• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Ecommerce de Sucesso

Ecommerce de Sucesso

Conheça o único portal de notícias sobre o Ecommerce brasileiro que mostra como cada informação impacta sua empresa, seu trabalho e sua vida. Confira nossos artigos

Notícias Diárias do Mercado de Ecommerce
  • Sobre
  • Contato
  • Notícias
    • Canais de Venda
    • Caso de sucesso
    • Consumidor
    • Estou começando
    • Finanças e Precificação
    • Ideias de Negócio
    • Logística de Entrega
    • Marketing e Vendas
    • Meio de Pagamento
    • Mercado de Ecommerce
    • Operação e Ferramentas
    • Performance

Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!

8 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin

Última atualização em 8 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

A Mosaico acaba de deixar ainda mais emocionante o início da temporada de IPOs para 2021. Depois de a Mobly movimentar milhões com sua abertura de capital, chegou a vez da Mosaico fazer a sua estreia na B3.

Mas não foi qualquer estreia…

A Mosaico viu suas ações praticamente dobrarem de preço logo no primeiro dia de negociações de seu IPO!

Ou seja, uma abertura de capital extremamente marcante e positiva…

Ao longo deste artigo vamos apresentar detalhes sobre o IPO Mosaico, além de também explicar os fatores que contribuíram para a oferta acontecer e os planos da companhia. 

Antes disso, vamos entender melhor quem é a Mosaico e como a companhia funciona? Acompanhe os próximos tópicos…

mosaico
(Créditos: Cauê Diniz/Divulgação)

Trajetória da Mosaico

Talvez você não conheça a Mosaico pelo seu nome original, mas certamente já ouviu falar de suas plataformas: Zoom, Buscapé e Bondfaro.

O fato é que a Mosaico é uma plataforma digital que foi criada há mais de 22 anos, justamente com o lançamento do Bondfaro, site de busca e comparação de preços de produtos…

A companhia criada por José Guilherme Pierotti, Guilherme Pacheco e Roberto Malta não cresceu imediatamente. Levou alguns anos para o negócio se consolidar no mercado… 

Até que, em 2006, a Mosaico decidiu fazer uma fusão com um de seus concorrentes na época, o Buscapé. 

Mas as surpresas em relação à empresa não pararam por aí. E os rumos que a companhia tomaria ficaram bem diferentes…

Isto é: em 2009, a Mosaico foi vendida por US$ 342 milhões para o grupo sul-africano Naspers…

E, após a venda, os antigos acionistas se juntaram em mais um negócio de sucesso: o Mundi, um site de comparação de preços de viagens. 

Assim, a startup atingiu o sucesso rapidamente e chamou a atenção do Grupo Globo, que se tornou sócio na criação da Mosaico Ventures.

A partir disso, a Mosaico lançou o Zoom, também site de pesquisa e comparativo de preços, em 2011. Contudo, a parte das ações do Grupo Globo acabou sendo vendidas para os outros sócios…

Mas não só isso…

Em maio de 2019, a Zoom tomou uma decisão que mudaria tudo para a companhia: comprou as plataformas Buscapé e Bondfaro, unindo todos os negócios novamente! 

Diante disso tudo, para resumir, fica claro que a Mosaico não é uma empresa novata no mercado que cresceu da noite para o dia…

A companhia tem uma trajetória de anos, com altos e baixos, mas que representa bem o que é ser uma empresa de tecnologia no Brasil, que investiu na internet antes mesmo do boom de usuários acontecer. 

Não é à toa que hoje seu IPO movimentou milhões e quase dobrou o preço de mercado da Mosaico…

Ações da Mosaico Quase Dobram em sua Estreia na B3

A Mosaico (MOSI3) estreou na Bolsa de Valores do Brasil com suas ações tendo um disparo de 97%…

Sim, as ações quase dobraram de valor!

Na sexta-feira(5), a companhia fechou um valor de mercado de R$ 2,5 bilhões. Mas, até o fim do dia, a quantia já estava em R$ 4,9 bilhões… 

E a ação foi precificada a R$ 19,80 no IPO Mosaico, encerrando o dia a R$ 39,00. 

Assim, os sócios da empresa, que antes detinham 85,1% das ações, agora podem ficar com 40,6% mediante a oferta do IPO e da liberação de ações suplementares e adicionais…

No discurso da estreia na B3, Guilherme Pacheco, reafirmou a coragem dos sócios-fundadores em investir em internet anos atrás, quando tudo ainda era praticamente desconhecido:

“Foram 22 anos desde que começamos o Bondfaro, ainda garotos, com capital de 10 mil reais. Nossa história desde então foi o espelho de uma vida: não linear, com altos e baixos, momentos muito difíceis. Mas sempre seguimos adiante com persistência e coragem”,afirma.

