Mercado de Ecommerce

Carrefour Fatura R$ 20,8 Bilhões em Vendas Brutas no 3º Tri

O Grupo Carrefour Brasil divulgou nesta quarta-feira (10) o balanço trimestral referente aos meses de julho a setembro deste ano. No período, as vendas brutas totais da companhia registraram R$ 20,8 bilhões, com uma alta de 8% na comparação anual, cenário que foi impulsionado pelo crescimento de vendas Like-for-Like (Vendas Igual por Igual, em português) do Atacadão.

Já o Lucro Líquido chegou a R$ 621 milhões, apresentando um aumento significativo de 42% em relação ao 3º trimestre de 2019. Veja os detalhes dos resultados do Carrefour nos próximos tópicos…

(Imagem: Regis Duvignau/Reuters)

Ecommerce do Atacadão Representa Mais de 50% das Vendas nos Canais Digitais

Segundo informações do documento divulgado pela companhia, o GMV (Gross Merchandise Volume, em Inglês, e Volume Bruto de Mercadoria, em português) total do Carrefour bateu a marca de R$ 733 milhões, com um aumento de 52,4% na comparação com 2019. 

Já o GMV alimentar faturou R$ 308 milhões com um aumento de 401% em relação ao mesmo período de 2019.

Enquanto isso, o Ecommerce do Atacadão, inaugurado em outubro de 2020, cresceu 113% e corresponde a 56% das vendas online de alimentos no 3º trimestre. Até o momento, a plataforma atende 90% das cidades brasileiras. 

Além disso, as vendas brutas aumentaram 14,3% na comparação anual e atingiram R$ 15,5 bilhões, quantia que foi impulsionada pelo aumento de 2,7% de LfL e expansão de 11,6%… 

Já o lucro bruto total chegou a R$ 2,2 bilhões, representando um crescimento de 17,5% em relação ao mesmo período de 2020, e uma margem bruta de 15,5%.

Além disso, o EBITDA ajustado do Atacadão faturou R$ 1,1 bilhão de julho a setembro. O valor é 11,5% superior aos resultados apresentados no mesmo período de 2020, com margem de 7,8%. Quando comparado com o 3º trimestre de 2019, o EBITDA ajustado é 68,7% maior.

No que diz respeito às novas lojas físicas da rede Atacadão, somente este ano foram abertas 36 novas unidades e mais 8 devem ser inauguradas até dezembro.

Gasolina Impacta EBITDA Ajustado Consolidado do Carrefour Varejo

O Carrefour Varejo também apresentou resultados significativos no 3º trimestre. Apesar da queda de 8,0 LfL em comparação ao 3º trimestre de 2020, as vendas totais atingiram R$ 5,3 bilhões no período – um cenário similar ao do 2T21.

Já o lucro bruto consolidado chegou a R$ 1,1 bilhão, representando 23,8% das vendas líquidas. No geral, o EBITDA ajustado consolidado faturou R$ 244 milhões no 3º trimestre deste ano, apresentando uma redução de 3,6% na comparação anual que, segundo o Carrefour, foi impactado pelo desempenho de gasolina.

Vale destacar que o sortimento de produtos de marca própria está mais amplo. Em números, houve um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 3.125 itens. 

Faturamento do Banco Carrefour Cresce 38% no 3º Tri

O EBITDA do Banco Carrefour chegou a R$ 187 milhões, com uma alta de 26% na comparação anual. De acordo com a companhia, o cartão Atacadão, pertencente à mesma instituição financeira, cresceu 42% e o faturamento on-us, de transações que não passam por adquirentes, e on-us, que são intermediadas por bancos, disparou 31%.

A receita do banco também aumentou 38% na comparação com o 3º trimestre de 2020 e atingiu R$ 854 milhões. Na prática, o Carrefour passou a ofertar novos produtos aos consumidores, como receita de seguros, que teve alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Já os índices de inadimplência Over30 e Over90 (com 30 e 90 dias de atraso de pagamento, respectivamente) estão em níveis inferiores aos registrados no período de julho a setembro de 2019.

Projetos de Governança Ambiental e Social do Supermercado Carrefour

Com foco em mostrar sua determinação em projetos sociais, o Grupo Carrefour Brasil desenvolveu no 3º trimestre deste ano programas de contratação voltados para pessoas negras. 

Em primeiro lugar, o Talentos do Futuro: 2021 Liderança Negra, projeto de trainee para impulsionar a carreira de profissionais que estão no mercado de trabalho, porém, ainda não ocupam cargos de destaque…

Em segundo, o Programa de Estágio Afirmativo, que incentiva a educação dos jovens custeando 80% da graduação ou curso de tecnologia daqueles que ainda não ingressaram no ensino superior. 

Além disso, em julho, o Carrefour investiu mais de R$ 22 milhões no Programa de Produção Sustentável de Bezerros do Mato Grosso para lançar o primeiro lote de carne livre de desmatamento, que rastreia 100% do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado. 

Por fim, o grupo doou mais de 890 toneladas de comida para as pessoas que mais precisam e também congelou o preço dos itens de marca própria até o dia 10 de janeiro de 2022. De acordo com o Carrefour, essas atitudes representam o papel social da maior varejista alimentar do país. 

Sendo assim, é notável que a companhia teve um desempenho animador no trimestre, especialmente em relação ao aumento das vendas online do Atacadão, uma rede que já conta com marketplace.

No geral, os dados apresentados e os planos que a companhia tem colocado em prática nos últimos meses tornam a plataforma ainda mais atraente para os empreendedores que comercializam produtos online…

Seja do setor alimentício ou dos demais anunciados nos marketplaces do Grupo Carrefour Brasil. Para que assim, considerem integrar a lista de mais de 300 sellers de atacado que anunciam na plataforma.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago