Mercado de Ecommerce

Redes Sociais respondem por 21% das vendas, diz pesquisa

O crescimento das redes sociais e o aumento no uso de tablets e celulares para compras online têm comprovado que os consumidores estão mudando seus hábitos de consumo rapidamente.

Confira os resultados apresentados pelo mais novo levantamento sobre esses temas e saiba como se adaptar para acompanhar o mercado:

Redes Sociais

Segundo recente levantamento NuvemCommerce, as redes sociais alcançaram sua maior contribuição nas vendas online da história em 2018. E a tendência é que o número cresça este ano.

Segundo a pesquisa, 21% do total de transações de 2018 foram realizadas pelas redes sociais.

E o campeão de vendas foi o Instagram, que foi responsável por 59% desse montante.

As vendas pelo Facebook representaram 37% do total.

Youtube e Pinterest, por sua vez, ficaram com 3% e 1%, respectivamente.

Além disso,  47.9% dos Ecommerces afirmaram perceber o crescimento das vendas quando fazem divulgação orgânica (não paga) pelas redes sociais.

Entretanto, 40% das lojas usam as redes sociais para vender e não identificaram esse crescimento.

Do restante, 10,3% dos negócios digitais afirmaram que ainda não utilizam redes sociais com intuito de vender, mas têm interesse de fazê-lo no futuro.

Apenas 1,8% dos entrevistados diz não ter qualquer interesse em utilizar esses canais de venda.

Crescimento do Mobile

Outro dado muito importante da pesquisa é a mudança definitiva nos hábitos de consumo dos brasileiros.

Enquanto até 2017, a maior parte das transações era realizada em computadores, o ano passado terminou com mais da metade das vendas sendo realizada a partir de dispositivos mobile (tablets e celulares).

Em 2018, 53,8% das transações foram realizadas em dispositivos móveis, enquanto desktops foram responsáveis por 46,2% do total.

Esses números são referentes às vendas concretizadas. Quando analisadas as visitas, o cenário é ainda mais favorável para o mobile: 2 a cada 3 visitantes utilizou tablets e celulares.

Isso significa que muitas pessoas ainda pesquisam com dispositivos móveis (especialmente pela praticidade), mas realizam a compra pelo computador.

Claramente, esse é um hábito que tende a mudar, com os celulares sendo cada vez mais decisivos tanto na pesquisa quanto na efetivação da compra.

Dentre os segmentos que mais contribuíram para o crescimento das vendas mobile estão Moda, Vestuário, Acessórios, Saúde e Beleza.

Tendências para 2019

Além do crescimento no uso das redes sociais e dispositivos móveis, a pesquisa também apontou duas outras tendências para 2019. São elas:

Geração Z e Videomaking

Em 2019, a chamada Geração Z (pessoas nascidas a partir de 2001) vai compor 32% da população mundial, superando a quantidade de millenials no mundo.

Com isso, a tendência é que novos hábitos sejam identificados no mercado.

Esse grupo de pessoas já nasceu em contato com a internet e está muito conectada com digital influencers e outras celebridades digitais.

Com isso, os vídeos vão se tornando peças cada vez mais importantes para o marketing digital de qualquer negócio.

Atualmente, inserir um vídeo em uma postagem pode aumentar o tráfego orgânico em até 157%. E espera-se que esse número aumente.

A plataforma que vai ganhar cada vez mais adeptos é o Youtube, que vem crescendo com o interesse das novas gerações. Mais da metade dos jovens entre 14 e 18 anos confirmaram que assistem vídeos por lá diariamente.

Com essas, 2019 pode representar o ano da virada para muitos negócios que decidirem apostar em produções audiovisuais para alavancar seus resultados.

Atendimento TOTAL

Essa é uma tendência anunciada há anos, mas que tem cada vez mais força.

O atendimento ao cliente, seja antes, durante ou depois da conclusão da transação, tem que ser facilitado e estar presente em TODOS os canais.

É o chamado Omnichannel.

Hoje, o cliente quer ter o poder para decidir onde vai ser atendido, não se limitando a um telefone e um email.

O atendimento deve ser feito pelas redes sociais, telefones, email, Youtube, Whatsapp e qualquer outro canal que sua empresa tiver disponível.

Essa flexibilização vai ser fundamental para o aumento da satisfação dos clientes e das conversões dos Ecommerces.

Hora da ação

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