Entretanto, algo que não pode ficar de fora, é que uma parceria em específico foi crucial para o IPO da Mosaico estar acontecendo hoje…

BTG Pactual Teve Papel Determinante no IPO Mosaico

A compra do Buscapé e do Bondfaro aconteceu graças ao financiamento promovido pelo banco de investimentos…

O processo foi finalizado apenas em janeiro deste ano, período em que o BTG assumiu 5% das ações ordinárias da Mosaico. 

E mais do que isso…

Mosaico e BTG Pactual também selaram um acordo em que o banco ganha exclusividade para estruturar e disponibilizar um sistema de cashback – com carteira digital, serviços financeiros, contas etc – para o Zoom, Buscapé e Bondfaro. 

E, por outro lado, a Mosaico poderá executar uma plataforma de Ecommerce nos canais eletrônicos do BTG, exceto nas esferas de imóveis, veículos e viagens. 

Diante disso tudo, não dá para negar que ações importantes estão nos planos da Mosaico para o futuro…

Os Planos da Mosaico Após seu IPO

Já dá para adiantar que o foco da Mosaico será o setor de Ecommerce, claro. 

Do total levantado no IPO, R$ 580 milhões (R$ 540 milhões como valor líquido) foram obtidos na oferta primária. Isto é, oferta em que os recursos são direcionados ao próprio caixa da companhia…

Sendo cerca de 90% do montante destinado à expansão da participação da companhia no Ecommerce, por meio de ações como:

  • Ampliação das verticais de negócios;
  • Novos modelos de negócios;
  • Investimento em tecnologia.

Assim, a empresa reafirma o desejo de a Mosaico crescer ainda mais, lançando novas estratégias no mercado para isso acontecer…

E um fato fica nítido nisso tudo: a Mosaico não é uma startup. Isto é, não é uma empresa com poucos anos de existência…

Mas, definitivamente, consegue ter o mesmo desejo de fazer as coisas acontecerem como se fosse uma empresa nova no mercado!

Certamente será possível encontrar muitas notícias sobre aquisições e novas estratégias envolvendo a empresa nos próximos meses. O crescimento da Mosaico não vai parar nem tão cedo. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Arquivado em: Mercado de Ecommerce, Notícias Marcados com as tags: Abertura de Capital, B3, Bolsa de Valores do Brasil, Bondfaro, Buscapé, IPO, Mosaico, Zoom

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS:

Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!
Passo a Passo Para Vender no Marketplace AmericanasPasso a Passo Para Vender no Marketplace Americanas
Workshop Varejo Digital: Migre o seu Negócio Físico para o EcommerceWorkshop Varejo Digital: Migre o seu Negócio Físico para o Ecommerce

Sidebar primária

Fique Por Dentro Do Que Acontece No Mercado De Ecommerc1e
Facebook
Instagram
Telegram
workshop

Workshop Varejo Digital: Migre o seu Negócio Físico para o Ecommerce

Mais Lidas

Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!Mosaico Tem Estreia Avassaladora na B3. Confira!
Passo a Passo Para Vender no Marketplace AmericanasPasso a Passo Para Vender no Marketplace Americanas
Workshop Varejo Digital: Migre o seu Negócio Físico para o EcommerceWorkshop Varejo Digital: Migre o seu Negócio Físico para o Ecommerce
Celulares Lideram as Tentativas de Fraude no EcommerceCelulares Lideram as Tentativas de Fraude no Ecommerce
Locaweb Compra Mais Duas Empresas. Saiba Tudo!Locaweb Compra Mais Duas Empresas. Saiba Tudo!
Via Varejo Atinge R$ 38,8 bilhões em Vendas no Ecommerce no 4º TriVia Varejo Atinge R$ 38,8 bilhões em Vendas no Ecommerce no 4º Tri
Pagamentos com Cartões Movimentam Trilhões em 2020. Veja!Pagamentos com Cartões Movimentam Trilhões em 2020. Veja!
Conheça as 100 Empresas de Varejo Mais Valiosas!Conheça as 100 Empresas de Varejo Mais Valiosas!
Magazine Luiza Adquire VipCommerce e Mira no Varejo de AlimentosMagazine Luiza Adquire VipCommerce e Mira no Varejo de Alimentos
Uber Amplia Serviço de Entregas Para Todo o PaísUber Amplia Serviço de Entregas Para Todo o País

Footer

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

  • Sobre
  • Políticas de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.