Logística de Entrega

Gestão da cadeia de suprimentos: você sabe como fazer?

Quem vende produtos físicos através do e-commerce sabe que o trabalho vai além de fazer um site. E um dos pontos mais importantes de todo esse processo é a gestão da cadeia de suprimentos. Ou seja, toda a parte que abrange o processo entre você encontrar fornecedores e entregar o produto ao cliente.

Uma gestão da cadeia de suprimentos bem feita garante um cliente feliz e satisfeito com a sua empresa. Quanto mais você melhorar esse processo, melhor será para a sua marca.

Porém, pela complexidade e detalhes que devem ser geridos, muitos empreendedores acabam se perdendo e tendo problemas com essa gestão. Sendo assim, vou te mostrar como fazer a gestão da cadeia de suprimentos passo a passo.

O que é a cadeia de suprimentos?

Também chamada de Suply Chain, a cadeia de suprimentos abrange todas as etapas de abastecimento de uma empresa, desde a escolha dos insumos e fornecedores, passando pelo estoque até chegar aos clientes. 

Como todos esses processos são complexos e precisam estar alinhados, a cadeia de suprimentos deve ser gerida de forma que haja menos problemas possíveis. O objetivo é que o produto seja entregue no tempo certo e com qualidade para o cliente, gerando uma experiência positiva para que ele faça, futuramente, novas compras.

As principais atividades na gestão da cadeia de suprimentos são:

  • localização e seleção de fornecedores;
  • compra de materiais e insumos;
  • desenvolvimento e fabricação de produtos;
  • transporte de suprimentos e produtos;
  • gestão do fluxo diário de materiais;
  • coordenação da ação de fornecedores, transportadoras e clientes;
  • criação e manutenção de canais de comunicação entre atores – fornecedores, transportadores e clientes – da cadeia de suprimentos.

A importância da Gestão da Cadeia de Suprimentos

O principal objetivo de uma boa gestão da cadeia de suprimentos é garantir a satisfação do cliente.  5 objetivos secundários devem estar alinhados ao processo para que o trabalho seja eficaz:

  • Qualidade na execução das etapas

Para entregar um produto de forma satisfatória, o processo deve começar com qualidade desde a primeira etapa. Não tem como manter um serviço excelente sem que todas as etapas da gestão da cadeia de suprimentos sejam excelentes. Portanto, tenha em mente que todo processo é importante para o objetivo final ser satisfatório.

  • Rapidez

Entregar um produto fora do prazo determinado gera uma experiência que pode afastar seus clientes de possíveis compras futuras. É preciso estar atento às entregas dos fornecedores, envio das mercadorias e logística reversa, caso aconteça algum problema com o produto. 

A rapidez na gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para que o consumidor não se sinta prejudicado e também para que você consiga manter uma percepção positiva sobre a sua marca. 

  • Confiabilidade

Se um consumidor comprou da sua loja, ele confia que receberá o produto da forma mais eficiente possível. Mas, antes dele confiar em você, você deve estar alinhado com os seus fornecedores. 

Na mesma lógica, se você compra dos seus fornecedores, é porque confia que eles vão te entregar o produto no prazo estipulado, de forma que você poderá entregar a tempo para o cliente. 

Para isso, você deve selecionar, ao longo do tempo, os fornecedores que não te deixam na mão e que também estão empenhados no seu negócio. Se aproxime dos seus fornecedores, criando laços mais sólidos e de confiança. 

  • Flexibilidade

A gestão da cadeia de suprimentos possui certa lógica, mas nem tudo é previsível. Pode ser que em certos períodos haja uma demanda maior que em outros. Mas é preciso estar sempre analisando os históricos, pois eles podem mudar com o passar do tempo. Portanto, não se fixe em uma regra de que seu negócio segue uma linha reta e permanente. Tenha em mente que talvez seja necessário algumas adaptações ao longo do tempo.

A gestão da cadeia de suprimentos possui certa lógica, mas nem tudo é previsível. Pode ser que em certos períodos haja uma demanda maior que em outros. Por isso, é ideal que você analise os históricos constantemente para ver se existe alguma tendência diferente da que vinha nos últimos meses.

Por exemplo, você passou os primeiros 6 meses do ano com um histórico constante de média X de vendas. Seus fornecedores estavam abastecendo os produtos baseados nesta média. Porém, nos últimos 3 meses, suas vendas caíram.

Neste momento, sua cadeia de suprimentos sofreu alterações e será necessário repensar todos os processos. Por isso, não deixe de olhar constantemente seus históricos de venda para adaptar e melhorar a sua realidade para que seu negócio não tenha grandes prejuízos.

