Mercado de Ecommerce

Dia dos Pais tem Aumento de 142% na Intenção de Compras Online

O Dia dos Pais este ano será marcado pelas compras de presentes feitas pela internet. Nem mesmo a recente reabertura de lojas físicas foi o suficiente para inibir os novos hábitos do consumidor e, de acordo com o estudo da Boa Vista Serviços, a intenção de compras online subiu 142% em 2020. 

No período mais restritivo da pandemia, praticamente toda a população esteve impedida de sair às ruas para fazer compras e outras atividades de rotina…

Não foi à toa que as compras online ganharam mais força nesse período, tornando-se parte dos novos hábitos do consumidor e criando o que chamamos hoje de o “novo normal”. 

E, ao que tudo indica, parece que essa mudança de costume realmente veio para ficar…

Mesmo após a recente retomada das lojas físicas, os consumidores estão mais propensos a manterem o novo hábito de comprar online, como vou te explicar em detalhes adiante.

Ao longo deste artigo, vou te esclarecer pontos importantes sobre a volta das atividades do varejo físico e te apresentar dados que comprovam o quanto os consumidores estão preferindo mais as compras online. 

A reabertura de Lojas Físicas

As medidas restritivas de combate ao novo coronavírus estão mais flexíveis há algumas semanas.

Hoje, já é possível encontrar lojas físicas funcionando novamente – com os devidos cuidados – em ruas, shoppings e outros centros comerciais…

Ainda que uma parcela da população estivesse ansiosa para a retomada da rotina, grande parte ainda não estão seguros para voltar ao “velho normal”.

De acordo com pesquisa feita pela Boa Vista Serviços, 60% dos entrevistados apoiaram a retomada gradual do comércio e serviços…

Contudo, apenas 29%  voltou a ter uma rotina de compras fora de casa, priorizando os seguintes serviços:

  • Supermercados (64%);
  • Restaurantes e Padarias (29%);
  • Compra de roupas e calçados (21%).

Nesse sentido, a pesquisa reforça algo notado desde o início da pandemia: a mudança nos hábitos do consumidor.

E isso não diz respeito só as compras do dia a dia, mas também às datas comemorativas, como veremos a seguir…

Dia dos Pais: Consumidor Prefere as Compras Online

De acordo com a pesquisa da Boa Vista, a intenção de compra para o Dia dos Pais este ano teve um aumento de 142% em comparação ao ano passado. 

O gráfico abaixo mostra bem isso:

Os entrevistados afirmaram que a conjuntura econômica é um ponto de preocupação na hora da compra, mas não o suficiente para impedi-los de ir às compras. Tanto que cerca de 80% das pessoas pretendem gastar a mesma coisa que no ano passado…

Em 2019, o ticket médio girou em torno de R$ 182,00. Já neste ano, o ticket médio geral será em torno de R$ 173, um valor apenas 5% menor quando comparado ao de 2019.

E os setores em destacar em volume de busca são:

  • 45% para Vestuário e Calçados;
  • 7% para Acessórios;
  • 16% para Perfumes e Cosméticos.

Novos Concorrentes no Mercado

As vendas de Dia dos Pais servirão como uma espécie de termômetro sobre o comportamento do consumidor e o poder de adaptação de lojistas. Mas, para quem já estava bem posicionado no digital, também pode significar desconforto…

O alto índice de fechamento de lojas físicas trouxe atenção total para o comércio digital e, consequentemente, novos entrantes. Este, que sempre foi um mercado concorrido, especialmente em períodos comemorativos, agora terá ainda mais empresas de peso em busca da atenção do cliente.

Diante disso, será importante investir em estratégias de diferenciação e ações para capturar o público que já te conhece, principalmente, para não deixá-los comprar na concorrência.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago