Marketing e Vendas

Passo a passo para vender em Marketplaces (e como Olist ajuda sua loja)

Você já deve ter ouvido falar sobre o alto potencial dos marketplaces. Esses canais, que funcionam como shopping centers virtuais, aproximam clientes e lojistas e geram milhões de reais em negócios para o comércio eletrônico. Por essa razão, vender em marketplaces tornou-se uma das principais estratégias das lojas virtuais de sucesso.

No entanto, para conquistar alta performance nos grandes sites, os lojistas devem utilizar técnicas e ferramentas eficientes. É aqui, então, que entra o Olist: considerada a maior loja de departamentos dos marketplaces, a empresa é especializada nesse modelo de negócio.

Descubra a seguir quais os benefícios da solução e confira o passo a passo para vender em marketplaces com o Olist!

Vender em Marketplaces: potencial e benefícios

O mercado de marketplaces B2C e C2C está crescendo exponencialmente. Em 2017, o modelo registrou alta de quase 22% e obteve um faturamento de R$ 73,4 bilhões no Brasil, segundo o 37º relatório Webshoppers, da Ebit|Nielsen. Grande parte dessa evolução é fruto da expansão do Mercado Livre e da democratização do acesso de lojistas e clientes aos varejo online.

As vantagens dos marketplaces são inúmeras. Por concentrarem produtos de milhares de lojistas em uma única plataforma, eles contam com altíssimo número de visitas mensais e tráfego qualificado. Esses grandes sites também oferecem benefícios como abrangência nacional, altas taxas de conversão e baixos custos de investimento, por exemplo.

Os resultados da pesquisa Vender em Marketplaces: Diagnóstico e Tendências no Brasil 2018, realizada pelo Olist, reforçam os pontos fortes do modelo. Entre os principais motivos que levam lojistas a anunciarem nesses canais estão aumentar as vendas e o lucro, alcançar mais clientes finais e fortalecer a marca.

Por essas razões, ingressar em marketplaces tornou-se uma importante estratégia de vendas online.

Por que usar

Quando falamos sobre o segmento de marketplaces no Brasil, é impossível deixar de citar o Olist. A marca consagrou-se como a maior loja de departamentos dos mercados online e já tem mais de 5.000 lojistas parceiros. O objetivo do Olist é ajudar lojistas de todos os portes a obterem alta performance de venda nos principais sites do país, como Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Americanas e muitos outros.

Um dos benefícios que o Olist oferece aos lojistas é a excelente reputação nos marketplaces, o que otimiza o posicionamento dos produtos nos buscadores. Mas as vantagens não param aí: a solução conta com uma plataforma de alta tecnologia, que facilita a gestão das vendas e a operação das lojas.

Junto a isso, o Olist tem um time de inteligência comercial focado em ajudar os parceiros a venderem muito mais. 

Confira a seguir o passo a passo de como vender nos marketplaces com o Olist!

Como vender em Marketplaces com o Olist em 6 passos

1 – Cadastre-se na Olist

O primeiro passo para anunciar com o Olist é fazer o cadastro na plataforma. Porém, só são aprovadas as lojas que se enquadram nos seguintes requisitos:

  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe)
  • Vender produtos de categorias aceitas pelos marketplaces
  • Vender produtos que possam ser transportados pelos Correios
  • Vender produtos que tenham código de barras

Cumpre todos os requisitos acima? Então você já pode começar a vender com o Olist! Basta clicar no link abaixo para fazer o cadastro:

VENDER COM OLIST

OBS.: Muitas pessoas têm dúvida se o Olist trabalha ou não com microempreendedores individuais (MEIs). A resposta é sim! O Olist aceita MEIs, desde que emitam NFe.

2 – Capriche no cadastro dos produtos

Ao ingressar no Olist, o lojista recebe o suporte de um gerente de contas e todas as orientações necessárias sobre como utilizar a plataforma. Após esse contato inicial, surge uma das etapas decisivas para as vendas online: o cadastro dos produtos. Criar bons anúncios é crucial para que a loja fique bem posicionada nos buscadores.

