É isso mesmo que você leu. A paulista Isabela Lepera vendeu tanto na sua loja no Facebook e no Whatsapp que o dono das plataformas, Mark Zuckerberg, ao fazer uma conferência nos Estados Unidos, usou o negócio dela como um exemplo a ser seguido.
Confira mais sobre esse caso de sucesso e como uma jovem do interior de São Paulo conseguiu resultados impressionantes vendendo Cupcake online.
A Isabela Lepera, como muitos jovens brasileiros, decidiu que iria fazer uma faculdade e seguir a uma carreira tradicional. Assim, saiu da casa dos pais em Ribeirão Preto e foi cursar Direito em Franca.
Porém, em 2012, no meio do curso, ela percebeu que esse não era o seu maior sonho…
Ainda perdida nas escolhas, ela decidiu começar a vender doces para ganhar um dinheiro extra e poder se distrair com um Hobby. Assim, testou em casa uma receita de bolo da avó e foi fazer a sua primeira venda.
Na época, os Cupcakes em febre no Brasil. A Isa percebeu essa demanda e começou a preparar os doces para amigos e familiares.
Mas dois anos se passaram, chegou a formatura e a vida estava cobrando uma decisão dela:
Depois da formatura, voltou para a casa dos seus pais em Ribeirão Preto,continuou trabalhando como advogada e, paralelamente, também se capacitou para transformar o seu Hobby em um verdadeiro negócio.
Para começar a ganhar dinheiro, a sua primeira estratégia foi deixar o seu negócio mais profissional, estudando sobre confeitaria e aprendendo novas receitas.
Foram dois anos aprendendo, lendo livros, treinando e fazendo cursos para se profissionalizar em gestão de alimentos.
Em 2016, ela pôde abandonar a advocacia para focar completamente no seu negócio, o Cupcakes by Isa.
Com uma fanpage no Facebook e aceitando pedidos pelos Whatsapp, ela cuidou de todas as áreas sozinha, desde o atendimento até a produção dos doces.
As redes sociais são o seu canal de venda e o meio de divulgação. Sem ter uma loja virtual, a Isa fecha 60% das vendas pelo Whatsapp.
Na sua página do Facebook, a primeira postagem que você encontra é o cardápio da loja, falando um pouco sobre o negócio e como funcionam os pedidos.
Além disso, ela usa o perfil para divulgar todos os seus doces e não abre mão de postar conteúdo.
Por exemplo, regularmente a Isa publica uma postagem chamada “Cupcakes no Cinema”. Os clientes mandam indicações de personagens em filmes e séries que produzem doces e ela posta sobre eles falando um pouco do programa.
Até o Whatsapp Business chegar no Brasil, a Isa tinha que se virar para conseguir responder a todo mundo a tempo.
Até, que finalmente, em 2018, o recurso chegou ela não perdeu tempo para começar a usar as vantagens para o seu negócio.
Com ele, a empreendedora pôde gerar respostas automáticas e economizar tempo, inserir informações úteis, como: endereço, descrição, classificação da empresa, e-mail e site, separar os contatos pessoais com os profissionais…
A plataforma só trouxe benefícios para ela e, alguns meses depois de usar o recurso, o Whatsapp enviou uma pesquisa de satisfação para ela responder.
O formulário em questão continha perguntas sobre o negócio, como foi a trajetória e quais resultados ela tinha conseguido.
Ela, por saber a importância de um Feedback, decidiu responder. Mal sabia que uma simples ação poderia se tornar em algo grandioso para o seu negócio…
Meses depois, ela foi procurada pelos representantes do Facebook Brasil, interessados na sua história.
Eles gostaram tanto de como ela usava as plataformas para manter o E-commerce que marcaram uma entrevista para ela ser destaque no blog no Whatsapp.
Mais tarde, deram a grande notícia que faria com que fosse reconhecida internacionalmente…
Contaram que seria citada na conferência do Facebook, pelo dono das duas plataformas, o Mark Zuckerberg.
No evento, ela foi citada pelo bilionário como um exemplo de empreendedora que tem usado as plataformas do jeito certo.
O próprio criador do Facebook ficou impressionado com o trabalho de uma jovem do interior de São Paulo… isso não é uma história que vemos todos os dias.
Hoje, a Isa vende sozinha 150 cupcakes por mês, além de brownies, tortinhas e donuts. No ano passado, teve um crescimento de 37% e a expectativa é de crescer ainda mais.
Algumas atitudes que a empresária tomou levaram ela para o sucesso, como:
Antes de começar o seu negócio, em 2012, a Isa sabia que queria trabalhar com confeitaria, mas não sabia em qual produto deveria focar.
Foi prestando atenção e fazendo uma pesquisa de mercado que ela entendeu que fazer cupcakes seria mais lucrativo do que outros produtos.
No início, quando não se tem muito dinheiro, é extremamente importante entender se o seu produto tem demanda ou não.
Mas, conforme o capital entra, é possível expandir a quantidade de produtos. E foi o que a Isa fez. Na época, os cupcakes eram uma febre, e assim, conseguiu o sucesso tão esperado.
Hoje, os cupcakes nem são os mais comprados. A demanda mudou e os seus produtos mais vendidos são as “pizzas de brownie”.
Talvez daqui a 5 anos as tortinhas passem a ser mais vendidas, ou o Cupcake vai voltar a ser mais famoso… não dá pra saber.
O que devemos fazer é nos manter atualizados, de todas as formas possíveis. Isso tem a ver com a segunda atitude que ela tomou…
Sem o mercado digital, ia ser bem mais difícil para o negócio da Isa crescer. Ela teria que pagar aluguel de uma loja física, contas, funcionários, imposto…
Ou seja, talvez ela ainda estivesse trabalhando com advocacia e sendo infeliz profissionalmente.
Mas a internet e as redes sociais possibilitaram que ela conseguisse lançar o seu negócio com o mínimo custo e conquistar o seu sonho.
E usou tão bem as plataformas que o próprio Mark Zuckerberg a citou como um exemplo a ser seguido. Provavelmente, foi uma das maiores realizações para o Cupcake by Isa.
Ela usa as plataformas como canais de vendas, produz conteúdo, mantém contato com os clientes… elas são a base do negócio.
Quando a Isa percebeu que havia uma oportunidade para transformar o seu Hobby em uma forma de ganhar dinheiro, sua primeira atitude foi se capacitar.
Ela estudou confeitaria por 2 anos, se tornou uma profissional em gestão de alimentos e depois disso nunca parou de se atualizar e se manter por dentro do mercado.
Investir em si mesmo também é investir na marca. Afinal, quem comanda e representa ela é você.
Se ela não estudasse todas as áreas do seu negócio – desde a produção dos produtos até a gestão – talvez Mark Zuckerberg não se impressionasse.
A Isa trabalha sozinha. Ou seja, ela teve que aprender sobre todas as etapas para ter um E-commerce sem se prejudicar.
E ela não é a única. Muitas pessoas começam a estudar para começar um negócio e obtém fantástico resultados como a Isa.
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