Última atualização em 30 de janeiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Os negócios em cidades pequenas, apesar de repletos de desafios, estão sempre figurando entre as principais apostas dos empreendedores do varejo.
E não é para menos: segundo um levantamento do IBGE, o PIB das pequenas cidades brasileiras cresceu em média 43% entre 1999 e 2009.
Mesmo assim, não é segredo para ninguém que, ao abrir um negócio local, um empresário pode e vai deparar-se com desafios diários que precisam ser enfrentados com coragem e resiliência.
Negócios em cidades pequenas: como fazer dar certo?
Pensando em ajudar essas pessoas a superarem os limites geográficos, a consultora americana Rhonda Abrams publicou artigo no USA Today com 5 dicas importantes para quem atua em mercados locais.
Confira a nossa releitura do texto original:
1 – Sonhe grande
Se a sua empresa atua em um raio municipal, o primeiro passo é decidir que as coisas precisam ser expandidas. Afinal de contas, os seus produtos ou serviços também devem interessar à vizinhança, certo?
Segundo a consultora, mesmo quem trabalha com negócios pouco escaláveis, como uma barbearia, por exemplo, pode tentar fazer parcerias com empresários de outras cidades, sempre visando atingir novos mercados.
2 – Torne-se um especialista
Bem como no ecommerce, os negócios em cidades pequenas também devem atuar em um nicho pré-determinado.
É isso o que afirma Abrams, que diz ter encontrado, certa vez, uma empresa de contabilidade especializada em práticas optometristas. “Eles tinham clientes de costa a costa”, comenta.
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3 – Construa sua presença digital
E é claro que, se o seu objetivo é atingir novos mercados, ter apenas uma fanpage desatualizada no Facebook não é o suficiente.
Aposte no ecommerce! Comece vendendo em marketplaces, estude o mercado e entenda a lógica por trás do consumo na internet. Valide seus produtos e vá crescendo aos poucos…
Uma vez construindo uma forte presença digital, você terá a possibilidade de vender para o Brasil todo, o que claramente tem potencial para multiplicar o faturamento do negócio.
4 – Aposte na estrutura
Quem quer crescer precisa estar preparado para isso. Sendo assim, aposte em estruturar-se.
Certificados, reformas, licenças… Do que você precisará se quiser expandir as operações?
5 – Faça contatos
E, para finalizar, a questão do networking mostra-se, como sempre, muito importante. Para empreendedores do varejo, manter contato constante com fornecedores e outros parceiros é fundamental.
Sempre que puder, viaje para encontrar essas pessoas pessoalmente. Isso faz toda a diferença!
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