Canais de Venda

Novos hábitos de consumo impulsionam recordes no Mercado Online

O último trimestre apresentou dados surpreendentes do mercado online por conta da pandemia do Covid-19. Inclusive, muitos recordes foram batidos no período, frutos da adaptação ao novo normal e consequente mudança dos hábitos de consumo…

Este é um período comum de apresentação de balanço do desempenho de empresas de capital aberto na bolsa de valores. Exemplo disso é a divulgação de resultados de diversos Marketplaces, como Via Varejo, Magalu e Mercado Livre

E, aproveitando o momento, a Nuvemshop, empresa de criação de loja virtual, também criou um relatório com base em números internos dos últimos 90 dias…

Entre os dados destacados, está o crescimento de 64% nas buscas por Ecommerce no Brasil em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Além disso, a Nuvemshop também identificou alguns padrões de comportamento, tanto do mercado online quanto dos consumidores, que devem continuar a fazer parte do cotidiano…

Confira abaixo mais sobre esses dados:

Volume de pedidos maior do que na Black Friday

O número de pedidos feitos nas lojas virtuais da Nuvemshop em abril foi equivalente a 3,5 semanas de Black Friday, em relação ao mesmo período de 2019. Já em maio, o número chegou a ser equivalente a 5 semanas.

Além disso, se comparado o número de vendas das lojas online da Nuvemshop no primeiro trimestre de 2020 com o segundo, o aumento foi de 137%. Esse dado é bem expressivo, pois no mesmo período em 2019, o crescimento foi só de 7%.

No último trimestre, o número de transações na plataforma teve um aumento de 234%. Esse número é quase 5 vezes maior que o crescimento de 2018 para 2019.

Já em relação à criação de lojas virtuais, foram criadas 190% mais lojas do que no mesmo período em 2019 na plataforma da Nuvemshop.

Avaliando esses dados, é possível dizer que o aumento das transações foi maior do que o crescimento da criação de lojas virtuais. Ou seja, o consumo no mercado online cresceu mais do que a criação de novos negócios online.

O aumento do GMV – Volume Bruto de Mercadorias – dos lojistas da Nuvemshop foi de 171%, comparado ao mesmo período de 2019. 

Já em relação a 2020, o segundo trimestre teve um crescimento de 105% em relação ao primeiro. Em 2019, o aumento entre os trimestres foi de só 11%.

Porém, nem todos os resultados apresentem crescimento…

Cresce o Faturamento, mas diminui o Ticket Médio

Um estudo apresentado pelo Compre&Confie apontou que, em abril,  Mercado Online brasileiro teve um faturamento de 9,4 bilhões de reais. Em relação ao mesmo período de 2019, esse dado representa um crescimento de 81%.

No entanto, pelos dados apresentados no relatório da Nuvemshop, o ticket médio sofreu uma queda considerável…

Neste segundo semestre, o valor médio das compras foi 19% a menos do que em 2019. Já comparado ao primeiro trimestre de 2020, a queda foi de 14%. 

Em relação aos primeiros trimestres do ano passado, a diferença foi de apenas 4%.

Apesar dessa queda do ticket médio no mercado online, houve um aumento de 282% da frequência de compra entre o primeiro e segundo trimestre de 2020. Ou seja: apesar de gastarem menos, o consumidor acaba comprando mais vezes.

Milhões de novos consumidores no Mercado Online

Todo esse resultado apresentado pela Nuvemshop não é sem razão…

De acordo com o ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), houve um crescimento de 70% de novos usuários no Ecommerce. Esse dado é surpreendente porque, de acordo com expectativas antes da pandemia, o número atual de clientes do mercado online levaria cerca de 10 anos para ser alcançado.

No Brasil, aproximadamente 13% dos brasileiros fizeram sua primeira compra online neste último trimestre, segundo uma pesquisa da Infobase Interativa.

Esses dados mostram que a barreira inicial foi quebrada, o que aumenta as chances desses consumidores realizarem mais compras online. Inclusive, de acordo com Salesforce, 90% dos brasileiros se dizem mais propensos a comprar no Ecommerce mesmo após a pandemia…

Algo que já temos visto acontecer na prática com a reabertura do comércio físico, que não tem movimentado tantos clientes quanto era esperado, enquanto o Ecommerce continua crescendo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago