Dizem que a primeira impressão é a que fica. Será que isso é verdade quando o assunto é vender produtos pela internet? Muitos lojistas divulgam seus produtos com imagens de pouca ou nenhuma qualidade… O resultado disso? Vendas encalhadas, claro. Mas a boa notícia nisso tudo é que esse é um problema com solução: você pode fazer um mini estúdio fotográfico em casa e ter fotos incríveis dos seus produtos!
A verdade é que fotos ruins de produtos podem ser o suficiente para afastar um cliente… Por isso, é preciso valorizar cada detalhe do seu produto, transparecendo características básicas, beleza e profissionalismo.
Para quem começa de forma enxuta e sem muitos recursos financeiros, essa é a alternativa ideal para ter fotos mais atrativas e profissionais…
E como fazer isso?
Simples: elaboramos uma lista com dicas CRUCIAIS para você ter um mini studio para fotos em casa! E ainda liberamos algumas dicas extras para você fazer imagens perfeitas para os seus produtos. Confira!
Antes de qualquer coisa, você precisa entender: a qualidade das imagens dos produtos atinge diretamente a conversão de vendas do seu negócio.
Isso porque as fotos fazem parte do primeiro contato que os possíveis clientes terão com seus produtos…
Assim, imagens bem feitas, que aparentam ser profissionais, passam mais credibilidade à sua marca e, automaticamente, aumentam a conversão de vendas…
Além disso, boas fotos aumentam o engajamento nas redes sociais e despertam o interesse das pessoas.
Então, pense dessa forma: se você trabalha com bons produtos, será preciso ter imagens que façam jus à qualidade do que você vende.
Mas atenção: isso não quer dizer que você precisa gastar altas quantias para conseguir excelentes fotos de seus produtos.
Na verdade, você pode fazer uma mini estúdio fotográfico – ou caixa para tirar fotos, se preferir. Os materiais necessários não são caros e, em relação ao custo-benefício, você vai ver que vale muito a pena contar com uma alternativa desse tipo…
Para criar um estúdio próprio para fazer fotos dos produtos, você vai precisar dos seguintes itens:
Agora, com os produtos devidamente separados, basta seguir o seguinte passo a passo:
Pronto. O seu mini estúdio fotográfico está pronto para ser utilizado!
Lembre-se apenas que o tamanho da caixa muda de acordo com a dimensão do produto que você vai fotografar..
E a mesma coisa para os materiais – como cartolina e papel manteiga: a quantidade vai variar de acordo com o tamanho da caixa.
Pensa que as dicas acabaram? Não mesmo!
Não tem jeito: fotos de produtos são cruciais para as vendas do seu negócio!
Por isso, vamos dar algumas dicas a mais para te ajudar não só na criação do seu mini estúdio fotográfico…
Mas também para você criar imagens incríveis dos seus produtos!
Seja para fotos de roupas ou demais produtos, evite o flash! Essa ferramenta pode alterar o tom das cores e causar sombras nas imagens.
A melhor pedida para fotografar produtos é a luz natural. Às vezes isso não é possível e é preciso utilizar a luz artificial… Tudo bem também. O importante é não usar o flash!
Tenha um local certo para guardar o seu mini estúdio fotográfico. Evitar movimentá-lo de um lado para o outro… Isso vai ajudar a não causar danos à estrutura do seu studio caseiro.
Além disso, você pode cobrir o mini estúdio fotográfico com um plástico ou tecido para que a poeira não comprometa os materiais que constituem a caixa fotográfica.
A ideia é: se possível, utilize câmeras fotográficas para fazer as fotos. Mas, caso você não tenha esse tipo de equipamento, sem problemas: use um smartphone!
Hoje, esses aparelhos estão tão modernos que os resultados ficam realmente muito bons!
E lembre-se: se for usar um smartphone, posicione-o na horizontal, pois isso facilitará na hora de cortar e editar a imagem.
As fotos precisam dar destaque na medida certa para o produto, sem nenhum desalinhamento no quadro geral da imagem…
Por isso, caso você utilize um smartphone, preste atenção na grade que aparece na tela do aparelho. Assim, você consegue ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto.
A pós-produção é uma etapa fundamental. Nela, é possível remover imperfeições, ajustar o contraste, a luz…
A edição de fotos serve para corrigir e aperfeiçoar detalhes das fotos de produtos.
Não sabe qual ferramenta utilizar na edição das imagens? Você pode fazer isso com Photoshop, por exemplo. Contudo, também dá para editar imagens com o próprio smartphone. Para isso, existem aplicativos como, Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt, por exemplo.
portanto, ficou claro que as fazer fotos de qualidade é um requisito básico para um Ecommerce ter uma boa apresentação dos seus produtos, certo?
Então, não perca tempo (nem dinheiro) e invista agora mesmo no seu mini studio para fotos! Você pode se surpreender com as imagens que conseguirá fazer de seus produtos…
E mais do que isso: também se surpreenderá ao ver o quanto boas imagens podem afetar diretamente os resultados de vendas do seu negócio.
Gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…