O Business Model Canvas é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. Entenda o que é Canvas e como fazer o seu:
Os empreendedores geralmente possuem dificuldades na hora de definir um plano de negócios.O Canvas surge como uma solução bastante eficiente – e incrivelmente simples – para ajudar você a visualizar melhor as questões estratégicas do empreendimento.
Proposto por Alexander Osterwalder, o Canvas nada mais é que uma folha com 9 quadrantes a serem preenchidos:
Perceba que os quadrantes dizem respeito a 4 áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
O principal objetivo do Canvas é fazer com que você planeje um negócio de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante o processo.
Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando, o Business Model Canvas também interessante para empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.
Se você já tem um ecommerce, por exemplo, pode utilizar o Canvas para modificar o seu modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.
Agora que já sabe o que é Canvas, é o momento de aprender a usá-lo:
Tão importante quanto saber o que é Canvas é entender como preenchê-lo. Vamos mostrar isso a partir de agora!
Apesar de ser uma ferramenta simples, o Canvas geralmente desperta algumas dúvidas em relação aos termos utilizados. Abaixo, seguem instruções para você preencher cada um dos 9 quadrantes do seu modelo de negócios:
Sua proposta de valor é a razão pela qual os clientes optam por comprar de você e não da concorrência.
Nesse quadrante você precisa responder de forma simples e direta: qual solução entrego para o cliente? De que forma isso me diferencia?
Se existirem grupos de clientes com necessidades diferentes, crie mais de uma proposta de valor.
Algumas perguntas que podem ajudar:
Agora, chegou a hora de definir para quem sua empresa vai vender.
Seus clientes podem ser pessoas físicas e/ou empresas e, se necessário, você pode trabalhar com mais de um público-alvo. Lembre-se de agrupar os clientes com o mesmo perfil.
A dica é: procure sempre focar em um nicho de mercado. Não queira vender “tudo para todos”.
Algumas perguntas que podem ajudar:
Agora que você já sabe o que entrega e para quem entrega, chegou a hora de definir COMO você entrega.
Duas perguntas fundamentais nesse momento são:
Alguns exemplos de canais são Correios, redes sociais, Whatsapp e 0800 (SAC).
A questão do relacionamento com clientes, muitas vezes ignorada pelo empreendedor que está começando, também é decisiva para o sucesso do seu negócio.
Aqui, você precisa definir se o seu atendimento será por meio de uma página de perguntas e respostas, interação humana, chatbot comunidades no Facebook etc.
Algumas perguntas que podem ajudar:
As atividades-chave de um ecommerce são aquelas essenciais para manter a empresa funcionando e entregando todo o valor prometido.
Alguns exemplos são: marketing, gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo audiovisual etc.
Os recursos principais dizem respeito, basicamente, a tudo aquilo que a sua operação necessita para realizar as atividades-chave.
Eles podem ser financeiros, físicos ou até humanos.
Exemplos: prensas térmicas, computadores, gerente de marketing etc.
As parcerias principais são alianças de negócio que você fará com fornecedores e outros parceiros.
Algumas perguntas que podem ajudar:
Como a sua empresa gera receita? Esta é a pergunta a ser respondida aqui. Dependendo do modelo de negócios, você pode ter diversas fontes de receita.
Por exemplo: “minha empresa gera receita vendendo produtos e prestando consultorias sobre o mercado” ou “minha empresa gera receita por um sistema de assinaturas mensais”.
No último quadrante, você preencherá todos os custos relevantes necessários para o seu modelo de negócios funcionar.
Esses custos podem ser fixos ou variáveis (aluguel, softwares, salários, manutenção de maquinaria, campanhas de marketing etc).
Agora que você já sabe como preencher os 9 quadrantes do seu Canvas, imprima o arquivo e cole-o na parede do seu escritório!
Se preferir, também pode preenchê-lo online.
Gostou do conteúdo? Então inscreva-se na nossa Lista Vip!
Um bom planejamento é a melhor forma de alcançar o sucesso! Agora que você já sabe o que é Canvas, assista a esse vídeo e descubra se é possível ficar rico com o Ecommerce
Se você já tem um negócio ou quer começar, mas acha que falta alguma coisa para realmente ganhar dinheiro online, é hora de dar o próximo passo.
Conheça o método criado por Bruno de Oliveira, o maior especialista em Ecommerce do Brasil, que vai te ensinar o caminho certo para investir no seu negócio.
O método foi criado baseado nos mais de 18 anos de experiência de experiência do Bruno no varejo online e já são mais de 6 mil alunos que testaram e aprovaram o treinamento.
Assista uma aula gratuita e aprenda a iniciar um negócio validado e lucrativo do zero.
[button_2 color=”green” align=”center” href=”http://bit.ly/palestra-curso-ecommerce-do-zero” new_window=”Y”]Assista à Aula Grátis[/button_2]
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…