Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Ampliar o mix de produtos é uma das formas de fazer um negócio crescer e estimular a compra de mais itens por carrinho, aumentando o ticket médio da empresa. Mas, para fazer isso, não basta decidir aumentar e diversificar o seu catálogo, é preciso entender algumas etapas para que o objetivo seja alcançado com sucesso.
E você quer ter sucesso, certo?
Então, uma dica inicial para aumentar o mix de produtos é: não faça isso por tentativa e erro. Não basta escolher produtos ao acaso. Você precisa, antes de tudo, de planejamento e de conhecimento sobre sua persona.
Separamos alguns pontos que você precisa ter em mente para entender como ampliar o mix de produtos do seu Ecommerce.
O que você precisa saber antes de ampliar o mix de produtos
1 – Planejamento
Antes de você decidir ampliar o mix de produtos do seu Ecommerce, é preciso entender quais são os motivos que estão levando você a fazer isso. Essa razão vai te ajudar a procurar quais são os melhores produtos para incluir no seu negócio.
Por exemplo: suas vendas têm diminuído nos últimos meses, mas as dos seus concorrentes continuam a crescer, porque o preço que eles vendem é muito mais baixo do que o que você pode competir.
Nesse sentido, o que poderia ser feito?
Bem, se você vende Cartuchos, poderia vender tinta para recarregar os cartuchos, em vez de só focar na venda de novas peças. Os seus concorrentes podem não vender esse tipo de produto e você consegue trazer seus clientes de volta para o seu negócio.
Afinal, a economia de dinheiro que o seu cliente vai ter recarregando em casa é muito maior se continuar comprando cartuchos novos.
Esse é um exemplo de plano que poderia ser construído para motivar a inserção de um novo produto no mix. Outras razões pelas quais as pessoas fazem isso: ampliar o mercado de ação, competir com uma marca concorrente, teste de novos segmentos.
2 – Pesquisa
Após entender qual é o motivo para ampliar o mix de produtos, você precisa fazer uma pesquisa para ver quais são os produtos que podem te ajudar nesse objetivo.
Por exemplo: seu negócio é do ramo de decoração, com foco em quadros para ambientes internos, e você decidiu incluir uma nova persona na marca.
Você precisa pensar: Quais são as dores dessa nova persona? Quais são os outros produtos de decoração que podem solucionar essas dores?
Nessa pesquisa, você pode encontrar uma persona nesse mercado com uma dor ligada à iluminação de ambientes internos.
Então, você pode procurar por luminárias.
Nesse exemplo, perceba que o foco é conquistar mais uma fatia do mercado de decoração. Para isso, você buscou entender quais são as dores de outras personas dentro desse mundo da decoração.
3 –Fornecedores e ferramentas de gestão
Talvez os seus fornecedores atuais não possuam os novos produtos que você quer. Então, você agora terá que procurar outros.
Se você deseja saber mais sobre como encontrar ótimos fornecedores para o seu negócio, confira essas 4 dicas aqui.
Com o aumento de produtos e fornecedores diferentes, você pode acabar se perdendo na gestão do estoque. Para facilitar esse gerenciamento, você pode incluir um sistema de ERP.
Mas o que é isso?
ERP é um sistema que facilita a visualização e organização das etapas do seu negócio. Ele permite que todas as informações sejam armazenadas em um único banco de dados.
E não se engane achando que essa ferramenta é apenas para empresas grandes. Ela ajuda muito nos pequenos negócios. Isso porque, a partir do momento que você tem um sistema que gerencia tudo, as coisas ficam mais rápidas e você tem mais tempo para focar em outros assuntos.
4 – Estoque
Um pilar importante quando você decide ampliar o mix de produtos é sobre a gestão de estoque.
A primeira coisa que você precisa saber é se o lugar que você armazena seus produtos tem espaço, caso você tenha armazenamento próprio. Se não tiver espaço, deve buscar uma solução para isso, como alugar um local maior.
Mas lembre-se que, se você for alugar, esse valor precisa estar no seu planejamento de gastos.
O ideal é que, quando você decide ampliar o número de produtos, você primeiro valide esse negócio. Então, começar com um número reduzido de produtos no estoque para testar é uma boa estratégia. Assim, você evita perder dinheiro – e ter dor de cabeça.
Vantagens de ampliar o mix de produtos
- Redução de riscos: ser dependente de um único produto pode causar prejuízos em algum momento. Quando você tem produtos variados, se um deles acabar indo mal nas vendas, os outros podem suprir esse custo.
- Atração de clientes: quando você decide colocar produtos novos no seu Ecommerce, as chances de alcançar novos clientes aumentam. Eles acabam chegando na sua loja atraídos por um determinado produto e se deparam com uma variedade de outros que eles também podem comprar.
- Aumento do ticket médio: com maior variedade de produtos, as chances deles também se interessarem por comprar outros itens, aumentam.
- Maior competitividade: ter novidades no negócio é uma forma de se adaptar ao cenários e às tendências. Isso faz com que a sua marca seja mais forte e competitiva no mercado.
Vale a pena aumentar o mix de produtos do seu Ecommerce durante a crise?
Como falamos, aumentar o mix de produtos pode ajudar a reduzir os riscos do seu negócio e aumentar a competitividade. Em uma crise, isso é fundamental para que uma empresa sobreviva.
Mas não é só isso…
Uma crise como a da Covid-19 pode mexer com o seu negócio de várias formas, como mudar os hábitos de consumo da sua persona. Para isso, você precisa estar antenado a tudo que está rolando e saber que caminhos seguir para manter a sua empresa de pé.
Para ajudar os empreendedores nesta crise, o grupo Ecommerce na Prática criou a Jornada do Empreendedor Imbatível.
Lá, você encontra muito conteúdo e insights incríveis para conseguir superar o momento. Além de ter acesso liberado a treinamentos e materiais exclusivos.
Participe gratuitamente da Jornada do Empreendedor Imbatível: