Marketplace

Mercado Livre divulga mudanças em tarifas e anúncios. Entenda

O Mercado Livre anunciou recentemente algumas novidades em suas tarifas e nas diretrizes para a realização de anúncios no marketplace. A iniciativa segue um padrão já comum em outros marketplaces, como Magalu e Amazon, e tem impacto direto nos vendedores

Quem vende no Mercado Livre sabe bem que já é uma prática recorrente os anúncios pagos para os produtos divulgados na plataforma… Até aí, nenhuma novidade.

Contudo, alguns ajustes foram feitos recentemente não só no que diz respeito aos anúncios, mas também sobre a tarifa de frete grátis, como vou te mostrar adiante…

Antes de te esclarecer as recentes mudanças feitas pelo Mercado Livre, acho importante você ter um breve panorama de como funciona o processo de anúncios pelo marketplace até o momento. Dá só uma conferida a seguir…

Como funciona os anúncios no Mercado Livre Brasil

Existiam, até então, três tipos de anúncios de produtos para os vendedores que utilizam a plataforma. Veja só:

  • Grátis: baixa exposição e sem custo;
  • Clássico: média exposição e 11% de comissão por venda;
  • Premium: alta exposição e 16% de comissão por venda.

A tabela abaixo mostra tudo sobre os anúncios em mais detalhes:

Essas regras já estão em vigor há um bom tempo no marketplace…

Só que, talvez impulsionada pelo grande crescimento do varejo digital nos últimos meses, o Mercado Livre implementou alguns ajustes para a realização de anúncios… 

Novidades no cálculo de tarifas e no preço mínimo do anúncio

O Mercado Livre divulgou algumas mudanças na prática dos anúncios do Marketplace, que entrarão em vigor no dia 20 de agosto. São elas:

  • O preço mínimo para anunciar será de R$ 7;
  • Agora, somente os produtos abaixo de R$ 99,00 pagarão o custo fixo de R$ 5,00 além da tarifa do Clássico e Premium;
  • A tarifa de venda mudará conforme a categoria em que anuncie e o tipo de anúncio.

Na prática, o que tudo isso significa?

O valor mínimo pago pelo anúncios anteriormente era o de R$ 6, depois do reajuste, será R$7.

Antes, o frete grátis (como você pode ver na tabela) era oferecido para os consumidores em compras acima de R$ 120,00…

A partir do dia 20 de agosto será, então, de R$ 99. 

Por últimos, mas não menos importante: não há mais tarifas fixas para os anúncios Clássico e Premium. Agora, cada categoria apresentará um valor. 

Abaixo, há uma lista com alguns dos percentuais para produtos novos e usados, conforme a categoria e o tipo de anúncio escolhido:

Ficou mais caro anunciar no Mercado Livre?

Depende. No caso dos calçados, houve um aumento na tarifa cobrada, de 11% para 14%, no Clássico, e 16% para 19%, no Premium, por exemplo.

Entretanto, outras categorias tiveram uma redução na tarifa… 

Computadores, Impressoras e Televisores (e todas as outras categorias com a setinha verde na tabela acima, que são ligadas à tecnologia) são exemplos disso.

Ao que tudo indica, esse movimento de ajustar as taxas de acordo com as categorias é uma tendência no mercado para equilibrar o percentual de tarifas com base no preço médio dos produtos… 

Entre as líderes do setor, a Amazon, a Magazine Luiza e as empresas da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) já trabalham com preços por categorias. 

Com essa mudança feita pelo Mercado Livre, agora apenas as empresas da B2W (Lojas Americanas, Submarino etc) que não praticam essa opção… 

Quem sabe futuramente a taxação por categoria também não seja alvo de mudança para o grupo.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago