Uma rede de relacionamentos de sucesso é construída e cultivada constantemente. Se você pretende ter um negócio líder, não pode ignorar essa habilidade crucial: o network.
Nesse artigo, vou compartilhar com você a importância de manter uma boa rede de contatos e como você pode desenvolver a sua.
Você já ouviu falar na teoria dos seis graus de separação?
Ela diz que todas as pessoas no mundo estão conectadas entre si por no máximo 6 pessoas. E são todas mesmo, não importa se é o presidente de uma grande nação, uma celebridade mundial ou o dono da lojinha na sua esquina.
A ideia nasceu na ficção, mas foi testada em diversos experimentos científicos que comprovaram certa veracidade.
Hoje, com as redes sociais, estima-se que o número de conexões necessárias tenha caído. É possível que você esteja muito mais próximo de pessoas que você nem imagina.
Tal conectividade ilustra muito bem a importância de se criar e cultivar uma forte rede de contatos. Através dela você pode chegar a grandes objetivos. Inclusive, profissionais.
Isso, resume o que é Network. O foco é criação e manutenção de redes de relacionamento, em que o objetivo é gerar troca de informações e conhecimentos voltados a negócios.
É provável que você conheça alguém que conseguiu fechar um negócio incrível ou conseguiu um emprego de destaque através de indicação. Ou até você mesmo já esteve em uma situação parecida. Esse é o poder do Network em ação!
Para o empreendedor, uma rede forte de relacionamentos é capaz de colocá-lo nos lugares certos e nas horas certas.
Por meio de informações relevantes vindas da sua rede, é possível estar por dentro das novidades e tendências do mercado de forma privilegiada.
Um bom network é capaz, também, de potencializar a sua marca pessoal. Consequentemente, expandindo o alcance do seu negócio para novas oportunidades.
Conectar-se às pessoas também é uma ótima fonte de novas ideias, o que é diretamente ligado à capacidade de inovação. Essa habilidade é imprescindível para todo empreendedor.
Agora que você entende o poder dessa habilidade, é hora de colocar em prática.
Primeiro, você deve olhar para as relações que você já possui, fazer um bom filtro e dedicar mais atenção a elas. Podem surgir boas oportunidades da onde menos se espera.
É importante você ter em mente que relações profissionais devem ter sempre apenas um objetivo: o ganho mútuo.
Se você está procurando fazer network apenas para conseguir benefícios próprios, pode esquecer. Isso não vai funcionar…
Além de não ser sustentável a longo prazo, você passará a imagem de aproveitador!
Por outro lado, se o seu objetivo é gerar relações do tipo ganha-ganha, siga adiante e aproveite as dicas que quero te passar.
Antes de conhecer novas pessoas, você precisa se conhecer muito bem. No que você vai se destacar e qual é a imagem que você gostaria de passar para os outros?
E, principalmente, o que você pode oferecer de valor a eles?
Tenha isso muito claro na sua mente, junto ao seus objetivos, que podem ser: conseguir parceiros de negócio, expandir sua marca, captar novos clientes, etc.
Uma ação que você pode começar agora mesmo é: utilizar as redes sociais para começar a se posicionar de acordo com os objetivos que você definiu anteriormente.
Atualize ou crie novas contas alinhadas e comece a se conectar. Para isso, você pode:
Além do mundo virtual, é importante participar de eventos, happy hours, conferências e encontros ligados aos temas do seu interesse. Aceite os convites!
Interações cara a cara são muito importantes.
Em situações em que existe essa interação física, lembre-se de andar com seus cartões de visita (sim, eles ainda são importantes) e distribuir somente para quem você conversou, como uma forma de que ela lembre de você depois.
Não saia apenas distribuindo seus cartões a qualquer um. O foco é na qualidade das conexões!
Tão importante quanto expandir seus contatos, é desenvolver os que você já construiu.
Muita gente comete o erro de, após iniciar uma nova conexão, só entrar em contato quando precisa de alguma coisa.
Não que você não possa recorrer à sua rede para algum benefício, mas antes disso, pense: “eu estou gerando valor para essa pessoa?”
Portanto, nunca esqueça de manter suas relações vivas, ativando seus contatos por meio de interações frequentes. Recorra aos assuntos que conectaram vocês lá no início.
Atente-se, também, a estar sempre à vista. Deixe que as pessoas saibam o que você anda fazendo.
Uma dica legal é: quando perguntarem no que você anda trabalhando, tenha uma resposta específica para isso. Nada daquelas respostas vazias como “ah, muita correria, né?”.
Mostrando para as pessoas o que você anda fazendo, elas tendem a lembrar de você quando pintar alguma oportunidade relacionada à sua atividade.
Sempre que possível, priorize contatos de maneira presencial, mas não se limite a isso.
A internet trouxe facilidades incríveis e você consegue estar presente, mesmo estando longe. Ferramentas como Linkedin e até o próprio Instagram são incríveis para isso.
Por exemplo, após um evento em que se trocaram muitos cartões de visitas, envie mensagens para as principais pessoas que você desenvolveu um diálogo.
Conecte-se a elas, recordando quem você é e sobre o que conversaram. Por fim, deixe claro como você pode ajudá-la.
Ter uma boa rede de contatos não acontece da noite para o dia. É um trabalho que exige muita paciência e, principalmente, consistência.
Siga as dicas que acabei de passar e se você ainda não dá a devida atenção para suas conexões, comece imediatamente.
Uma coisa que você deve ter reparado é que um bom network exige muita reciprocidade. Aliás, esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos da humanidade.
Se você não sabe do que estou falando, recomendo que leia esse artigo sobre o assunto.
Aproveite as oportunidades que surgirem e lembre-se da regra de ouro para todos os relacionamentos: trate o outro como você gostaria de ser tratado.
Com certeza com um Network forte você vai colher muitos resultados para o seu negócio.
Um abraço,
Matheus Almeida
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