Os marketplaces são plataformas de vendas online onde várias empresas podem disponibilizar seus produtos.
Entre 2017 e 2018, o número de marketplaces saltou de 7,4 para 14,2 mil, de acordo com estudo da Precifica.
Outro destaque tem relação com o número de novos vendedores, que representam 61% de todos os lojistas dos marketplaces.
Uma das vantagens em investir nessas plataformas é a alta visibilidade dos produtos, devido ao bom posicionamento dessas lojas nas páginas de busca.
Além disso, os marketplaces têm grande tráfego, possibilitando mais contatos comerciais e vendas por esse canal.
Para a sua empresa ter resultados nessas lojas virtuais, conheça as principais dicas de vendas em um marketplace.
O primeiro passo para vender o seu produto é conhecer o seu modelo de negócio e escolher o marketplace mais adequado para ele.
Entre os modelos mais comuns de marketplaces estão:
Cada plataforma tem o seu direcionamento e o seu modelo de cobrança, variando de acordo com a taxa por venda do produto.
Escolha o marketplace que esteja mais de acordo com o seu negócio e que tenha taxas mais acessíveis para cada transação.
Antes de cadastrar os seus produtos nos marketplaces é necessário conhecer as regras de cada plataforma.
Uma das regras mais comuns é a categorização dos produtos, feita de acordo com o tipo de produto comercializado na plataforma.
Caso a mercadoria ocupe mais de uma categoria, acrescente tags na tipificação do seu produto. Ex: Uma furadeira pode se encaixar tanto em “eletrônicos”, quanto “ferramentas domésticas”.
Esse fator é fundamental no posicionamento no marketplace, pois seu produto estará em mais de uma categoria, aumentando as chances de ser encontrado pelos clientes.
Mesmo que a plataforma de marketplace seja uma alternativa para aumentar a visibilidade dos seus produtos, anunciar em outros canais de divulgação pode dar mais resultados.
De acordo com a pesquisa Social Media Trends, 92% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e 64% delas usam para aumentar o engajamento.
Além de divulgar o seu produtos, essas redes podem ser usadas para ter um contato próximo e direto com o seu cliente.
Não foque apenas na divulgação, produza conteúdos educativos e informativos que chamem a atenção do seu público, isso pode resultar em mais engajamento e autoridade para sua empresa.
O E-mail Marketing é uma outra alternativa para divulgar os seus produtos exclusivos para o seu público-alvo.
Com essa estratégia, é possível ofertar produtos para seu público de forma direta. De acordo com pesquisa da Statista, 86% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais de empresas.
Essa estratégia ainda é uma das mais eficientes para divulgar produtos. Segundo estudo Email Marketing Trends, 57% afirmam que o e-mail marketing desenvolve o relacionamento com os clientes.
Conheça a sua base de clientes e defina quem está mais propício para comprar o seu produto, assim, você não terá tantos problemas com a taxa de rejeição.
O conteúdo é algo fundamental em um marketplace B2B, pois esse público exige informações de alta qualidade antes de comprar determinado.
Por esse motivo, seja objetivo e informe todas as qualidades e características do produto, isso ajudará na qualificação do produto na página.
Com um conteúdo de alta qualidade, os clientes vão enxergar a sua empresa como uma autoridade no assunto, devido a riqueza de informações.
Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, que é utilizada por 71% das empresas para adquirir leads qualificados para o negócio.
Os marketplaces são grandes oportunidades para empresas do mercado B2B aumentarem as suas vendas.
Isso porque essas plataformas dão mais visibilidade para os produtos, pois os marketplaces são bem posicionados nos sites de busca.
Ao entender o que vender para ganhar dinheiro com os marketplaces, é preciso investir na plataforma mais adequada, que venda produtos de acordo com o seu público e com a taxa cobrada por venda.
Conhecendo as dicas para vender seus produtos, sua empresa terá mais chances de vender mais com os marketplaces.
E você pode aprender as melhores estratégias e métodos para vender muito com o treinamento Marketplace na Prática.
O maior especialista de Marketplace, Alex Moro, vai te mostrar o passo a passo por dentro das maiores plataformas do país.
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*Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.
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