Notícias

Ecommerce faturou US$ 77 bilhões a mais no 2º Trimestre [Relatório Adobe]

Não há como negar: o elevado índice de compras no Comércio Eletrônico tem sido uma tendência em escala global. Só nos Estados Unidos, o faturamento do Ecommerce foi de US$ 77 bilhões a mais do que o esperado nos últimos meses. O Digital Economy Index (DEI), mais recente relatório divulgado pela Adobe, comprova bem isso…

O  estudo feito pela gigante de tecnologia norte-americana tem o intuito de disponibilizar ao mercado informações valiosas sobre as tendências do Ecommerce.

Em sua versão atualizada, há dados sobre transações feitas pela internet em junho, e que já demonstram o grande impacto da pandemia do Covid-19 no setor de Ecommerce, como mostrarei adiante…

Ao longo deste artigo, te explicarei mais detalhes sobre o DEI, elencarei os principais pontos abordados no relatório e seus possíveis desdobramentos no Brasil. 

O que é o Digital Economy Index da Adobe?

O DEI, ou Digital Economy Index, é um relatório lançado recorrentemente pela Adobe…

O objetivo do material é medir a inflação sobre o que as pessoas estão comprando no comércio digital, tanto nos Estados Unidos quanto nas principais economias globais. 

E, com isso, apontar as principais tendências no mercado para os varejistas do mundo todo…

O DEI é baseado na análise de dados de forma agregada e anônima por meio do Adobe Analytics. 

E quando falamos em dados, estamos nos referindo mais precisamente a 1 trilhão de visitas a sites de varejo e mais de 100 milhões de SKUs (Stock Keeping Unit, em português: Unidade de Manutenção de Estoque).

Mas não só isso…

O relatório também analisou as transações de 80 dos 100 principais sites de Ecommerce dos EUA…

E realizou uma pesquisa complementar com 1000 consumidores norte-americanos, de 30 de junho e 6 de julho de 2020.

Esse material traz informações essenciais para empresas de Ecommerce de todo mundo, incluindo o Brasil, porque mede o crescente poder de compra dos consumidores digitais e aponta as tendências do mercado para o futuro, como veremos adiante…

O Boom das compras em Ecommerce

Segundo dados divulgados pelo Digital Economy Index (DEI), o Ecommerce faturou – entre março e junho deste ano – US$ 77 bilhões a mais do que o previsto pelos pesquisadores… 

Em junho, as compras online alcançaram os US$ 73,4 bilhões, isto é, um aumento de 76,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado. 

O crescimento foi tão grande que simbolizou um número maior do que os referentes aos períodos das festas de final de ano – novembro e dezembro.

Veja no gráfico abaixo:

Diante de todo esse cenário de crescimento, surgem algumas tendências de mercado…

Dá uma olhada:

Tendências do Mercado

1- Retirada em Loja Física

A prática de comprar online e retirar na loja já era uma estratégia traçada por algumas lojas antes do período de isolamento social…

Mas a pandemia tratou de potencializar isso rapidamente.

De acordo com a pesquisa, 23% dos consumidores preferem comprar nas lojas virtuais e retirar as mercadorias na loja física…

No início de junho, esse número caiu para 21%, provavelmente devido a reabertura das unidades de rua e shoppings de muitas empresas…

Mesmo assim, a retirada na loja física de compras online segue em alta se comparada ao período anterior à março, quando a pandemia estourou no país.

2- Equilíbrio na fidelização de clientes

O estudo também apontou um equilíbrio entre novos clientes chegando no site e clientes retornando. Mesmo a variação dos clientes leais não aponta tanta discrepância, embora tenha variado ao longo do trimestre.

Veja no gráfico abaixo:

O principal ponto a ser trabalhado nesse sentido seria a fidelização do cliente para que a compra do consumidor não se resume a algo apenas pontual na sua loja…

Com relação a isso, temos um artigo bem explicativo aqui no Ecommerce de Sucesso para te ajudar a pensar em formas de fidelização do cliente.

3- Comportamento dos Preços

O Relatório ainda traz uma visão geral do comportamento de preços de produtos em alguns setores. Esse comportamento se reflete em vários países do mundo – inclusive no Brasil.

Veja o que mostra o relatório:

  • Supermercados: A demanda por mantimentos tem aumentado ligeiramente nos últimos anos, elevando os preços on-line em 7,2%.
  • Eletrônico: Os preços dos eletrônicos estão começando a subir, após anos de deflação alimentada pela inovação…

Alguns dos motivos são as compras físicas que passaram a serem feitas na esfera digital, e o aumento da demanda graças a pandemia.

  • Vestuário: Os preços do setor de vestuário têm sido relativamente cíclicos nos últimos 6 anos. Isso se justifica por causa das tendências sazonais…

Reflexos no Brasil

Querendo ou não, há uma forte tendência de os fatores que acontecem nos Estados Unidos refletirem diretamente no mercado brasileiro de alguma forma.

Aliás, o intuito do relatório da Adobe é basicamente este também: apontar para empresários do mundo todo as possíveis tendências do mercado…

Contudo, é importante acompanhar os dados mencionados em países diferentes não para tomar ações imediatas, mas, na verdade, para prever possíveis cenários do mercado e também definir ações mais adequadas para enfrentar eventuais mudanças. 

Informações como essas divulgadas no Digital Economy Index (DEI) servem como um norte, uma possível quadro do que também pode acontecer no Brasil futuramente…

Cada país tem as suas particularidades, mas é válido acompanhar as ações e medidas que as empresas estrangeiras estão tomando em meio aos acontecimentos…

É isso que te ajudará a fortalecer sua capacidade de reação em meio a possíveis mudanças no mercado nacional.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago