A Magazine Luiza sempre foi um nome popular no mercado, mas, desde 2019, com o foco na parte de marketplace, a empresa tem investido pesado para bater de frente com seus principais concorrentes e ganhar mais espaço. E essa estratégia tem foco, especialmente, na compra de outras empresas no modelo de marketplace com nome forte e conhecimento do negócio.
Deixa eu te explicar como isso está funcionando…
A primeira coisa que você pode se perguntar é a razão pela qual a Magalu está comprando outras empresas.
A Magazine Luiza é divida em duas partes: a que vende produtos próprios e a que abriga produtos de terceiros, num modelo de marketplace. O sistema é extremamente lucrativo, porque a empresa consegue abrigar outros lojistas e produtos, ganhando um percentual sobre cada venda concluída.
O que aumenta o potencial de lucro da empresa.
Só que, no Brasil, existem outros grandes players que apostam no mesmo sistema: Submarino, Americanas, Mercado Livre, Amazon, Netshoes…
Players que possuem um share maior de mercado do que a Magalu.
Sabendo disso, dá para entender que uma parte da estratégia da Magalu em comprar empresas é justamente utilizá-las para…
E foi justamente o que aconteceu.
Quando, em 2019, a Magalu comprou a Netshoes, não só aumentou o valor da marca na bolsa, como teve acesso à expertise de um novo setor (esportes), expandiu o leque de clientes e aumentou o potencial de alcance da marca. Além disso, deu um passo para brigar com seus concorrentes mais fortes.
E aquisição da Estante Virtual, que aconteceu este ano, aconteceu por uma razão semelhante.
Em sua estratégia para entrar nesse ramo, empresa comprou a Estante Virtual, marketplace de livros usados da Livraria Cultura. O valor investido nessa compra foi 31 milhões de reais (abaixo do esperado, que era 44 milhões).
Com a nova aquisição, a Magalu amplia o catálogo de produtos no Ecommerce, indo além da venda de eletrodomésticos e produtos para casa. Além disso, ao agregar mais uma plataforma digital, a empresa vai ao encontro do seu propósito de estar presente em diversos canais, principalmente em vendas online.
Mas por que a Estante Virtual?
A plataforma da Magazine Luiza passou a vender livros no ano passado, comprando de editoras e vendendo em sua loja virtual. Com a Estante Virtual, a empresa ganha mais força para bater de frente com a principal concorrente do segmento, a Amazon.
Antes da aquisição, a Magalu já possuía 14 mil vendedores de livros em sua plataforma. Com o 6 mil vendedores a mais do marketplace adquirido, passa a ofertar itens de mais de 20 mil comerciantes.
O acréscimo de novos vendedores também aumenta o número de clientes da empresa, que podem ser clientes em potencial de outros produtos, além dos livros.
Confira abaixo algumas visões estratégicas da Magazine Luiza.
A empresa começou a vender livros no ano passado, comprados de editoras, e percebeu que o público deste segmento possui um lifetime value – métrica que define o valor do ciclo de vida do consumidor – alto. Além disso, são consumidores mais qualificados, que lêem emails, lêem os pushs do app no smartphone e compram itens de ticket mais alto.
Só que, com essa experiência, a Magazine Luiza notou que vender livros novos não traz lucro real. Assim, decidiu apostar no marketplace que reúne o maior acervo de sebos do Brasil, a Estante Virtual.
Essa aquisição é essencial para competir com a Amazon, que é o principal marketplace do setor de livros.
Além de ser uma estratégia de combate a Amazon, a Magazine Luiza quer enfrentar a líder de vendas no Brasil, a B2W – marketplace da fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas.com.
Fora isso, o novo público dentro da plataforma da empresa amplia a base de dados da Magalu, abrindo a possibilidade para estratégias mais certeiras a partir das informações sobre o comportamento dos clientes.
Com isso, a varejista poderá ofertar toda a sua gama de produtos e soluções a um público que ainda não tinha alcançando.
Toda essa estratégia e ampliação da Magazine Luiza está tomando irá incomodar também os marketplaces e lojas menores e que estão passando por dificuldades, como é o caso da Saraiva.
Com a incorporação da Estante Virtual à plataforma, a varejista tem tudo para sair à frente deles, principalmente na questão de logística. Hoje, a Magalu possui uma logística de entrega muito eficiente, composta por 17 centros de distribuição e mais de 1.100 lojas físicas.
Desde a sua criação, a Magalu entendeu a importância e potencial do Ecommerce no seu negócio. Para isso, analisou o seu mercado, entendeu seu público e criou estratégias para conseguir ser a grande empresa que é hoje.
E a Magalu é apenas uma das grandes empresas que dominam o mercado de marketplaces.
Agora você entendeu o potencial que as lojas virtuais têm e o quanto pode fazer o seu negócio crescer…
E uma ótima estratégia para aumentar SUAS vendas sem gastar rios de dinheiro com lojas virtuais caríssimas, além de já ter uma base com centenas de clientes em potencial, é começar a vender nos marketplaces, como o da Magalu.
Se você quer vender online e alavancar seu negócio, aprenda o passo a passo para vender seus produtos nos maiores marketplaces do país…
No Treinamento Marketplace na Prática, você vai aprender a ter resultados de 7 dígitos utilizando a força dos marketplaces, sem precisar de nenhuma estrutura extra.
Clique e Saiba mais sobre o treinamento!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…