Última atualização em 3 de dezembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
O ano de 2021 tem sido marcante para o Assaí Atacadista. Recentemente, a companhia inaugurou a 200ª loja da rede no bairro de Atuba, em Curitiba (PR). A iniciativa tem o foco de dar continuidade ao planejamento de expansão a longo prazo, que está sendo acelerado anualmente. Nesse sentido, a empresa deseja chegar a 300 estabelecimentos em 2023.
Vale mencionar que a rede de supermercados abriu sua 100ª loja em outubro de 2016, ou seja, o Assaí dobrou o número de unidades em apenas 5 anos. Sobre isso, Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista, relata o esforço da empresa em crescer no mercado:
“É um número pelo qual trabalhamos nos últimos anos e representa o esforço de todo o nosso time e de um plano de expansão certeiro e bem executado. Em apenas 10 anos, aumentamos nossa presença nacional de 4 para 24 Estados brasileiros. Geramos ainda 54 mil empregos, levando trabalho e renda a milhares de famílias. São resultados que nos motivam a continuar crescendo”, explica.
No total, o Assaí deve investir mais de R$ 2 bilhões ainda este ano. Além da criação de empregos em todo o país, a empresa gera renda aos municípios por meio do plano de expansão acelerado, beneficiando a economia local e o setor de construção civil. Até o final de 2021 serão adicionados mais de 400 mil metros quadrados de área construída ao Assaí.
Esses números de expansão também refletem nos resultados do Assaí, que vem crescendo a uma taxa média anual de 30% e evoluindo market share. Isto é, um indicador que apresenta o tamanho da participação que uma empresa tem dentro de um mercado.
Para você ter uma ideia, no ano passado o Assaí atingiu R$ 39,4 bilhões de receita bruta, o que significou R$ 9 bilhões adicionados à venda. Já no balanço financeiro do 3º trimestre deste ano, a companhia manteve a tendência positiva e alcançou um lucro líquido de R$ 538 milhões.
É importante destacar também que, com a divisão do GPA, em março deste ano, o Assaí se tornou a primeira companhia exclusiva do Brasil no segmento de atacado de autosserviço a ser listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Assaí Quer Continuar Crescendo no Mercado
Após anunciar o acordo de compra de 71 lojas Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar em uma tentativa de impulsionar o aumento das lojas, o Assaí já está planejando suas próximas 100 inaugurações. Somente este ano, a rede de supermercados pretende abrir mais 28 novas lojas…
Segundo a empresa, no mês de dezembro será inaugurada a 1ª loja da companhia no Acre. Com isso, o Assaí estará oficialmente presente em 24 estados brasileiros. Já nos próximos anos, a rede de supermercados seguirá investindo no processo de expansão que contará ainda com a conversão dos 71 pontos comerciais das lojas Extra Hiper.
Em 2022, o Assaí deseja converter 40 Extra Hiper e abrir entre 16 e 18 lojas orgânicas. E, como foi mencionado, para 2023 o objetivo da companhia é superar a marca de 300 lojas e, até 2024, alcançar a meta de R$ 100 bilhões em faturamento.
Em relação às metas, Belmiro Gomes acredita que os bons resultados serão alcançados com através de investimentos e trabalho em equipe:
“Alcançaremos esses resultados por meio de uma série de diferenciais e com um time engajado. O primeiro deles é o plano acelerado de expansão da companhia. Destaco ainda os excelentes resultados que temos obtidos com a maturação do nosso parque de lojas, que vem apresentando índices positivos numa média de tempo cada vez menor” afirma.
Além disso, o presidente da empresa também relata que o objetivo do Assaí é reforçar ainda mais a experiência de compra dos clientes. Portanto, fica claro que a rede de supermercados não poupa recursos e esforços para continuar crescendo no mercado para expandir as atividades por todo o país.
- Leia Também: Nuvemshop Anuncia Aquisição do Ecommerce na Prática