Mercado de Ecommerce

Mercado Livre Mais que Triplica os Lucros no 2º Trimestre

A expectativa para a divulgação do balanço do 2º trimestre do Mercado Livre já era grande, mas os dados divulgados nesta segunda-feira (10) chamaram a atenção de todo o mercado… A companhia argentina mais que triplicou seus lucros no período de abril a junho

Recentemente, o Mercado Livre foi anunciado como maior empresa da América Latina, superando em valor de mercado gigantes brasileiras como Vale e Petrobras.

Diante disso, já era de se esperar um resultado bem animador para o 2º trimestre…

Mas o que ninguém imaginava era que o balanço fosse ser tão positivo, como vou te explicar em mais detalhes ao longo deste artigo. 

Balanço do 2º Trimestre

O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira (10) o faturamento de US$ 878,4 milhões no 2º trimestre deste ano, finalizado em 30 de junho.

O resultado representa uma alta de 123,4% em relação ao trimestre anterior…

O lucro bruto atingiu US$ 427,2 milhões, com uma margem de 48,6% – ligeiramente abaixo dos 50% registrados no segundo trimestre de 2019.

Mas não só isso…

Outros três fatores também chamaram a atenção pelo crescimento:

  • Número de usuários ativos: com um crescimento de 45,2% em comparação anual, atingindo 51,1 milhões;
  • Número de itens vendidos avançou 101,4%, marcando 178,5 milhões.
  • Vendas totais de vendedores do marketplace: somaram US$ 5 bilhões, representando uma alta de 48,5%.

Segundo Stelleo Tolda, COO e vice-presidente executivo do Mercado Livre na América Latina, o resultado animador é motivado pela mudança nos hábitos de consumo das pessoas durante a pandemia:

“A pandemia motivou mudanças significativas no comportamento do consumidor, que se traduziram em um novo marco na penetração do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais na América Latina”, disse. 

Diminuição da Dependência dos Correios

O  sucesso da logística do Mercado Livre foi outro ponto que chamou a atenção do balanço trimestral…

Mesmo com as restrições de deslocamento impostas pela pandemia, a Mercado Envios, unidade de logística do Mercado Pago, todos do grupo Mercado Livre, despachou 157,7 milhões de itens no 2º trimestre, representando uma alta de 124,2% em relação ao mesmo período de 2019.

Isso simboliza uma diminuição da dependência do Mercado Livre dos serviços dos Correios De acordo com Pedro Arnt, diretor financeiro do Mercado Livre, a ideia é depender cada vez menos

“Conseguimos diminuir nossa dependência dos Correios porque estamos incrementando nossa divisão Meli Logistics. A ideia é depender cada vez menos de grandes empresas de transporte e mais de pequenas transportadoras e dos serviços do tipo last-mile“, afirmou.

Queda na Margem Líquida Não é Motivo para Preocupação

Apesar dos resultados mais positivos do balanço, um ponto chamou a atenção negativamente: a queda da margem líquida, que ficou em 48,6% no 2º trimestre, contra 50% um ano antes.

Contudo, esse movimento de queda nas ações não ocorre apenas com a companhia argentina…

Outras empresas concorrentes estão enfrentando o mesmo cenário:

  • Magazine Luiza: 5%;
  • Via Varejo: 3%;
  • B2W: 2%.

Mesmo diante com a queda na margem líquida, é inegável o poder do Mercado Livre no comércio digital nos últimos anos…

Atualmente, o Mercado Livre vende cerca 23 produtos por SEGUNDO, resultado do volume de clientes e variedade de lojistas no canal. Recentemente, a aposta em lojas oficiais (mais de 1.300) também contribuiu para a maior confiança e abrangência deste shopping virtual.

Por isso, independentemente da queda da margem líquida, o crescimento do Mercado Livre é exponencial

Não é à toa que, hoje, o marketplace representa uma das maiores oportunidades de compra e venda para empreendedores do Brasil e de toda a América Latina.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago