O crescimento das redes sociais e o aumento no uso de tablets e celulares para compras online têm comprovado que os consumidores estão mudando seus hábitos de consumo rapidamente.
Confira os resultados apresentados pelo mais novo levantamento sobre esses temas e saiba como se adaptar para acompanhar o mercado:
Segundo recente levantamento NuvemCommerce, as redes sociais alcançaram sua maior contribuição nas vendas online da história em 2018. E a tendência é que o número cresça este ano.
Segundo a pesquisa, 21% do total de transações de 2018 foram realizadas pelas redes sociais.
E o campeão de vendas foi o Instagram, que foi responsável por 59% desse montante.
As vendas pelo Facebook representaram 37% do total.
Youtube e Pinterest, por sua vez, ficaram com 3% e 1%, respectivamente.
Além disso, 47.9% dos Ecommerces afirmaram perceber o crescimento das vendas quando fazem divulgação orgânica (não paga) pelas redes sociais.
Entretanto, 40% das lojas usam as redes sociais para vender e não identificaram esse crescimento.
Do restante, 10,3% dos negócios digitais afirmaram que ainda não utilizam redes sociais com intuito de vender, mas têm interesse de fazê-lo no futuro.
Apenas 1,8% dos entrevistados diz não ter qualquer interesse em utilizar esses canais de venda.
Outro dado muito importante da pesquisa é a mudança definitiva nos hábitos de consumo dos brasileiros.
Enquanto até 2017, a maior parte das transações era realizada em computadores, o ano passado terminou com mais da metade das vendas sendo realizada a partir de dispositivos mobile (tablets e celulares).
Em 2018, 53,8% das transações foram realizadas em dispositivos móveis, enquanto desktops foram responsáveis por 46,2% do total.
Esses números são referentes às vendas concretizadas. Quando analisadas as visitas, o cenário é ainda mais favorável para o mobile: 2 a cada 3 visitantes utilizou tablets e celulares.
Isso significa que muitas pessoas ainda pesquisam com dispositivos móveis (especialmente pela praticidade), mas realizam a compra pelo computador.
Claramente, esse é um hábito que tende a mudar, com os celulares sendo cada vez mais decisivos tanto na pesquisa quanto na efetivação da compra.
Dentre os segmentos que mais contribuíram para o crescimento das vendas mobile estão Moda, Vestuário, Acessórios, Saúde e Beleza.
Além do crescimento no uso das redes sociais e dispositivos móveis, a pesquisa também apontou duas outras tendências para 2019. São elas:
Em 2019, a chamada Geração Z (pessoas nascidas a partir de 2001) vai compor 32% da população mundial, superando a quantidade de millenials no mundo.
Com isso, a tendência é que novos hábitos sejam identificados no mercado.
Esse grupo de pessoas já nasceu em contato com a internet e está muito conectada com digital influencers e outras celebridades digitais.
Com isso, os vídeos vão se tornando peças cada vez mais importantes para o marketing digital de qualquer negócio.
Atualmente, inserir um vídeo em uma postagem pode aumentar o tráfego orgânico em até 157%. E espera-se que esse número aumente.
A plataforma que vai ganhar cada vez mais adeptos é o Youtube, que vem crescendo com o interesse das novas gerações. Mais da metade dos jovens entre 14 e 18 anos confirmaram que assistem vídeos por lá diariamente.
Com essas, 2019 pode representar o ano da virada para muitos negócios que decidirem apostar em produções audiovisuais para alavancar seus resultados.
Essa é uma tendência anunciada há anos, mas que tem cada vez mais força.
O atendimento ao cliente, seja antes, durante ou depois da conclusão da transação, tem que ser facilitado e estar presente em TODOS os canais.
É o chamado Omnichannel.
Hoje, o cliente quer ter o poder para decidir onde vai ser atendido, não se limitando a um telefone e um email.
O atendimento deve ser feito pelas redes sociais, telefones, email, Youtube, Whatsapp e qualquer outro canal que sua empresa tiver disponível.
Essa flexibilização vai ser fundamental para o aumento da satisfação dos clientes e das conversões dos Ecommerces.
Agora que você já conhece as principais tendências do Ecommerce para 2019, é hora de agir!
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