Clube de assinatura: veja 4 cases de sucesso na internet

Última atualização em 8 de julho de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

Mesmo depois de todos os empreendimentos com logística elaborada que surgiram com a internet, um modelo de negócios não saiu de moda: o clube de assinatura.

Parece que, em tempos de redes sociais e acúmulo de informação, muita gente ainda preza por participar de uma “comunidade” a fim de receber produtos na porta de casa.

Você já deve ter percebido que os clubes de assinatura são uma tendência no Brasil. Cervejas, livros, cosméticos, acessórios, alimentos saudáveis, muitos produtos têm potencial para fazer parte de um empreendimento com essa logística.

Quer saber mais sobre como funciona um clube de assinatura? Pode ser até que, depois de ler o texto, você consiga traçar uma estratégia para vender os seus produtos dessa forma!

Preparamos 4 exemplos que deram certo no Brasil. Confira!

Clube de assinatura: cases de sucesso para inspirar

Veja o que têm a dizer aqueles que já criaram um clube de assinatura de sucesso! 

1 – Clube WBeer

A cerveja é com certeza um dos produtos que mais combinam com um clube de assinatura.

O Clube WBeer, que pertence ao Wine.com.br, foi lançado há um ano e hoje já conta com cerca de 10 mil assinantes. São mais de 650 mil garrafas entregues e um faturamento que gira em torno da casa dos R$13 milhões de reais.

Clube de Assinatura WBeer
Divulgação

Quando perguntado sobre qual dica ele daria para quem pretende começar um clube de assinatura, Gustavo Daher, gerente de marketing da WBeer, diz que o mais importante é o planejamento. Segundo ele, é preciso tomar cuidado para não acumular muito estoque esperando por uma quantidade de assinaturas que não virá.

A WBeer possui cerca de 500 rótulos de cerveja disponíveis em seu site e conta com planos de assinatura que vão de R$40 (duas garrafas) a R$102 (seis garrafas).

Leia mais: Como vender na internet: atraindo seu primeiro cliente 

2 – TAG Experiências Literárias

Muita gente por aí reclama da tecnologia que praticamente “digitalizou” a leitura e fez com que as pessoas abandonassem os livros físicos. Apostando no contrário, a TAG Experiências Literárias é um clube de assinaturas que enxerga a internet como ferramenta propulsora da literatura.

Em 2013, Gustavo Cunha, Tomás Susin e Arthur Dambros reuniram-se para tentar estruturar um negócio. Ex-companheiros da faculdade de administração, os três trabalhavam com consultoria, mas, no fundo, desejavam empreender.

O clube de assinatura da TAG entrega experiências muito bem elaboradas para os seus assinantes. Todos os meses o público recebe um livro com marcador de páginas personalizado, uma revista falando sobre a obra e alguma surpresa relacionada ao mundo da literatura.

Segundo o que contou Susin para a Revista Exame, o diferencial do negócio é a curadoria de conteúdo. Os empreendedores, antes de escolherem qualquer obra para participar do projeto, conversam com personalidades do segmento literário.

Os sócios da TAG contam que, com 6 mil assinantes, o clube já está conseguindo criar um senso de comunidade. “Já existe o sentimento de pertencimento ao clube. As pessoas se reúnem, seja em encontros presenciais ou pelo Facebook”, diz Susin.

Clube de Assinatura TAG
Divulgação

Segundo o empreendedor, seu principal conselho para quem deseja abrir um clube de assinatura é a persistência. Ele afirma que a fase mais difícil é o começo, quando ainda não é possível contar com uma base sólida de clientes fidelizados.

A TAG Experiências Literárias já tem 6 mil assinantes e a meta é concluir 2016 com 11 mil. Em 2015 foram R$500 mil de faturamento. 

3 – Latbox

Quando Pedro Rosman percebeu a tendência dos clubes de assinatura no Brasil, não teve dúvidas: resolveu criar algo voltado para o mercado de pets.

A ideia da Latbox é original e mostra como a criatividade é fundamental no momento da criação de um ecommerce com esse modelo de negócios.

Clube de assinatura Latbox
Divulgação

O clube de assinatura da Latbox surgiu em 2016 e tem como público-alvo aqueles casais que não possuem filhos, mas tem um cachorro de estimação que é tratado como um membro da família.

A caixa da Latbox, recebida pelos assinantes mensalmente, é composta por brinquedos, petiscos e algumas surpresas como coleiras e acessórios para os animais.

Quando perguntado sobre qual o segredo de um clube de assinatura de sucesso, Rosman diz que o mais importante é ter uma boa ideia, manter os custos baixos e focar em um nicho específico.

Já foram 1200 caixas despachadas para o Brasil inteiro, a Latbox não divulga seu faturamento.

Veja mais: Como começar um ecommerce do zero e vencer as dificuldades iniciais? 

4 – Hisnek

A Hisnek é um clube de assinatura do segmento de alimentação saudável. Criado em 2014 pela economista Carolina Dassie, o empreendimento foi inspirado por clubes de assinatura europeus conhecidos pela empreendedora no período em que morou fora do Brasil.

Clube de Assinatura
Gabriela Bilo/Divulgação

Apesar de ter feito carreira no mercado financeiro, Dassie conta à Revista Exame que sempre teve o sonho de participar do universo empreendedor. Quando tirou licença-maternidade, notou que aquela era a oportunidade para mudar de vida.

Ao perceber que seus colegas de trabalho mal tinham tempo para se alimentar, ela teve a ideia de oferecer petiscos saudáveis e saborosos.

Assim nasceu a Hisnek, um clube de assinatura de snacks saudáveis. Cada caixa recebida pelo assinante possui 22 snacks (snacks, biscoitos, chocolates saudáveis ou crackers).

Ao ser questionada sobre quais dicas daria para quem quer começar um ecommerce de sucesso baseado no modelo de negócios de um clube de assinatura, ela reafirma a necessidade de escolher o nicho certo. Segundo Carolina, também é muito importante que o seu produto realmente resolva um problema na vida do consumidor.

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