A expectativa para a divulgação do balanço do 2º trimestre do Mercado Livre já era grande, mas os dados divulgados nesta segunda-feira (10) chamaram a atenção de todo o mercado… A companhia argentina mais que triplicou seus lucros no período de abril a junho.
Recentemente, o Mercado Livre foi anunciado como maior empresa da América Latina, superando em valor de mercado gigantes brasileiras como Vale e Petrobras.
Diante disso, já era de se esperar um resultado bem animador para o 2º trimestre…
Mas o que ninguém imaginava era que o balanço fosse ser tão positivo, como vou te explicar em mais detalhes ao longo deste artigo.
O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira (10) o faturamento de US$ 878,4 milhões no 2º trimestre deste ano, finalizado em 30 de junho.
O resultado representa uma alta de 123,4% em relação ao trimestre anterior…
O lucro bruto atingiu US$ 427,2 milhões, com uma margem de 48,6% – ligeiramente abaixo dos 50% registrados no segundo trimestre de 2019.
Mas não só isso…
Outros três fatores também chamaram a atenção pelo crescimento:
Segundo Stelleo Tolda, COO e vice-presidente executivo do Mercado Livre na América Latina, o resultado animador é motivado pela mudança nos hábitos de consumo das pessoas durante a pandemia:
“A pandemia motivou mudanças significativas no comportamento do consumidor, que se traduziram em um novo marco na penetração do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais na América Latina”, disse.
O sucesso da logística do Mercado Livre foi outro ponto que chamou a atenção do balanço trimestral…
Mesmo com as restrições de deslocamento impostas pela pandemia, a Mercado Envios, unidade de logística do Mercado Pago, todos do grupo Mercado Livre, despachou 157,7 milhões de itens no 2º trimestre, representando uma alta de 124,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Isso simboliza uma diminuição da dependência do Mercado Livre dos serviços dos Correios De acordo com Pedro Arnt, diretor financeiro do Mercado Livre, a ideia é depender cada vez menos
“Conseguimos diminuir nossa dependência dos Correios porque estamos incrementando nossa divisão Meli Logistics. A ideia é depender cada vez menos de grandes empresas de transporte e mais de pequenas transportadoras e dos serviços do tipo last-mile“, afirmou.
Apesar dos resultados mais positivos do balanço, um ponto chamou a atenção negativamente: a queda da margem líquida, que ficou em 48,6% no 2º trimestre, contra 50% um ano antes.
Contudo, esse movimento de queda nas ações não ocorre apenas com a companhia argentina…
Outras empresas concorrentes estão enfrentando o mesmo cenário:
Mesmo diante com a queda na margem líquida, é inegável o poder do Mercado Livre no comércio digital nos últimos anos…
Atualmente, o Mercado Livre vende cerca 23 produtos por SEGUNDO, resultado do volume de clientes e variedade de lojistas no canal. Recentemente, a aposta em lojas oficiais (mais de 1.300) também contribuiu para a maior confiança e abrangência deste shopping virtual.
Por isso, independentemente da queda da margem líquida, o crescimento do Mercado Livre é exponencial…
Não é à toa que, hoje, o marketplace representa uma das maiores oportunidades de compra e venda para empreendedores do Brasil e de toda a América Latina.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…