Meio de Pagamento

Whatsapp assume Papel Fundamental para o Varejo Brasileiro

O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de atendimento e vendas usada em todo o mundo. No Brasil, sua utilização é tão forte que o aplicativo se tornou a escolha de grande parte de consumidores na hora de efetuar uma compra, como aponta a pesquisa da Accenture. 

Algo que reforça essa popularidade do Whatsapp é a recente proposta da empresa em lançar o Whatsapp Pay… 

O serviço ainda está com o futuro incerto no país, mas não deixa de refletir a disseminação da ferramenta na jornada de compra dos consumidores…

O fato é que, a cada dia que passa, está mais difícil ignorar que o brasileiro passou a usar ainda mais o aplicativo para comprar produtos e serviços… 

Ao longo do artigo, vou te mostrar em detalhes o estudo feito pela Accenture. Além disso, vou esclarecer quais são os obstáculos enfrentados pelos varejistas na hora de vender pelo Whatsapp. Acompanhe…  

83% dos brasileiros compram pelo Whatsapp

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Accenture,  o Brasil está entre os países que mais utilizam o aplicativo para a compra produtos e serviços

No ranking geral, considerando a América Latina, os países aparecem da seguinte maneira:

  • Brasil e Chile: 83%;
  • Peru: 77%;
  • Colômbia: 74%;
  • Argentina: 71%;
  • México: 53%.

O estudo ainda aponta que o uso do Whatsapp na jornada de compra independe do gênero, idade ou classe social. Veja só:

78% dos homens e 89% das mulheres entrevistados confirmaram que usam a ferramenta para compras… 

Quanto às classes sociais, 85% de adoção da ferramenta provém da classe A; 87% da classe B e 79% da classe C…

Entre os usuários que utilizam a ferramenta para compras, 83% têm entre 18 e 31 anos. E  81% dos respondentes entre 44 e 55 anos e 74% das pessoas com 56 anos ou mais.

Outro dado ressaltado na pesquisa que chama a atenção é o alcance da ferramenta entre as empresas… 

Embora as grandes companhias também usem o Whatsapp no processo de venda, são os pequenos negócios que se destacam nesse sentido, com 74% dos entrevistados utilizando o WhatsApp como canal de vendas.

As categorias mais populares são as de roupas, produtos de beleza e alimentos frescos ou perecíveis.

Tudo isso indica uma maior disposição das empresas em se adequar à nova realidade do varejo. Isto é, o aumento das compras online nos últimos meses

Entretanto, isso não significa que elas estão livres de desafios na hora de utilizar o Whatsapp para atendimento e venda…

Pagamento pelo Whatsapp ainda é um obstáculo

Uma das dores informadas pelos varejistas são as formas de concluir pagamentos por meio da ferramenta…

Há uma dificuldade em organizar as informações. É preciso enviar catálogos, boletos em PDF ou links… Mas, antes disso, é preciso perguntar se a mercadoria está disponível no estoque, por exemplo. 

Para facilitar todo esse processo, foi anunciado, em meados de junho, o Whatsapp Pay, plataforma de pagamentos do Whatsapp…

O lançamento, entretanto, foi suspenso pelo Banco Central, que alegou a necessidade de avaliar possíveis riscos à competição, eficiência e privacidade de dados…

Na época, alguns especialistas cogitaram que a suspensão pudesse ter ocorrido devido ao PIX, sistema desenvolvido pelo BC para a realização de pagamentos e transferências de forma instantânea… 

A possibilidade, entretanto, já foi negada pelo BC.

O Whatsapp Pay segue suspenso até o momento, mas recentemente foi divulgada a liberação para o retorno aos testes.

Independentemente do futuro do Whatsapp Pay no Brasil, é inegável a preferência dos consumidores pelo aplicativo por vários motivos…

Por que as compras pelo Whatsapp são tão populares?

Entre os consumidores que já utilizam o WhatsApp em alguma fase da jornada de compras, dois pontos são destaque…

O primeiro deles é a flexibilidade proporcionada pela ferramenta. A possibilidade de poder conversar com o vendedor ajuda no esclarecimento de dúvidas, verificação de preços ou condições de pagamento…

Não é à toa que hoje, em meio à pandemia, está tão comum encontrar em fachadas de lojas físicas placas com o número do Whatsapp para venda.

O outro ponto é a personalização do atendimento, pois é possível falar diretamente com o vendedor e especificar os pedidos

Isso é muito comum em compras de supermercados online, farmácias, etc. 

Sendo assim, o Whatsapp reforça seu papel no processo de compra e venda pela internet.

E, com a liberação do Whatsapp Pay, todo o processo deve ficar ainda mais fácil para empreendedores e consumidores.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

3 anos ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

3 anos ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

3 anos ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

3 anos ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

3 anos ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

3 anos ago