Clube de assinatura: conheça o modelo

Última atualização em 5 de agosto de 2018 por

O Ecommerce vem se diversificando cada vez mais mundo afora. São diversos modelos de negócios possíveis para empreender na internet. Um deles é o Clube de Assinatura, que tem funcionado muito bem para diversos setores:

clube de assinatura

Loja virtual x clube de assinatura

Loja virtual é o modelo mais conhecido e tradicional do Ecommerce. Funciona como uma loja física, em que os produtos ficam expostos para serem adquiridos por quem acessa o site. Já o clube de assinatura foca mais na experiência. Nesse caso, o cliente tem interesse em um segmento e recebe produtos dentro desse nicho periodicamente, como livros, cervejas, cosméticos ou culinária, por exemplo. Quem entra em um clube de assinatura não procura um item específico, mas espera ser surpreendido pelas ofertas.

Apesar de serem modelos diferentes, nada impede que o seu Ecommerce tenha um clube de assinatura também. Por exemplo, se você vende maquiagem, talvez fosse interessante criar um grupo de pessoas para receber mensalmente ou semanalmente algumas novidades do mercado. Caso deseje cobrar pelo serviço, a estratégia se caracteriza como clube de assinatura. Se for apenas uma cortesia da sua loja virtual, trata-se de sampling marketing.

 

Vantagens de um clube de assinatura

Uma das grandes vantagens desse modelo é a fidelização. A partir do momento em que a compra é confirmada, o trabalho de retensão das assinaturas deve ser intensificado para manter seu público. Oferecendo sempre produtos de qualidade e que interessem à sua persona, é mais difícil perder clientes. Além disso, a previsibilidade de receita e a verba antecipada disponível para comprar os produtos também contam a favor de um clube de assinatura. É mais fácil negociar com fornecedores sabendo exatamente a demanda mensal do seu negócio virtual. Esse tipo de Ecommerce também facilita o planejamento das ações estratégicas.

 

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Desafios de um clube de assinatura

O ponto fundamental de um clube de assinatura é conhecer a persona. A marca tem que entender muito bem quem são os clientes e o que eles desejam. É importante ter um planejamento bem definido com produtos e experiências que realmente impactem e façam fazer o dinheiro pago na assinatura valer a pena para o consumidor. Depois de captar os clientes, o trabalho de retensão deve ser feito de forma impecável para que as pessoas não percam o interesse no serviço.

 

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