  • Custos reduzidos ao máximo

Além de gerar uma experiência positiva ao cliente, outro objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é diminuir gastos, seja com transportadoras, fornecedores ou produtos., Imagina você ter um estoque lotado que só ocupa espaço e não tem tanta demanda quanto você pensava.

Planejar uma gestão da cadeia de suprimentos dará a você uma noção sobre qual parte dessas etapas estão dando prejuízos para o seu negócio. Com uma visão melhor de onde estão há falhas, é possível criar estratégias para otimizar o processo.

 Um boa gestão te dará uma noção sobre o que você deve ou não fazer.

Como gerir a cadeia de suprimentos

Uma gestão da cadeia de suprimentos deve ter todas as etapas de fluxo de produtos e informações interligadas. O objetivo é agilizar os processos  da empresa de forma eficiente.

O produto passa por diversas fases antes de chegar ao consumidor e, para que seja entregue de forma que o cliente tenha uma experiência positiva, é preciso se planejar. Para isso, vou te dar algumas dicas para que você possa gerir toda a cadeia de suprimentos no seu negócio.

  • Mapeie os processos da empresa

O primeiro passo é mapear os processos da empresa para se ter controle da produção. Com isso, será possível verificar onde há falhas, como demoras em alguma atividade ou fornecedores que podem causar risco. Esse mapeamento traz um panorama geral de tudo que está acontecendo, dá chances de reconhecer onde é preciso melhorar e te ajuda a prever problemas.

  • Compartilhe o sistema de gestão da cadeia de suprimentos com o fornecedor

Compartilhar sua cadeia de suprimentos com o fornecedor pode evitar muita dor de cabeça. Um fornecedor tendo acesso às demandas da sua empresa consegue se organizar para que os produtos sejam entregues de forma que não haja falta ou excessos no seu estoque

Este compartilhamento deve ser feito de forma sincronizada. Ou seja: assim que seus compradores realizam uma compra, o fornecedor deve saber que há menos produtos no seu estoque.

  • Melhore as previsões de demanda

Analise constantemente o histórico das vendas para ter noção do quanto o estoque deve crescer, retrair e quais são os períodos sazonais. Também é importante estar atento à possibilidade de imprevistos e variações do mercado. O objetivo aqui é evitar faltas, perdas ou excessos.

  • Eficiência e inovação

É preciso atentar às novidades e inovações, mas seus fornecedores também devem estar alinhados com as tendências. Portanto, escolha fornecedores que trabalhem com comprometimento, qualidade, capacidade de entrega e com foco em melhorias constantes. Trabalhar com pessoas que buscam sempre o melhor, como você, contribui para a eficiência e sucesso do seu negócio.

  • Integre as equipes que fazem parte da cadeia logística

Planejar, mapear os processos, compartilhar o sistema de gestão de cadeia de suprimentos, analisar o histórico e fazer parcerias com fornecedores só será eficiente caso haja integração com todos os setores da empresa. 

Todas essas etapas devem estar integradas a outras etapas da organização, como produção, custos, finanças, fluxo de caixa e investimentos. Essa integração irá te ajudar a chegar ao ponto de equilíbrio entre o processo produtivo e a demanda dos clientes.

  • Use um software para gerenciar os processos

Usar um sistema para gerir a cadeia de suprimentos irá agilizar todo o processo e será mais eficiente nas operações. O software deve ser completo e capaz de integrar todas as etapas do processo.

Lista com alguns software que você pode usar na sua empresa:

Os fornecedores são uma chave importante de todo o processo do seu negócio, pois são eles que vão fornecer os produtos para você vender.  Análise sobre eles para evitar problemas futuros. 

Faça sempre um balanço sobre suas atividades, como a capacidade produtiva, entregas dentro das datas, se estão alinhados com seu estoque, fornecendo o que é preciso, etc.

Uma dica é que você selecione os melhores fornecedores ao longo do tempo, de forma que não dependa apenas de um. O ideal é que você tenha até 3 fornecedores, mas que seja uma parceria próxima, em que tenha confiança. 

Logística

Um dos pontos fundamentais na gestão da cadeia de suprimentos é a logística. Se trata de um processo estratégico que envolve o fornecimento de matéria-prima, produtos de manufatura, distribuição para clientes.

A logística inclui:

  • transporte de entrada;
  • armazenagem;
  • transporte de saída;
  • execução;
  • logística reversa.

Ter um plano logístico te ajudará a reduzir o custo de produção e a entrega dos produtos. Portanto, é preciso estar atento às tendências da logística para melhorar toda a gestão da cadeia de suprimentos do seu negócio.

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática te conta sobre o futuro da logística no Brasil. Confira!

Evolua no seu negócio

Como você viu, a gestão da cadeia de suprimentos é um processo complexo, mas, se feita de forma concisa, tem tudo para melhorar o seu negócio, alavancar suas vendas e fidelizar clientes.

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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