A Nike anunciou esta semana que vai encerrar sua loja oficial na Amazon. Após 2 anos de parceria, a presença neste marketplace já não era benéfica para marca, que se perdia em meio aos pequenos e médios empreendedores da plataforma. Entenda melhor sobre o assunto aqui:
Há 2 anos, quando a Nike decidiu vender seus produtos oficialmente na Amazon, o objetivo era claro: uniformizar e regularizar as vendas de seus produtos em todas as ocasiões.
A decisão teve como base a ideia de proporcionar uma experiência homogênea para os clientes. Não importa de que maneira e onde os clientes comprassem produtos da Nike, a experiência de compra seria a mesma.
Dessa forma, eles conseguiam valorizar a marca como um todo e diminuir as vendas irregulares.
Porém, o resultado não foi como o esperado.
A relevância e força da Amazon no mercado foi um dos problemas encontrados. Com o marketplace crescendo de forma exponencial, era muito complicado manter o controle de produtos irregulares vendidos na plataforma.
Além disso, mais da metade dos produtos Nike da Amazon são vendidos por revendedores independentes e não há uma diferenciação clara com relação às lojas oficiais.
Por isso, em vez de ganhar força, a Nike não se destacava dentro da Amazon, pois as demais lojas não-oficiais eram praticamente iguais.
Após dois anos lidando com esses problemas, a Nike decidiu descontinuar a loja oficial dentro do marketplace. Para fabricante de itens esportivos, é mais importante manter sua imagem e transmitir valor aos clientes do que estar dentro da Amazon, mesmo sendo o maior marketplace dos Estados Unidos.
O foco agora será total no canal de vendas próprio e em parcerias mais vantajosas para construção da marca.
O problema que ocorreu com a Nike também pode acontecer com outras marcas. Para analistas, a decisão da gigante pode acabar incentivando empresas que estão passando pela mesma situação.
E a possibilidade aumenta cada vez mais devido ao incentivo da Amazon em aumentar o seu portfólio de produtos e, assim, deixar outras marcas em segundo plano.
No entanto, são poucas as marcas que têm a mesma força da Nike para serem independentes. Segundo Neil Saunders, analista da GlobalData Retail, a Nike pode sair da Amazon por seus produtos terem gigantescas demandas fora do marketplace.
Não são todas as empresas que podem ser seletivas dessa forma.
Portanto, cabe à Amazon avaliar como irá lidar com a suas lojas oficiais dentro da plataforma. O desafio é fazer com que o marketplace não seja atrativo apenas para pequenos e médios lojistas, mas também para as grandes empresas.
Dentro da Amazon, você pode encontrar vários tipos de marcas e produtos diferentes. Pode ser novo, de segunda mão…
Quando uma marca gigante como a Nike abre uma loja oficial, ela corre o risco de ser ofuscada por esses pequenos empresários que vendem os mesmo produtos por menores preços.
Se pararmos para analisar essa situação, podemos afirmar que foram os lojistas independentes que praticamente expulsaram a fabricante de produtos esportivos do marketplace.
A Nike não conseguiu concorrer com seus próprio produtos.
Os marketplaces são um dos poucos lugares em que pequenos e médios empresários conseguem bater de frente com grandes marcas e até mesmo superá-las.
E você pode aprender as melhores estratégias e métodos para também obter ótimos resultados nos principais marketplaces do país.
Estou falando do treinamento Marketplace na Prática.
Descubra como vender dentro da Amazon, Mercado Livre, B2W, Magazine Luiza e muito mais!
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