Agile Marketing: Saiba Como Aplicar essa Metodologia no seu Negócio

Última atualização em 26 de maio de 2021 por

Você já ouviu falar no termo “Agile Marketing”? Muitos empresários estão procurando aprender como o Agile Marketing funciona e se devem usar essa abordagem para conduzir seus projetos e campanhas de marketing. 

Como sabemos, uma equipe de marketing projeta e implementa campanhas que ajudam suas organizações a impulsionar as vendas e construir uma melhor presença no mercado. No Ecommerce, em específico, isso fica ainda mais forte no que diz respeito ao marketing digital… 

Porém, para lidar com a pressão crescente de entrega de melhores resultados junto a um ritmo feroz de novas tendências de compra, hoje em dia as equipes de marketing das empresas estão cada vez mais adotando a estratégia de Agile Marketing... 

Por meio deste artigo, compartilharemos com você todas as informações CRUCIAIS sobre Agile Marketing para ajudar na compreensão e implementação dessa abordagem. Vamos começar?

Agile Marketing
(Imagem: freepik)

O que é Agile Marketing?

O Agile Marketing é uma abordagem baseada nos princípios da metodologia ágil utilizada no desenvolvimento de software. É usado especificamente para gerenciar projetos relacionados ao marketing do seu Ecommerce.

Mas qual é o principal objetivo do Agile Marketing, afinal?

Seu objetivo é executar projetos em um ritmo mais rápido, mas sem comprometer a qualidade das ações ou produtos comercializados. E, para tornar isso possível, você precisa otimizar tudo, desde a estrutura da equipe até fluxos de trabalho do projeto e comunicação interna da sua empresa…

Assim, ocasionalmente, você vai precisar desenvolver uma equipe de Agile Marketing comprometida, que esteja familiarizada com os fundamentos do Agile e seja capaz de trabalhar com eficiência em um ambiente de ritmo acelerado

Além disso, as equipes podem determinar se um projeto não foi valioso e não deveria ser repetido, por exemplo. Mas ele ainda pode ser considerado um sucesso. O Agile Marketing abraça o fracasso, desde que venha com lições e produza projetos futuros potencialmente poderosos…

Essa metodologia faz uso de sprints para desenvolver projetos e campanhas. Um sprint é um tempo curto e fixo, em que a sua equipe precisa concluir uma quantidade planejada de demandas. 

O grande destaque do Agile Marketing é que ele segue uma abordagem gradual para o desenvolvimento de projetos. Isto é, em vez de desenvolver um produto de uma vez, é possível utilizar ciclos para refinar a saída em cada fase do desenvolvimento do projeto.

Uma Breve História Sobre o Agile Marketing

As metodologias ágeis, conhecidas habitualmente como “agile”, originam-se no campo de desenvolvimento de softwares, com a visão de criar produtos melhores e mais rapidamente

Elas foram aplicadas em várias áreas, mas se tornaram bastante conhecidas no mundo do marketing… 

E você acha que o Agile surgiu nessa geração? Não…

Alguns registros apontam sua origem em 1970. Desde esse período, os desenvolvedores já estavam preocupados com seus processos de trabalho.

Entretanto, a metodologia ficou conhecida nos anos 2000, através de longas reuniões que resultaram no Agile Manifesto, uma consolidação completa de várias ideias anteriores, que ainda é o padrão de ouro para o que essa metodologia realmente significa. A partir disso, surgiram 4 valores: 

  • Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas;
  • Software que funcione em vez de documentação compreensiva; 
  • Colaboração dos clientes em vez de negociação de contratos; 
  • Responder às mudanças em vez de seguir um plano.

Assim, agora que você já sabe o que é Agile Marketing e um pouco mais da sua história, vamos aprofundar um pouco mais o assunto…

Como implementar o Agile Marketing

O Agile Marketing tem uma linguagem própria. Cada departamento de marketing de uma empresa encontrará o formato ágil preciso que funciona melhor para ele, mas a implementação dessa metodologia terá estes 4 recursos de alguma forma:

Sprints 

Um sprint é o tempo que você dá à sua equipe para concluir seus projetos atuais. Normalmente, variam de duas a seis semanas. Contudo, algumas iniciativas maiores não caberão em um único sprint, então será preciso dividi-las em pequenas porções para lidar com elas com mais tempo.  

Reuniões Stand Up 

Todos os dias sua equipe precisa se reunir e fazer uma breve checagem das tarefas. Isso deve durar 15 minutos no máximo. Cada membro da equipe repassa o que fez no dia anterior, o que está planejando fazer no dia e todos os possíveis problemas que podem ter encontrado no caminho. 

Quadro para Monitorar o Progresso do Projeto

Seja um bom quadro branco com notas adesivas ou um grande software especializado e sofisticado, você precisa de uma maneira centralizada de acompanhar seu sprint, de forma que todos tenham acesso. 

Trabalho em Equipe 

Embora um indivíduo possa “ser o dono” de um projeto, o sucesso ou o fracasso do sprint depende de todos os membros da equipe do seu negócio. Todos devem estar preparados para colaborar e auxiliar na estrutura do Agile Marketing.

O que um Departamento de Agile Marketing pode fazer?

Seguindo os métodos estabelecidos pelos desenvolvedores (com adaptações para serem implementadas na área de marketing, é claro), os profissionais da área podem usar maneiras inteiramente novas de alcançar públicos e objetivos…

Na prática, o Agile Marketing permite que os profissionais de marketing: 

– Respondam rapidamente às mudanças no mercado;

– Produzam campanhas rápidas que podem ser testadas e otimizadas ao longo do tempo; 

– Experimentem muitas coisas, repetindo as que deram certo; 

– Usem a opinião de outros departamentos para aumentar os esforços de marketing; 

– Justifiquem as escolhas em campanhas e projetos com dados concretos. 

Isto é, quando você começa a ser mais específico e a olhar para as possibilidades, projeto a projeto e sprint a sprint, a lista de possibilidades de Agile Marketing é imensa.

Principais Frameworks

Frameworks de Agile Marketing são formas de trabalho que gerenciam a metodologia ágil no dia a dia do seu Ecommerce…

Ou seja, ajudam a organizar as atividades e demandas de um time de marketing para assegurar a eficiência necessária para a finalização de projetos, uma vez que o mercado gera aos novos negócios uma atmosfera de pressão e prazos curtos. 

Veja os principais frameworks: 

Scrum

Scrum é provavelmente o framework mais conhecido e usado nas metodologias ágeis.

Nesse caso, as atividades são feitas em ciclos curtos de 1 a 4 semanas, conhecidos como sprit, em que os feedbacks do mercado são usados para melhorar campanhas e produtos. 

Encontros diários para compartilhar os trabalhos de cada colaborador são abordados por essa metodologia, gerando transparência e melhorando a comunicação…

Assim também, os profissionais de marketing trabalham em equipes empenhadas e integradas com outros setores. 

A organização das equipes funcionam da seguinte forma:

  • Product owner: profissional que tem a visão geral da campanha ou produto;
  • Membros do time: equipe multidisciplinar;
  • Scrum Master: colaborador focado no processo, que precisa saber profundamente a metodologia para conduzir o todo. 

Além disso, são realizados 4 tipos de reuniões em cada sprint durante todo o processo. Veja: 

  • Sprint planning: traça os objetivos do sprint e seus responsáveis; 
  • Stand up meetings: controla o andamento das atividades de acordo com o planejamento;
  • Review: coleta feedback do cliente e levanta pedidos de mudança o mais breve possível;
  • Retrospectiva: comemora o que deu certo e discute o que pode ser melhorado.

Kanban 

Kanban tem uma abordagem com foco visual para gerir seus processos. É basicamente um painel que consiste em um quadro (Kanban Board) que permite visualizar todo o fluxo de trabalho…

É dividido em colunas que representam os passos de um projeto. Isto é, consiste em um quadro de post-its na parede ou de cards online, o que torna esse framework simples e acessível. 

Devo implementar o Agile Marketing?

É importante passar algum tempo contemplando essas questões antes de acabar e gastar o orçamento de um mês em quadros brancos e post-its…

Caso os membros de sua equipe estejam sofrendo com a imensa carga de trabalho, se há altas taxas de rotatividade ou sinais de esgotamento dos profissionais de marketing do seu negócio, rever a carga pode ser uma boa opção.

Assim, se você não quer adotar uma abordagem como o Scrum, que exige um aprofundamento inicial ou mudanças de funções, saiba que isso pode causar mais estresse aos funcionários… 

Mas se, por outro lado, sua empresa já possui uma equipe saudável e estável, você pode optar pela metodologia que lhe dará uma vantagem competitiva mais significativa do mercado, como o Kanban…

Dessa forma, considere o que você espera realizar ao reunir sua equipe de marketing com o Agile e escolha uma metodologia que o levará a esses objetivos!

E lembre-se: a abordagem Agile tirada do desenvolvimento de software é uma ferramenta excelente e poderosa nas mãos de todo líder de marketing, pois permite que seja construído o processo de crescimento e as verdadeiras melhorias necessárias.

Então, em vez de adotar uma abordagem aleatória e gastar dinheiro em coisas que podem ou não funcionar, pense em adotar essa metodologia que vai te permitir realmente otimizar o crescimento potencial do seu negócio.

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