Última atualização em 9 de dezembro de 2021 por
O Nubank passou a ter suas ações negociadas na Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (9). A companhia fez sua estreia no mercado de ações como o banco de capital aberto mais valioso da América Latina e a 4ª maior empresa brasileira listada na NYSE, atrás de Ambev, Vale e Petrobrás.
Segundo dados da ferramenta analítica Economatica, o valor do Nubank na Bolsa é de US$ 41,5 bilhões, o que corresponde a R$ 230 bilhões. A quantia é superior ao acumulado do Itaú Unibanco, que está em R$ 37,8 milhões. Na sequência, estão as seguintes instituições financeiras:
- Bradesco: US$ 33,5 bilhões;
- Santander Brasil: US$ 22,2 bilhões;
- GFBanorte: US$ 17,9 bilhões;
- Banco do Brasil: US$ 16,7 bilhões;
- BTG Pactual: US$ 16,5 bilhões;
- Banco De Chile: US$ 9,4 bilhões;
- Banco Santander-Chile: US$ 8,4 bilhões;
- Bancolombia: US$ 7,9 bilhões.
Assim, o banco precificou suas ações em US$ 9 por papel e o IPO levantou US$ 2,6 bilhões na oferta inicial de abertura de capital, que atraiu 815 mil investidores pessoas físicas para comprar BDRs – Brazilian Depositary Receipt (Certificado de Depósito de Ações, em português). Isto é, um número significativo que tornou a operação uma das maiores de todo o mundo em termos de adesão do varejo.
Durante a oferta, David Velez, Cristina Junqueira e Edward Wible, fundadores do Nubank, desenvolveram um projeto de marketing e de educação financeira. Os clientes do banco receberam gratuitamente um BDR , correspondente a 1/6 de uma ação…
De acordo com a companhia, 7,5 milhões de usuários aceitaram o recebimento dos títulos e vão participar de um processo educacional sobre o mercado por 12 meses. Ou seja, antes da possibilidade de negociar o título.
Até o momento, o Nubank tem, em média, 48,1 milhões de usuários ativos e atingiu um faturamento de R$ 2,5 bilhões no 3º trimestre deste ano. Segundo informações do balanço trimestral, a quantidade de clientes tem crescido gradativamente ao longo dos últimos meses:
Iniciativas do Nubank Para se Destacar no Mercado
No que diz respeito às ações recentes da plataforma de serviços financeiros, o Nubank fez a sua estreia no Ecommerce ao comprar a Spin Pay, uma fintech de pagamentos que oferece soluções de Pix e Open Banking.
Em novembro, o banco digital lançou um marketplace com a presença de diversas varejistas, como Magazine Luiza e AliExpress. Isto é, medidas colocadas em prática em meio ao crescimento exponencial do Ecommerce no Brasil…
Vale lembrar que, nas últimas semanas, a empresa convidou os milhares de usuários para se tornarem investidores, também conhecido como NuSócio. Além disso, o Nubank fechou parceria com a cantora Anitta, que fará o show de encerramento do IPO em uma transmissão ao vivo no Youtube, na sexta-feira (10).
Agora com a presença na NYSE, o Nubank aparenta estar no caminho certo para alcançar números ainda mais expressivos. E, em paralelo a isso, aprimorar os serviços financeiros para expandir as operações de negócios nos países com atuação, como Brasil, México e Colômbia.