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Curtidas no Instagram vão acabar?

Uma notícia que vem dando o que falar é com relação ao fim das curtidas no Instagram. A medida foi anunciada em uma conferência anual organizada pelo Facebook, a F8, que aconteceu nos dias 30 de abril e 1 de maio. Mas, acredite, você não precisa se preocupar tanto assim…

Neste artigo, vou explicar o que está acontecendo com as curtidas no Instagram e como pode impactar o seu negócio. Mais do que isso, vou te mostrar por que você não precisa se descabelar quando a isso.

NOVIDADES NO INSTAGRAM

Antes de falar sobre a questão das curtidas, é importante lembrar que diversas outras melhorias foram anunciadas durante a F8. Entre elas, estão: a mudança no ícones do Stories, novos Stikers, abas e checkout direto.

Ícones no Stories do Instagram

Em vez de aparecerem em linha reta, como na foto, os ícones vão aparecer num semi-círculo.  Assim, tornará o visual mais agradável, possibilitando também que mais ícones apareçam na tela.

Stikers de Doação

Precisa arrecadar dinheiro para uma causa? Quer incentivar pessoas a doarem dinheiro para alguma organização? Com este novo stiker, será muito mais fácil fazer isso. Basta que a pessoa clique no botão e, na própria página, poderá fazer a doação.

Novas abas no Stories

Hoje em dia existem apenas 2 aba, a da câmera, que integra com outros sistemas, como de buscar arquivos na biblioteca, e a da Live, para gravações ao vivo.

Agora, haverá uma nova aba “Create” destinada apenas a arquivos, de modo que não será necessário tirar uma foto para postar. Nesta nova aba, você terá acesso aos arquivos na biblioteca em separado.

Checkout Direto

O tão sonhado checkout direto está em testes e deve chegar em breve. Nele, será possível marcar itens da loja ou de parceiros, e o cliente poderá comprar diretamente no Instagram, sem precisar ser redirecionado para outra aba, como acontece hoje.

Por enquanto, a função será disponibilizada nos Estados Unidos para alguns influenciadores e lojas.

Além dessas, diversas outras novidades estão chegando não só no Instagram, como em todas as redes sociais da empresa: Facebook, Whatsapp, Messenger. Confira todas as novidades aqui.

FIM DAS CURTIDAS NO INSTAGRAM

Você já ficou chateado por postar uma foto e ela não receber as curtidas que você esperava? E, pior, chegou até a apagar o conteúdo para postar em outro momento? Talvez não, mas, acredite: é o comportamento de muitas pessoas dentro das redes sociais.

De acordo com as pesquisas, os usuários se sentem tristes com isso, inferiores, decepcionados, até, coisa que não tem nada a ver com a experiência que o Instagram – e  a empresa Facebook em geral – quer transmitir. Assim, impedir que o número de “likes” apareça é um modo de diminuir a busca por validação e focar mais na proposta de interação e compartilhamento.

Como vão funcionar as curtidas no Instagram?

Ainda será possível curtir as fotos no Instagram, porém o número de curtidas não ficará mais visível para ninguém. Quando digo ninguém, quero dizer: nem para os proprietários da página e nem para os visitantes.

A medida faz parte da nova cultura “anti-bullying” que o Instagram propôs. Segundo o chefe do app, Adam Mosseri, a ideia é combater totalmente a prática nas redes sociais, e as curtidas são só parte do movimento.

Além disso, também vão incluir um recurso que vai avisar aos usuários quando eles estiverem prestes a fazer comentários ofensivos. Além disso, vão incentivar os usuários a fazerem uma pausa no Instagram de vez em quando, assim como vão criar um gerenciamento das interações, onde será possível limitar a forma de interação.

Veja aqui as 3 dicas essenciais do Instagram para Vendedores.

Por que as pessoas estão incomodadas com isso?

Porque muitas empresas e influenciadores usam as curtidas como modo de validar o próprio trabalho, conseguindo parcerias e novos negócios com isso. No entanto, está mais do que comprovado que curtida não significa venda e nem influência.

Isso, inclusive, já foi notado por diversas pessoas que têm apostado mais em Stories do que no Feed.

Além disso, é alta a probabilidade de que esta nova “cara” do Instagram mude o modo como o algoritmo entende as interações e relevância dos perfis. Para quem não sabe, o algoritmo é aquele mecanismo que, com base nas suas interações, decide qual conteúdo e perfil é mais importante para aparecer no topo do seu feed.

Hoje, o like é um dos critérios utilizados para definir esta prioridade, assim como comentários, seguidores e interações…

Mas ainda devemos aguardar para entender como vai funcionar. Por enquanto, tudo isso ainda está em fase de testes no Canadá.

Como pode impactar o seu negócio

Toda mudança gera uma repercussão, um impacto.

Neste caso, o maior impacto provavelmente será em engajamento. Mesmo que as curtidas não fossem sinal de engajamento, como falei antes, elas faziam parte do algoritmo. Com a sua saída, o algoritmo deve mudar também.

Isso significa que, para gerar engajamento e ter relevância, você precisa incentivar interações de novas formas. Para isso, produza bons conteúdos, convide as pessoas para deixarem comentários, enviarem perguntas, faça Stories… Envolva!

A palavra agora precisa ser essa: envolvimento. Aposte nas experiências que vai proporcionar para seus clientes e possíveis clientes.

Desta forma, vai fazer com que as pessoas lembrem de você, te indiquem, busquem pelo que você fala e confiem em você.

Veja como esta empresária consegue vender 500 peças ao MÊS no Instagram.

Como Atrair mais Clientes para o Instagram

Tudo bem, agora você já sabe que vai precisar gerar mais engajamento para envolver as pessoas que te seguem. Mas… e se você nem tiver pessoas te seguindo? Como vai conquistar relevância?

Aí já estamos falando sobre tráfego, o que é um assunto MUITO importante quando se trata de vender online. Afinal, sem tráfego, não tem ninguém para ver o que você está fazendo e, consequentemente, não tem vendas.

E esse é um assunto mais importante para se preocupar do que com as curtidas no Instagram. É sério.

Por isso, criamos um material incrível para você ter acesso ao Passo a Passo para atrair mais pessoas para suas redes sociais. E tudo isso com uma estratégia simples e comprovada por nós e diversos alunos do Ecommerce na Prática.

Esse material tem um nome que já diz tudo: EXPLOSÃO DE TRÁFEGO E VENDAS.

Vem saber mais sobre isso!

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Ana Clara Magalhães

Jornalista com MBA em Gestão de Marketing, apaixonada por empreendedorismo, escrita criativa e pessoas. Também é consumidora assídua de livros, biografias e chocolate. Aqui no Ecommerce na Prática ela produz conteúdo para o blog e para redes sociais.

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Ana Clara Magalhães

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