O Mercado Livre anunciou recentemente algumas novidades em suas tarifas e nas diretrizes para a realização de anúncios no marketplace. A iniciativa segue um padrão já comum em outros marketplaces, como Magalu e Amazon, e tem impacto direto nos vendedores…
Quem vende no Mercado Livre sabe bem que já é uma prática recorrente os anúncios pagos para os produtos divulgados na plataforma… Até aí, nenhuma novidade.
Contudo, alguns ajustes foram feitos recentemente não só no que diz respeito aos anúncios, mas também sobre a tarifa de frete grátis, como vou te mostrar adiante…
Antes de te esclarecer as recentes mudanças feitas pelo Mercado Livre, acho importante você ter um breve panorama de como funciona o processo de anúncios pelo marketplace até o momento. Dá só uma conferida a seguir…
Existiam, até então, três tipos de anúncios de produtos para os vendedores que utilizam a plataforma. Veja só:
A tabela abaixo mostra tudo sobre os anúncios em mais detalhes:
Essas regras já estão em vigor há um bom tempo no marketplace…
Só que, talvez impulsionada pelo grande crescimento do varejo digital nos últimos meses, o Mercado Livre implementou alguns ajustes para a realização de anúncios…
O Mercado Livre divulgou algumas mudanças na prática dos anúncios do Marketplace, que entrarão em vigor no dia 20 de agosto. São elas:
Na prática, o que tudo isso significa?
O valor mínimo pago pelo anúncios anteriormente era o de R$ 6, depois do reajuste, será R$7.
Antes, o frete grátis (como você pode ver na tabela) era oferecido para os consumidores em compras acima de R$ 120,00…
A partir do dia 20 de agosto será, então, de R$ 99.
Por últimos, mas não menos importante: não há mais tarifas fixas para os anúncios Clássico e Premium. Agora, cada categoria apresentará um valor.
Abaixo, há uma lista com alguns dos percentuais para produtos novos e usados, conforme a categoria e o tipo de anúncio escolhido:
Depende. No caso dos calçados, houve um aumento na tarifa cobrada, de 11% para 14%, no Clássico, e 16% para 19%, no Premium, por exemplo.
Entretanto, outras categorias tiveram uma redução na tarifa…
Computadores, Impressoras e Televisores (e todas as outras categorias com a setinha verde na tabela acima, que são ligadas à tecnologia) são exemplos disso.
Ao que tudo indica, esse movimento de ajustar as taxas de acordo com as categorias é uma tendência no mercado para equilibrar o percentual de tarifas com base no preço médio dos produtos…
Entre as líderes do setor, a Amazon, a Magazine Luiza e as empresas da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) já trabalham com preços por categorias.
Com essa mudança feita pelo Mercado Livre, agora apenas as empresas da B2W (Lojas Americanas, Submarino etc) que não praticam essa opção…
Quem sabe futuramente a taxação por categoria também não seja alvo de mudança para o grupo.
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