Caso de sucesso

Empresária brasileira é reconhecida por Mark Zuckerberg

É isso mesmo que você leu. A paulista Isabela Lepera vendeu tanto na sua loja no Facebook e no Whatsapp que o dono das plataformas, Mark Zuckerberg, ao fazer uma conferência nos Estados Unidos, usou o negócio dela como um exemplo a ser seguido.

Confira mais sobre esse caso de sucesso e como uma jovem do interior de São Paulo conseguiu resultados impressionantes vendendo Cupcake online.

O início do Cupcakes by Isa

A Isabela Lepera, como muitos jovens brasileiros, decidiu que iria fazer uma faculdade e seguir a uma carreira tradicional. Assim, saiu da casa dos pais em Ribeirão Preto e foi cursar Direito em Franca.

Porém, em 2012, no meio do curso, ela percebeu que esse não era o seu maior sonho…

Ainda perdida nas escolhas, ela decidiu começar a vender doces para ganhar um dinheiro extra e poder se distrair com um Hobby. Assim, testou em casa uma receita de bolo da avó e foi fazer a sua primeira venda.

Na época, os Cupcakes em febre no Brasil. A Isa percebeu essa demanda e começou a preparar os doces para amigos e familiares.

Mas dois anos se passaram, chegou a formatura e a vida estava cobrando uma decisão dela:

  • Seguir a carreira em Direito ou
  • Empreender

Depois da formatura, voltou para a casa dos seus pais em Ribeirão Preto,continuou trabalhando como advogada e, paralelamente, também se capacitou para transformar o seu Hobby em um verdadeiro negócio.

Como cresceu

Para começar a ganhar dinheiro, a sua primeira estratégia foi deixar o seu negócio mais profissional, estudando sobre confeitaria e aprendendo novas receitas.

Foram dois anos aprendendo, lendo livros, treinando e fazendo cursos para se profissionalizar em gestão de alimentos.

Em 2016, ela pôde abandonar a advocacia para focar completamente no seu negócio, o Cupcakes by Isa.

Com uma fanpage no Facebook e aceitando pedidos pelos Whatsapp, ela cuidou de todas as áreas sozinha, desde o atendimento até a produção dos doces.

As redes sociais são o seu canal de venda e o meio de divulgação. Sem ter uma loja virtual, a Isa fecha 60% das vendas pelo Whatsapp.

Na sua página do Facebook, a primeira postagem que você encontra é o cardápio da loja, falando um pouco sobre o negócio e como funcionam os pedidos.

Além disso, ela usa o perfil para divulgar todos os seus doces e não abre mão de postar conteúdo.

Por exemplo, regularmente a Isa publica uma postagem chamada “Cupcakes no Cinema”. Os clientes mandam indicações de personagens em filmes e séries que produzem doces e ela posta sobre eles falando um pouco do programa.

Fama Internacional

Até o Whatsapp Business chegar no Brasil, a Isa tinha que se virar para conseguir responder a todo mundo a tempo.

Até, que finalmente, em 2018, o recurso chegou ela não perdeu tempo para começar a usar as vantagens para o seu negócio.

Com ele, a empreendedora pôde gerar respostas automáticas e economizar tempo, inserir informações úteis, como: endereço, descrição, classificação da empresa, e-mail e site, separar os contatos pessoais com os profissionais…

A plataforma só trouxe benefícios para ela e, alguns meses depois de usar o recurso, o Whatsapp enviou uma pesquisa de satisfação para ela responder.

O formulário em questão continha perguntas sobre o negócio, como foi a trajetória e quais resultados ela tinha conseguido. 

Ela, por saber a importância de um Feedback, decidiu responder. Mal sabia que uma simples ação poderia se tornar em algo grandioso para o seu negócio…

Meses depois, ela foi procurada pelos representantes do Facebook Brasil, interessados na sua história.

Eles gostaram tanto de como ela usava as plataformas para manter o E-commerce que marcaram uma entrevista para ela ser destaque no blog no Whatsapp.

Mais tarde, deram a grande notícia que faria com que fosse reconhecida internacionalmente…

Contaram que seria citada na conferência do Facebook, pelo dono das duas plataformas, o Mark Zuckerberg. 

No evento, ela foi citada pelo bilionário como um exemplo de empreendedora que tem usado as plataformas do jeito certo. 

O próprio criador do Facebook ficou impressionado com o trabalho de uma jovem do interior de São Paulo… isso não é uma história que vemos todos os dias. 

Hoje, a Isa vende sozinha 150 cupcakes por mês, além de brownies, tortinhas e donuts. No ano passado, teve um crescimento de 37% e a expectativa é de crescer ainda mais. 

O que podemos aprender com Cupcakes by Isa

Algumas atitudes que a empresária tomou levaram ela para o sucesso, como:

 

  • Pesquisa de mercado

 

Antes de começar o seu negócio, em 2012, a Isa sabia que queria trabalhar com confeitaria, mas não sabia em qual produto deveria focar.

Foi prestando atenção e fazendo uma pesquisa de mercado que ela entendeu que fazer cupcakes seria mais lucrativo do que outros produtos.

No início, quando não se tem muito dinheiro, é extremamente importante entender se o seu produto tem demanda ou não.

Mas, conforme o capital entra, é possível expandir a quantidade de produtos. E foi o que a Isa fez. Na época, os cupcakes eram uma febre, e assim, conseguiu o sucesso tão esperado.

Hoje, os cupcakes nem são os mais comprados. A demanda mudou e os seus produtos mais vendidos são as “pizzas de brownie”. 

Talvez daqui a 5 anos as tortinhas passem a ser mais vendidas, ou o Cupcake vai voltar a ser mais famoso… não dá pra saber. 

O que devemos fazer é nos manter atualizados, de todas as formas possíveis. Isso tem a ver com a segunda atitude que ela tomou…

 

  • Aproveitar as redes sociais

 

Sem o mercado digital, ia ser bem mais difícil para o negócio da Isa crescer. Ela teria que pagar aluguel de uma loja física, contas, funcionários, imposto…

Ou seja, talvez ela ainda estivesse trabalhando com advocacia e sendo infeliz profissionalmente.

Mas a internet e as redes sociais possibilitaram que ela conseguisse lançar o seu negócio com o mínimo custo e conquistar o seu sonho.

E usou tão bem as plataformas que o próprio Mark Zuckerberg a citou como um exemplo a ser seguido. Provavelmente, foi uma das maiores realizações para o Cupcake by Isa.

Ela usa as plataformas como canais de vendas, produz conteúdo, mantém contato com os clientes… elas são a base do negócio.

 

  • Se capacitar

 

Quando a Isa percebeu que havia uma oportunidade para transformar o seu Hobby em uma forma de ganhar dinheiro, sua primeira atitude foi se capacitar.

Ela estudou confeitaria por 2 anos, se tornou uma profissional em gestão de alimentos e depois disso nunca parou de se atualizar e se manter por dentro do mercado.

Investir em si mesmo também é investir na marca. Afinal, quem comanda e representa ela é você. 

Invista como a Isa

Se ela não estudasse todas as áreas do seu negócio – desde a produção dos produtos até a gestão – talvez Mark Zuckerberg não se impressionasse.

A Isa trabalha sozinha. Ou seja, ela teve que aprender sobre todas as etapas para ter um E-commerce sem se prejudicar.

E ela não é a única. Muitas pessoas começam a estudar para começar um negócio e obtém fantástico resultados como a Isa.

Nós podemos te ajudar com isso.

Assistindo à aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, você vai aprender a ter um negócio de maneira segura, com lucro e que vende todos os dias.

Confira agora e crie o seu E-commerce!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago