Americanas Aprova Estrutura Societária Simplificada

Última atualização em 13 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

A Americanas aprovou recentemente em Assembléia Geral Extraordinária a nova estrutura societária simplificada. A proposta, anunciada em novembro deste ano, prevê a fusão das ações AMER3 com LAME3 e LAME4 para a varejista ter apenas uma ação listada na B3.

Assim, a Americanas S.A. atinge o seu objetivo de passar a ser apenas uma companhia, seja para clientes, parceiros ou investidores. Na prática, a medida aprimora a governança corporativa e aumenta a liquidez de AMER3. Além de eliminar o desconto de holding de LAME3 e LAME4 e reforçar o entendimento da Americanas no mercado.

americanas
(Imagem: Divulgação)

De acordo com o comunicado emitido pela varejista, o 3G Capital, atual controlador da Lojas Americanas S.A., será um acionista de referência com 29,5% do capital da Americanas. O executivo cederá o controle sem a cobrança de prêmio.

Além disso, a combinação dos papéis será feita a partir da distribuição das ações AMER3 detidas pelas Lojas Americanas para os acionistas de LAME3 ou LAME4. Ou seja, cada ação de LAME3 ou LAME4 será convertida em 0,188964 ação AMER3.

Anteriormente, a companhia anunciou a adequação do estatuto social da Americanas S.A., bem como a inclusão de poison pill com gatilho de participação de 15%. O recurso funciona como uma estratégia de proteção dos acionistas minoritários.

Ainda de acordo com o comunicado, o direito de recesso de LAME3 começa em 14 de dezembro e termina em 13 de janeiro de 2022. Neste dia, o processo operacional de consolidação das bases acionárias entra em vigor…

O último dia de negociação de LAME3 e LAME4 na B3 será em 21 de janeiro de 2022. A incorporação será concluída no dia 26 de janeiro, quando os acionistas de LAME3 e LAME4 receberão as ações AMER3. 

Diante da aprovação da mudança na estrutura societária no Novo Mercado B3, a Americanas está focada em continuar crescendo no mercado de forma sustentável e com responsabilidade social…

Propósito da Americanas é Entregar uma Jornada de Consumo Customizada 

A Americanas S.A. desenvolveu um modelo estratégico para fornecer uma jornada de compra personalizada e apropriada para todos os perfis de consumidores. O plano é baseado a partir da ascensão das plataformas proprietárias da varejista, incluindo:

Inclusive, a companhia deseja realizar novas aquisições e parcerias orientadas pelo seu motor de M&A – Mergers and Acquisitions (Fusões e Aquisições, em português), a IF – Inovação e Futuro, a fim de entrar em mercados estratégicos.

Em nota, a Americanas enfatiza sua performance alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Por exemplo, a neutralização das emissões de carbono de todas as operações até 2025…

E a participação no Dow Jones Sustainability World Index 2021, um índice global que integra as maiores empresas do mundo com a melhor avaliação em fatores econômicos, ambientais e sociais…

Por fim, a Americanas informa a integração na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, que aponta o desempenho das empresas brasileiras em relação às demandas de desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, é válido ressaltar que a varejista tem colocado em prática ações nesse sentido recentemente. Em novembro deste ano, a Americanas realizou a expansão da frota de veículos elétricos para 6 cidades, como parte do compromisso com governança ambiental, social e corporativa…

No mesmo mês, a companhia ainda lançou a loja autônoma ‘Ame Go’, no Aeroporto RIOgaleão, para oferecer uma experiência do cliente completamente inovadora. Isto é, iniciativas que representam o foco da Americanas em se destacar no mercado de forma tática e conquistar todos os consumidores, independentemente do seu comportamento ou perfil.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.