Última atualização em 4 de outubro de 2021 por
O Banco PAN, controlado pelo BTG Pactual, anunciou recentemente em fato relevante a compra do total das ações da empresa de tecnologia Mosaico, que é responsável pelos sites de comparação de preços Buscapé, Zoom e Bondfaro.
A aquisição, que não teve valor divulgado, será feita por meio de troca de ações. A princípio, é esperado que as companhias integrem suas soluções ofertadas aos milhares de clientes das duas empresas.
Banco PAN Aprimora Serviços das Plataformas da Mosaico
Um dos destaques da transação é o lançamento do marketplace próprio do banco, que já nasce com números significativos. No total, são R$ 4,2 bilhões de Volume Bruto de Mercadorias (GMV) a cada ano e 400 lojas. Inclusive, a plataforma terá como recursos como:
- Cashback sobre o melhor preço;
- Alerta de preços;
- Conteúdo feito por especialistas;
- Comparador de preços disponível em 112 milhões de ofertas;
- 400 lojas integradas;
Além disso, há o serviço Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois, em português) que será complementado ao marketplace com crédito do Banco Pan.
Outro destaque da aquisição da Mosaico é o cartão de crédito exclusivo que será lançado com direito a cashback e integração à plataforma Mobiauto, adquirida pelo Banco Pan em setembro de 2021.
Dessa forma, a instituição financeira colabora com a ampliação do sortimento de produtos ofertados aos compradores e também consolida o ecossistema da Mosaico…
Sobre isso, Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Pan, demonstra perspectiva de crescimento devido ao potencial da Mosaico:
“Sempre tivemos muita admiração pela Mosaico, por seu propósito e pela habilidade empreendedora de seus controladores. Temos convicção de que juntos podemos construir algo muito maior. Estamos bem animados em contar com o time da Mosaico, que potencializa nossos skills de tecnologia e desenvolvimento de produtos”, conta o executivo.
E mais…
Guilherme Pacheco, cofundador e presidente do conselho de administração da Mosaico, reconhece a importância da aquisição para o ecossistema da sua companhia:
“O negócio de banking tem uma recorrência natural muito grande e isso é o holy grail do e-commerce. Ao nos juntarmos ao PAN, geramos o lock-in desse consumidor dentro desse ecossistema que estamos criando. O grupo BTG Pactual sempre nos apoiou e é uma honra fazer parte de um projeto dessa magnitude“, destaca o profissional.
Vale destacar que as ações da Mosaico subiram mais de 20% após o comunicado da compra feito pelo Banco PAN.
Em meio a isso, também é importante destacar que, com a aquisição, os acionistas da Mosaico passam a ser executivos da instituição financeira…
Um deles será membro do conselho de administração e todos terão Lock-Up (Trava de Venda, em português) nas ações recebidas por um prazo de 18, 24 e 30 meses, ou seja, ⅓ em cada data.
De forma geral, a instituição financeira está implementando diversas iniciativas estratégicas para expandir suas operações de negócios…
Foco do Banco PAN é ser a Plataforma Mais Completa do País
Em números, o Banco PAN tem 12,4 milhões de clientes e a plataforma da Mosaico, 22 milhões de usuários…
Isto significa que os milhares de indivíduos que utilizam os serviços das companhias terão acesso a serviços inéditos e ainda vão poder aproveitar os aprimoramentos nas soluções já existentes devido à incorporação da Mosaico ao Banco PAN.
Na prática, a instituição financeira vai incorporar o novo marketplace ao seu aplicativo, bem como levar tráfego aos sites do ecossistema da Mosaico…
Ou seja, uma iniciativa que vai acontecer ao momento em que a empresa de tecnologia fornece os produtos do Banco PAN como créditos e seguros aos seus usuários.
Diante desse cenário, o Banco PAN se mantém como uma opção a ser considerada pelos empreendedores que estejam interessados nos serviços financeiros. Principalmente agora, que está cada vez mais próximo de conquistar o seu principal objetivo de ser a plataforma de banking e consumo mais completa do país.