Uma notícia que vem dando o que falar é com relação ao fim das curtidas no Instagram. A medida foi anunciada em uma conferência anual organizada pelo Facebook, a F8, que aconteceu nos dias 30 de abril e 1 de maio. Mas, acredite, você não precisa se preocupar tanto assim…
Neste artigo, vou explicar o que está acontecendo com as curtidas no Instagram e como pode impactar o seu negócio. Mais do que isso, vou te mostrar por que você não precisa se descabelar quando a isso.
Antes de falar sobre a questão das curtidas, é importante lembrar que diversas outras melhorias foram anunciadas durante a F8. Entre elas, estão: a mudança no ícones do Stories, novos Stikers, abas e checkout direto.
Em vez de aparecerem em linha reta, como na foto, os ícones vão aparecer num semi-círculo. Assim, tornará o visual mais agradável, possibilitando também que mais ícones apareçam na tela.
Precisa arrecadar dinheiro para uma causa? Quer incentivar pessoas a doarem dinheiro para alguma organização? Com este novo stiker, será muito mais fácil fazer isso. Basta que a pessoa clique no botão e, na própria página, poderá fazer a doação.
Hoje em dia existem apenas 2 aba, a da câmera, que integra com outros sistemas, como de buscar arquivos na biblioteca, e a da Live, para gravações ao vivo.
Agora, haverá uma nova aba “Create” destinada apenas a arquivos, de modo que não será necessário tirar uma foto para postar. Nesta nova aba, você terá acesso aos arquivos na biblioteca em separado.
O tão sonhado checkout direto está em testes e deve chegar em breve. Nele, será possível marcar itens da loja ou de parceiros, e o cliente poderá comprar diretamente no Instagram, sem precisar ser redirecionado para outra aba, como acontece hoje.
Por enquanto, a função será disponibilizada nos Estados Unidos para alguns influenciadores e lojas.
Além dessas, diversas outras novidades estão chegando não só no Instagram, como em todas as redes sociais da empresa: Facebook, Whatsapp, Messenger. Confira todas as novidades aqui.
Você já ficou chateado por postar uma foto e ela não receber as curtidas que você esperava? E, pior, chegou até a apagar o conteúdo para postar em outro momento? Talvez não, mas, acredite: é o comportamento de muitas pessoas dentro das redes sociais.
De acordo com as pesquisas, os usuários se sentem tristes com isso, inferiores, decepcionados, até, coisa que não tem nada a ver com a experiência que o Instagram – e a empresa Facebook em geral – quer transmitir. Assim, impedir que o número de “likes” apareça é um modo de diminuir a busca por validação e focar mais na proposta de interação e compartilhamento.
Ainda será possível curtir as fotos no Instagram, porém o número de curtidas não ficará mais visível para ninguém. Quando digo ninguém, quero dizer: nem para os proprietários da página e nem para os visitantes.
A medida faz parte da nova cultura “anti-bullying” que o Instagram propôs. Segundo o chefe do app, Adam Mosseri, a ideia é combater totalmente a prática nas redes sociais, e as curtidas são só parte do movimento.
Além disso, também vão incluir um recurso que vai avisar aos usuários quando eles estiverem prestes a fazer comentários ofensivos. Além disso, vão incentivar os usuários a fazerem uma pausa no Instagram de vez em quando, assim como vão criar um gerenciamento das interações, onde será possível limitar a forma de interação.
Veja aqui as 3 dicas essenciais do Instagram para Vendedores.
Porque muitas empresas e influenciadores usam as curtidas como modo de validar o próprio trabalho, conseguindo parcerias e novos negócios com isso. No entanto, está mais do que comprovado que curtida não significa venda e nem influência.
Isso, inclusive, já foi notado por diversas pessoas que têm apostado mais em Stories do que no Feed.
Além disso, é alta a probabilidade de que esta nova “cara” do Instagram mude o modo como o algoritmo entende as interações e relevância dos perfis. Para quem não sabe, o algoritmo é aquele mecanismo que, com base nas suas interações, decide qual conteúdo e perfil é mais importante para aparecer no topo do seu feed.
Hoje, o like é um dos critérios utilizados para definir esta prioridade, assim como comentários, seguidores e interações…
Mas ainda devemos aguardar para entender como vai funcionar. Por enquanto, tudo isso ainda está em fase de testes no Canadá.
Toda mudança gera uma repercussão, um impacto.
Neste caso, o maior impacto provavelmente será em engajamento. Mesmo que as curtidas não fossem sinal de engajamento, como falei antes, elas faziam parte do algoritmo. Com a sua saída, o algoritmo deve mudar também.
Isso significa que, para gerar engajamento e ter relevância, você precisa incentivar interações de novas formas. Para isso, produza bons conteúdos, convide as pessoas para deixarem comentários, enviarem perguntas, faça Stories… Envolva!
A palavra agora precisa ser essa: envolvimento. Aposte nas experiências que vai proporcionar para seus clientes e possíveis clientes.
Desta forma, vai fazer com que as pessoas lembrem de você, te indiquem, busquem pelo que você fala e confiem em você.
Veja como esta empresária consegue vender 500 peças ao MÊS no Instagram.
Tudo bem, agora você já sabe que vai precisar gerar mais engajamento para envolver as pessoas que te seguem. Mas… e se você nem tiver pessoas te seguindo? Como vai conquistar relevância?
Aí já estamos falando sobre tráfego, o que é um assunto MUITO importante quando se trata de vender online. Afinal, sem tráfego, não tem ninguém para ver o que você está fazendo e, consequentemente, não tem vendas.
E esse é um assunto mais importante para se preocupar do que com as curtidas no Instagram. É sério.
Por isso, criamos um material incrível para você ter acesso ao Passo a Passo para atrair mais pessoas para suas redes sociais. E tudo isso com uma estratégia simples e comprovada por nós e diversos alunos do Ecommerce na Prática.
Esse material tem um nome que já diz tudo: EXPLOSÃO DE TRÁFEGO E VENDAS.
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