar os produtos na plataforma. As seguintes dicas podem ser úteis nesse processo: use títulos completos, descrições detalhadas e persuasivas e imagens de alta qualidade. Lembre-se de ter em vista os fatores de SEO, que ajudarão os seus produtos a ocuparem as primeiras posições nos resultados de busca dos sites de venda!
Outra estratégia importante para que a loja se destaque nos marketplaces é ter ofertas competitivas. O preço tem extrema influência sobre a decisão de compra do consumidor, por isso é importante adequá-lo à média praticada pelo mercado. Pensando nisso, o Olist desenvolveu a ferramenta de análise de competitividade, que informa ao lojista se os preços dos produtos cadastrados são competitivos. Assim, as lojas ganham tempo e melhoram a performance de vendas.
Apesar de os marketplaces serem espaços ideais para venda de produtos de cauda longa, é recomendado que os lojistas invistam também em itens de alta demanda. Oferecer mercadorias que estão entre as mais buscadas pelo público é uma ótima estratégia para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Nesse sentido, procure incluir no portfólio da sua loja produtos e categorias que sejam tendência no mercado – o Google Trends pode ajudar você. Além disso, aproveite as informações estratégicas que o time de inteligência comercial do Olist compartilha com os parceiros. A equipe acompanha de perto as categorias de alto potencial dos marketplaces e faz ações específicas para esses segmentos.
Para ser bem-sucedida no Ecommerce, a loja deve ter uma operação agilizada e eficiente. Atendimento rápido e de excelência, cumprimento dos prazos de entrega e envio de embalagens de qualidade são exemplos de ações essenciais para o sucesso da marca. Proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes melhora a reputação da marca nos marketplaces e resulta na fidelização do público.
Como você viu nos tópicos anteriores, o Olist conta com diversos recursos avançados para alavancar a performance de venda dos lojistas. Além das integrações com marketplaces e softwares relevantes, a solução oferece aos parceiros inteligência de negócio e ferramentas exclusivas. Portanto, aproveite ao máximo o potencial desses recursos para aperfeiçoar a operação da sua loja e turbinar as vendas!
O potencial dos marketplaces é gigante. A receita gerada pelos mercados online está crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo e, por isso, grandes varejistas têm investido pesado nesse modelo. Então se você ainda não anuncia em marketplaces, está na hora de mudar essa situação.
O Alex Moro, que já vende em marketplace há mais de 10 anos e alcançou o faturamento de 5 milhões de reais em menos de 6 meses, colocou todo o conhecimento dele no treinamento Marketplace do Zero.
Nesse treinamento, você encontra o passo a passo de como vender o máximo possível dentro dos marketplaces. Ele vai te ensinar desde o cadastro até construção de anúncios milionários e atendimento padrão Fifa.
Para você ter uma ideia, as pessoas que passaram por esse treinamento alcançaram 100 mil reais em vendas no período de 6 meses.
E você pode fazer o mesmo!
Saiba mais sobre o treinamento Marketplace do Zero agora mesmo:
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Este artigo foi escrito por Camilla de Oliveira, produtora de conteúdo no Olist.
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