Wilson Catelã, que era camelô na rua 25 de Março, em São Paulo, transformou a sua vida vendendo chapéus ao lado do seu filho. Hoje, eles faturam R$ 250 mil por mês. Mas o que chama a atenção é que tudo isso foi feito online, em um ambiente totalmente diferente ao que ele estava acostumado.
Apesar do sucesso da Chapéus 25 – nome que faz referência à 25 de março -, foi um longo trajeto até Wilson Catelã, de 62 anos, acertar o seu modelo de negócio.
Sua primeira tentativa de venda foi com doces para contribuir em casa. Depois, decidiu trabalhar com frutas. Por 20 anos, esse era o seu produto ao vender nas ruas. Demorou bastante tempo para aprender a lidar com dinheiro, administrar negócios e aproveitar as oportunidades.
Quando as frutas deixaram de ajudar, Wilson trocou a mercadoria por óculos de sol e, depois, para bonés. Mas o seu grande desejo era trabalhar com chapéus, já que era um grande fã de Charlie Chaplin.
Foi só em 2000 que viu uma oportunidade de vender o que queria.
Wilson aproveitou a queda nos preços de chapéus para importar os produtos.
O sucesso foi absoluto e, alguns anos depois, Wilson comprou a loja que ficava em frente ao seu ponto de venda.
A melhor exposição dos seus produtos na vitrine trouxe maiores resultados para o seu negócio.
Em 3 meses, ele conseguiu quitar o valor do investimento.
Na mesma época, seu filho começou a ajudá-lo no negócio e trouxe a grande ideia que faria a Chapéu 25 se lançar de vez no mercado: vender os produtos na internet.
Desde que lançou a marca no Comércio Digital, o negócio já chegou a um faturamento mensal de R$250 mil.
Nas redes sociais, a loja é só sucesso. São mais 45 mil seguidores no Instagram, além do Facebook, Twitter e Pinterest. O site também funciona como uma forma de trazer os produtos para clientes fora de São Paulo.
A família investe bastante em marketing digital, mantendo as redes sociais atualizadas e implementando técnicas de SEO. Assim, focam em conquistar mais e mais clientes.
Hoje, 40% das vendas mensais da loja são feitas através do E-commerce.
Com o crescimento, a loja física conta agora com a ajuda de 14 funcionários e vende produtos de até R$350.
Hoje em dia, se você quiser ter um negócio que gere um faturamento tão alto quanto o da Chapéu 25, é essencial trabalhar no valor da sua marca e deixá-la exposta para o maior número de pessoas possível.
É comum vermos as pessoas – principalmente jovens – considerarem que chapéus são bregas. Mas a marca luta diariamente contra essa objeção.
Olhando rapidamente na página do Instagram da Chapéu 25, por exemplo, vemos uma identidade visual bem moderna, com modelos bonitos, frases inspiradoras, postagens engraçadas com animais usando os chapéus…
Tudo para mostrar que vale muito a pena comprar um produto na loja.
Além disso, sem a exposição da marca na internet, o negócio não cresceria tanto… Apenas os paulistas que morassem perto da 25 de Março comprariam os produtos.
Hoje, pessoas de estados e cidades diferentes fazem encomenda, contribuindo para o faturamento da loja.
Se você tem uma loja física ou simplesmente deseja começar a vender online o que já tem em casa, pode dar o primeiro passo agora.
Assistindo à aula gratuita do Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e especialista em Comércio Digital, você vai conhecer a um Método Exclusivo capaz de alavancar o seu Negócio e te fazer alcançar – e até ultrapassar – os 10 mil em faturamento em 3 meses.
Confira:
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