Por isso, as lojas devem ter extrema atenção ao cadastrar os produtos na plataforma. As seguintes dicas podem ser úteis nesse processo: use títulos completos, descrições detalhadas e persuasivas e imagens de alta qualidade. Lembre-se de ter em vista os fatores de SEO, que ajudarão os seus produtos a ocuparem as primeiras posições nos resultados de busca dos sites de venda!

3 – Tenha preços competitivos

Outra estratégia importante para que a loja se destaque nos marketplaces é ter ofertas competitivas. O preço tem extrema influência sobre a decisão de compra do consumidor, por isso é importante adequá-lo à média praticada pelo mercado. Pensando nisso, o Olist desenvolveu a ferramenta de análise de competitividade, que informa ao lojista se os preços dos produtos cadastrados são competitivos. Assim, as lojas ganham tempo e melhoram a performance de vendas.

4 – Invista em itens de alta demanda

Apesar de os marketplaces serem espaços ideais para venda de produtos de cauda longa, é recomendado que os lojistas invistam também em itens de alta demanda. Oferecer mercadorias que estão entre as mais buscadas pelo público é uma ótima estratégia para atrair mais clientes e aumentar as vendas. 

Nesse sentido, procure incluir no portfólio da sua loja produtos e categorias que sejam tendência no mercado – o Google Trends pode ajudar você. Além disso, aproveite as informações estratégicas que o time de inteligência comercial do Olist compartilha com os parceiros. A equipe acompanha de perto as categorias de alto potencial dos marketplaces e faz ações específicas para esses segmentos.

5 – Conte com uma operação agilizada

Para ser bem-sucedida no Ecommerce, a loja deve ter uma operação agilizada e eficiente. Atendimento rápido e de excelência, cumprimento dos prazos de entrega e envio de embalagens de qualidade são exemplos de ações essenciais para o sucesso da marca. Proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes melhora a reputação da marca nos marketplaces e resulta na fidelização do público.

6 – Utilize os recursos do Olist a favor das suas vendas

Como você viu nos tópicos anteriores, o Olist conta com diversos recursos avançados para alavancar a performance de venda dos lojistas. Além das integrações com marketplaces e softwares relevantes, a solução oferece aos parceiros inteligência de negócio e ferramentas exclusivas. Portanto, aproveite ao máximo o potencial desses recursos para aperfeiçoar a operação da sua loja e turbinar as vendas!

Vender em marketplaces é mais fácil com conhecimento!

O potencial dos marketplaces é gigante. A receita gerada pelos mercados online está crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo e, por isso, grandes varejistas têm investido pesado nesse modelo. Então se você ainda não anuncia em marketplaces, está na hora de mudar essa situação.

O Alex Moro, que já vende em marketplace há mais de 10 anos e alcançou o faturamento de 5 milhões de reais em menos de 6 meses, colocou todo o conhecimento dele no treinamento Marketplace do Zero.

Nesse treinamento, você encontra o passo a passo de como vender o máximo possível dentro dos marketplaces. Ele vai te ensinar desde o cadastro até construção de anúncios milionários e atendimento padrão Fifa.

Para você ter uma ideia, as pessoas que passaram por esse treinamento alcançaram 100 mil reais em vendas no período de 6 meses.

E você pode fazer o mesmo!

Saiba mais sobre o treinamento Marketplace do Zero agora mesmo:

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://paginas.ecommercenapratica.com/curso-marketplace-do-zero-t1?sck=8e30238f44f541b99c0d8b71a03da59f” new_window=”Y”]QUERO VENDER EM MARKETPLACE[/button_2]

Este artigo foi escrito por Camilla de Oliveira, produtora de conteúdo no Olist. 

[recent_posts style=”12″ rows=”one” title = “Leia Mais:” text_excerpt=”Y” mode=”most_recent_posts” posts_num=”1″ selectable_posts=”” text_color=”undefined” hide_author=”Y” ][/recent_posts]

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago