Mercado de Ecommerce

Adidas aposta em mercado online, mas enfrenta crise interna

A Adidas relatou uma queda de 34% nas vendas no segundo trimestre. Porém, após fechar 70% de suas lojas físicas na pandemia, a marca alemã começou a se recuperar depois de apostar no mercado online.

E as vendas estão se recuperando bem mais rápido do que o esperado…

A marca também anunciou que a expectativa é que haja aumento na receita nesse terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre desse ano.

Essa projeção é devido aos novos hábitos dos consumidores, que estão comprando cada vez mais no Ecommerce…

Confira mais sobre como a Adidas tem se reinventado.

Crescimento dos exercícios em casa

Desde o começo do isolamento, as pessoas estão adaptando suas rotinas à nova realidade. Com isso, muitos consumidores começaram a comprar produtos para praticar exercícios em casa…

E a Adidas começou a ver um boom na demanda por produtos de corrida e ioga. 

Mas não foi só isso. Outro produto que se destacou, talvez por seu conforto, foram as sandálias Adilette Slides, que apresentou aumento de 200% durante o trimestre.

O CEO da empresa, Kasper Rorsted, informou que todas essas mudanças de hábitos estão afetando a marca de forma positiva. Por exemplo, muitos consumidores estão buscando por roupas mais confortáveis para trabalharem em casa

“A probabilidade de muitas pessoas voltarem usando ternos e sapatos marrons no futuro diminui drasticamente. Isso, é claro, nos afetará.”, afirmou Rorsted. 

E isso aparece nos resultados…

A procura por esses dois tipos de produtos se concentraram quase que exclusivamente no mercado online. 

As vendas pelo Ecommerce quase dobraram em relação a 2019. O total no faturamento geral da empresa, no segundo semestre, foi de 3,58 bilhões de euros, superando a estimativa de 3,24 bilhões.

Porém, no período, houve queda nos produtos relacionados a esportes coletivos.

E ainda tem uma questão que vem sendo debatida e que pode pesar para a marca nos próximos períodos. Veja:

Diversidade e incertezas

Embora o Ecommerce tenha ajudado as vendas da Adidas no período, a empresa ainda precisa melhorar sua imagem. Isso porque há uma pressão forte para que a marca se posicione quando o assunto é diversidade.

A discussão surgiu especialmente após os protestos contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos. Na época, os funcionários da Adidas criticaram a empresa por não fazer o suficiente para combater a discriminação racial.

E, recentemente, o chefe de recursos humanos da empresa renunciou o cargo após reclamações sobre sobre como ele lidava com questões de diversidade. 

De acordo com Kasper Rorsted, o novo chefe do RH, ele tem buscado escutar funcionários de todo o mundo sobre essas questões. 

“Particularmente na América, não fizemos progresso com a comunidade negra e estamos levando isso muito a sério”, disse à imprensa.

A Adidas havia anunciado em junho que vai aumentar, nos próximos 4 anos, em 20 milhões de dólares a sua verba destinada a programas de apoio a comunidades afro-americanas.

E a empresa também se comprometeu com 50 bolsas de estudos anuais para seus funcionários negros no próximos 5 anos.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago