Marketing e Vendas

Como usar marketing social no seu E-commerce

Sua marca se posiciona sobre questões mais sérias, como política, meio ambiente ou questões sociais? Se a resposta for não e a sua persona for engajada em algum desses assuntos,você está perdendo uma ótima oportunidade de se conectar mais com ela. Isso é marketing social. Confira mais detalhes sobre essa estratégia e como aplicá-la no seu Ecommerce.

O que é marketing social

Marketing social são ações de marketing voltados para questões sociais e ambientais, ao invés de focar apenas em vendas. Dessa forma, a imagem da empresa se torna mais positiva para a persona e marca passa a ter uma personalidade própria.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais ligados e preocupados com questões sociais. Consequentemente, as marcas estão também se posicionando em relação aos problemas que lidamos na sociedade. Assim, elas conseguem gerar uma maior identificação com sua audiência e com seus propósitos.

Segundo a pesquisa Edelman Brande 2018, os brasileiros são consumidores altamente engajados e buscam marcas que se relacionam com seus valores. 69% dos entrevistados afirmaram comprar ou boicotar marcas dependendo das suas posições nas causas sociais. 

Isso comprova a importância do marketing social para se conectar com a sua persona e não deixá-la ir embora.

Aqui, vou explicar como que o marketing social pode ajudar os lojistas a ficarem mais próximos da sua audiência.

Como aplicar o marketing social no seu E-commerce

1 – Entenda qual questão a sua persona apoia

Antes de se posicionar sobre qualquer assunto, é extremamente importante entender como a sua persona se sente sobre isso. Se ela for uma pessoa que se preocupa com os animais, por exemplo, ter um produto testado em animais vai afastá-la.

Por isso, antes de qualquer coisa, tome cuidado e entenda quais questões a sua persona apoia. Para entender melhor a sua persona, confira o nosso artigo 7 Dicas para Definir sua Persona.

2 – Seja honesto

Se for complicado para você apoiar as mesmas questões sociais e ambientais que a sua persona, não force a barra, porque uma hora será visível.

Já falamos aqui no blog sobre o caso da Loja 3, no Rio de Janeiro. Para quem não lembra, saiu no jornal UOL uma reportagem sobre como os funcionários da empresa eram mal tratados. A loja, que era um verdadeiro sucesso no E-commerce, foi acusada de racismo, gordofobia, homofobia e assédio moral por ex-funcionários da empresa.

O problema é que 2 dias antes da matéria sair, ela estava subindo uma campanha em todas as redes sociais apoiando a diversidade cultural… Não deu outra. O resultado foi um grande boicote a Loja 3, com comentários indignados da audiência na página do Instagram, perda de seguidores e, claro, queda nas vendas.

Por isso, preocupe-se honestamente com as questões que defende. As pessoas percebem quando o posicionamento é real ou quando é só fachada para conseguir clientes.

3 – Apoie as instituições

Uma maneira de iniciar no mundo do marketing social de forma simples é por meio de ajuda a instituições que se identifiquem com a sua marca. 

Por exemplo, se você tem um E-commerce que vende acessórios para pet, pode ajudar de alguma forma ONGs e Instituições que cuidam de animais abandonados. 

Aliás, você mesmo pode se aliar à ONG e ajudar na organização das feiras de adoção. Convide os clientes e motive eles a contribuírem na feira. Eles podem te conhecer melhor e assim, além de se mostrar presente, também gera credibilidade para a marca.

Fazer doações ainda não chega a ser exatamente uma estratégia de marketing social, mas a filantropia empresarial é um primeiro passo para quem ainda nunca trabalhou desta forma.

4 – Posicionamento em relação a questões em evidência

Seja por redes sociais ou email marketing, você pode expor suas opiniões quando alguma notícia sobre um assunto ganhar as manchetes.

Se alguma novidade relacionada a questões LGBTQ+ ganharem espaço na mídia e a sua marca apoia essa causa, se posicione. 

Muitas pessoas acreditam que esse tipo de ação espanta consumidores, porém, como foi dito anteriormente, se a sua persona está engajada, não tem problema. Além disso, lembre-se de que quem tenta agradar a todos acaba não vendendo para ninguém.

5 – Preste atenção às ações

Tome cuidado com contradições. Não adianta dizer que sua marca apoia a redução do plástico para ajudar o meio ambiente, mas suas embalagens serem deste material. Tudo o que diz respeito à sua empresa deve estar em concordância com o que você diz que é!

Tenha um E-commerce de sucesso

O marketing social é uma das melhores maneiras para se destacar da concorrência e conquistar a confiança da sua persona. Além disso, apoiar as causas sociais e ambientais ajuda o mundo a ser um lugar melhor sem ter que abrir mão da essência do seu trabalho!

Um cliente que acredita na marca se torna um verdadeiro fã, retornando e recomendando-a para outras pessoas.

Seu E-commerce vai passar a vender mais e ainda vai contribuir para a sociedade.

Porém, tome cuidado com as outras áreas do seu negócio, como gestão, estoque, planejamento… o marketing social é importante, mas ele só vai funcionar se o seu E-commerce tiver bem estruturado.

Para fazer isso, confira a aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, o maior especialista de E-commerce do país.

Para saber mais como ter um negócio de sucesso, confira a aula do Bruno aqui:

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/lead/8daf6d42-3b42-490d-9165-fa7e2d4aa1cd” new_window=”Y”]QUERO ASSISTIR À AULA ONLINE[/button_2]

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago