Mercado de Ecommerce

Webshoppers 42: Ecommerce tem a maior alta em 20 anos

Os últimos meses foram marcados por inúmeros recordes atingidos pelo Ecommerce. E os dados recém divulgados pelo relatório Webshopprs 42 conseguiram ser ainda mais surpreendentes: o comércio eletrônico simplesmente teve a maior alta em 20 anos. 

Todo esse contexto positivo, claro, foi acelerado pela pandemia. As vendas online, de forma geral, foram muito impactadas pelo isolamento social…

E, nos últimos meses, o Ecommerce teve uma expansão de 40% no número de usuários

Pode acreditar, há muitos outros resultados animadores como este no levantamento apresentado pelo Ebit no relatório Webshoppers.

Acompanhe todo o artigo para ficar por dentro de toda essa evolução do Ecommerce e descubra quais são os setores e regiões que mais se destacaram no período.

38 bilhões em vendas no 1º semestre de 2020

De acordo com a 42ª edição do relatório Webshopprs, elaborado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, o aumento avassalador de 47% no faturamento do Ecommerce foi impulsionado pelos seguintes fatores:

  • Um salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • E um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.

Além disso, em um comparativo, o faturamento do 1º semestre de 2020 foi 9% maior que 2º semestre de 2019…

O gráfico abaixo mostra de forma mais ampla da evolução do Ecommerce,  englobando o período de 2001 até o momento. Dá só uma olhada:

Aumento de pedidos no Ecommerce faz o ticket médio voltar a crescer

Outro ponto animador é retomada de crescimento do ticket médio

Com o aumento do número de pedidos, o ticket médio teve uma elevação de 6%  em relação ao 1º semestre de 2019.

E todo esse movimento, naturalmente, é reflexo de uma maior parcela da população comprando pela internet… 

Veja:

Ecommerce alcança 41 milhões de usuários

Esse número exponencial corresponde a uma expansão de 40% em um comparativo ao 1º semestre do ano passado. 

Para você ter uma ideia, neste total de usuários, 7,3 milhões fizeram compras pela internet pela primeira vez.

Ao todo, foram:

  • 40% de usuários recorrentes;
  • 38% de novos usuários;

O gráfico abaixo mostra tudo isso em detalhes:

Os chamados heavy users (que fazem mais de quatro compras no semestre) também foram ponto de destaque, marcando 58% de participação.

Destes, 20% realizaram mais de dez pedidos nesse período…

Nesses mesmos meses de 2019, os compradores frequentes representavam cerca de 53%.

Dessa forma, todo esse aumento de novos usuários é extremamente positivo… Parte desse resultado foi conquistado pela grande atuação do Marketplace, como vou te mostrar a seguir. 

Marketplace é o destaque

As varejistas de marketplaces (que vendem somente online) são as responsáveis por 78% no faturamento total do Ecommerce no país, correspondendo a R$ 30 bilhões

Entretanto, um ponto chamou a atenção no relatório quando o assunto é marketplace:

Cerca de 32% dos consumidores declaram não saber o que é um Marketplace… Isto é, alguns consumidores desconhecem que Marketplaces podem ter dois tipos:

  • Bricks and Clicks: possuem tanto lojas físicas quanto digitais;
  • Pure Players: atuam exclusivamente no ambiente digital.

Mesmo assim, o relatório conseguiu reforçar algo que já é consenso hoje no mercado: o hábito de compra no Ecommerce não será algo passageiro.

Julia Avila, líder da Ebit|Nielsen, concorda. Segundo ela, “a cada semestre, o volume de pedidos e o faturamento cresce […] Quase 94% dos consumidores relatam a intenção de comprar alguma coisa online nos próximos três meses”.

Portanto, em meio ao isolamento social, fazer compras via Ecommerce se tornou a saída para evitar aglomerações e o possível contágio do Covis-19. Contudo, engana-se quem pensa que essa tendência tem os dias contatos. O próprios dados confirmaram isso: o Ecommerce veio para ficar.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago