Última atualização em 29 de novembro de 2021 por
De acordo com um relatório feito pela empresa de análise de dados Neotrust, o Ecommerce faturou R$ 5,4 bilhões na Black Friday 2021. A quantia representa um aumento de 5,8% na comparação anual.
Nas primeiras horas do evento de ofertas, o Ecommerce tinha faturado R$ 821 milhões. No entanto, o novo levantamento da Neotrust considera todas as compras online feitas entre 0h de quinta-feira (25) e 3h59 de sexta-feira (26) em todo o Brasil.
O volume de pedidos foi 0,5% inferior ao registado no ano passado, atingindo a marca de 7,6181 milhões durante as 48 horas monitoradas. Já o ticket médio cresceu 6,4% na comparação anual, totalizando R$ 711,38.
Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado pelos compradores. Segundo Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust, o Pix e carteiras digitais ganharam destaque:
“O Pix, entretanto, não teve a performance esperada, o que pode estar relacionado à data da Black Friday, já no final do mês, o que tem um impacto no bolso do consumidor para compras à vista”, afirma a executiva.
Outro destaque da pesquisa é que o valor médio do frete caiu 12% em relação ao mesmo período de 2020. Enquanto isso, a modalidade de frete grátis esteve 0,6% mais presente nos produtos vendidos durante a Black Friday.
Categorias, Regiões e Faixa Etária em Destaque na Black Friday 2021
Entre as categorias com o maior número de pedidos online estão Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos. Os eletroportáteis mais vendidos foram fritadeira e aspirador de pó.
No que diz respeito às regiões com o maior número de pedidos, a Neotrust aponta as seguintes:
- Sudeste (61%);
- Nordeste (16%);
- Sul (14%);
- Centro-Oeste (6%);
- Norte (2%).
De forma geral, 57% dos pedidos online foram feitos por mulheres. Os consumidores da faixa etária entre 26 e 35 anos (35%) foram os que mais compraram durante a Black Friday. Na sequência, estão os compradores:
- Entre 36 e 50 anos; (34%);
- Até 25 anos (17%);
- Mais de 51 anos (14%).
Por fim, o levantamento indica que fraudes de R$ 66,30 milhões até às 23h da sexta-feira (26) foram evitadas.
De forma geral, é importante ressaltar que o desempenho das vendas no dia do evento de ofertas ficou abaixo do esperado. Segundo Dias, houve um aumento de apenas 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado:
“Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve uma performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020“, explica a executiva.
Diante desses dados, é importante ressaltar que os consumidores estão vivendo em um cenário econômico e do varejo físico diferente de 2020. A flexibilização das restrições de isolamento social e a reabertura das lojas físicas são fatores que impactam os resultados das vendas online…
Desde então, o Ecommerce não tem crescido na mesma proporção. Afinal, os brasileiros estão voltando aos hábitos de consumo do período pré-pandêmico, apesar do receio com o contexto da economia no Brasil…
Ainda assim, o Ecommerce se mantém como um mercado promissor para os empreendedores. Prova disso é uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia Adobe que indica o faturamento de US$ 910 bilhões até o final de 2021.