Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Mais uma boa oportunidade de vendas à vista: agora, o Google Shopping será gratuito para os lojistas brasileiros que querem expor seus produtos na ferramenta. Há alguns meses o serviço passou a não ter custos para vendedores dos Estados Unidos… E a ideia do Google era levar essa iniciativa para outros países também. O Brasil, claro, saiu na frente nesse sentido.
A escolha pelo país não foi à toa, quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe como as vendas do segmento cresceram exponencialmente nos últimos meses…
Diante disso, agora os lojistas terão mais um canal para disponibilizarem seus produtos e, o melhor de tudo, sem custos…
Ao longo do artigo, vou explicar tudo sobre a gratuidade do Google Shopping e apresentar números recentes do Ecommerce nacional. Além de também mostrar sobre as últimas ações do Google para sua expansão no mercado. Confira!
Google Shopping Brasil agora é gratuito!
A Google anunciou na última terça-feira (6), que os vendedores poderão disponibilizar os seus produtos à venda no Google Shopping de forma gratuita.
A ideia da empresa é ajudar os lojistas a venderem mais e, claro, os consumidores a encontrarem ainda mais produtos mais facilmente….
O serviço gratuito ficará disponível a partir deste mês mesmo…
Diante disso, o Google Shopping surge como mais uma oportunidade de vendas para os lojistas…
Um ponto positivo do Google Shopping é que os anúncios já contam com as imagens, valores e a disponibilidade em estoque dos produtos.
Até o momento, se um empresário de Ecommerce quisesse exibir seus produtos na aba do Google Shopping, era necessário fazer um upload das informações por meio do Merchant Center. E, depois disso, criar campanhas no Google Ads…
Com a novidade, basta que o vendedores utilizem as listagens gratuitas do Google Shopping também pelo Merchant Center. Contudo, agora todo o processo será gratuito, independentemente de os Ecommerces fazerem ou não campanhas no Google Ads.
Assimo, o plano de fazer com que as listagens do Google Shopping fossem gratuitas já havia sido traçado pelo Google antes da pandemia. Contudo, devido ao avanço do Ecommerce brasileiro nos últimos meses, o projeto acabou sendo adiantado em alguns anos…
E quando o assunto é o crescimento do Ecommerce, acredite, não é pouca coisa…
Para você ter uma ideia, o setor teve a maior alta em 20 anos. Só no 1º semestre, houve uma expansão de 40% no número de usuários, além de um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
Dessa forma, em meio a todo esse cenário extremamente animador, o objetivo do Google é que os consumidores tenham acesso à mesma variedade de produtos nos meios digitais que nos canais de venda físicos.
Sobre a iniciativa, inclusive, Bill Ready, presidente global de Commerce do Google, completou:
“Consumidores podem encontrar o que estão procurando, com opções mais amplas, e varejistas conseguem se engajar com seus clientes em um ambiente digital”.
E tudo isso faz parte de um movimento da empresa em expandir ainda mais os serviços do Google Shopping ao redor do mundo…
Expansão do Google Shopping
Há algum tempo a Google vem lançando uma série de medidas para atuar no mercado online de forma ainda mais competitiva…
Há alguns meses, a empresa norte-americana lançou o Shoploop, plataforma interativa que centraliza todo o processo de compra e venda online…
E, recentemente, o Google Shopping apresentou outra novidade: a interação entre o Maps e o Shopping…
Na prática, os usuários podem encontrar itens em lojas próximas de sua localização. Isso, não é bom só para os consumidores, mas para os lojistas também, já que muitas vezes os fatores distância e tempo pode atrapalhar as vendas.
Contudo, quanto essa questão sobre o Google Shop, a empresa norte-americana quer ir além…
Nos Estados Unidos, por exemplo, a ferramenta foi disponibilizada gratuitamente para os lojistas em abril deste ano…
Mas está enganado quem pensa que esta estratégia não tem um outro motivo vital para ter acontecido.
A verdade é que, pelo menos nos EUA,o Google não tem um desempenho tão bom assim quando o assunto é pesquisas iniciais por produtos…E, em contrapartida, a Amazon EUA lidera com folga nesse sentido.
Assim, acredita-se que a iniciativa de deixar o Google Shopping de forma gratuita para os varejista do país nada mais é do que uma tentativa de frear a Amazon!
E aqui no Brasil, claro, aproveitar todo o potencial avassalador de vendas que o Ecommerce brasileiro está apresentando atualmente.
Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.