Última atualização em 5 de janeiro de 2022 por
Um recente levantamento feito pelo Mercado Livre aponta os produtos mais vendidos no marketplace em 2021. O estudo considera os dois itens mais comprados pelos consumidores na plataforma a cada mês do ano passado.
De forma geral, os produtos em destaque fazem parte da categoria de supermercados, como leite condensado e cerveja:
- Janeiro: Máscaras descartáveis 50U e leite condensado;
- Fevereiro: HD e leite condensado;
- Março: Oxímetro de pulso e HD;
- Abril: Leite condensado e cerveja;
- Maio: Leite condensado e bolacha de chocolate;
- Junho: Cerveja e máscara N95;
- Julho: Cerveja e detergente líquido;
- Agosto: Cerveja e leite condensado;
- Setembro: Bolacha de chocolate e MOP;
- Outubro: Máscara N95 e leite condensado;
- Novembro: Leite condensado e café moído;
- Dezembro: Azeite e leite condensado.
De acordo com Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, o e-commerce faz parte da rotina dos brasileiros, especialmente para comprar alimentos:
“As pessoas perceberam que não precisam sair de casa para resolver tarefas. Observamos esse comportamento no aumento nas vendas chamadas de ocasiões, como supermercado e itens para casa, uma vertical que teve 300% de crescimento, apenas na Black Friday em 2021”, conta.
Além disso, o crescimento do e-commerce no Brasil em 2021 também foi importante para disparar os números do marketplace. Em 2021, o Mercado Livre atingiu a marca de 66 milhões de compradores e 17 milhões de vendedores na América Latina.
Itens de Proteção Foram os Mais Vendidos no Mercado Livre na América Latina
A alta demanda por itens de proteção contra o coronavírus também foi notada em outros países da América Latina, como Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. Nessas regiões, um dos produtos mais procurados pelos consumidores foram caixas de 50 protetores de queixo descartáveis e máscaras N95.
No entanto, os alimentos de consumo massivo também foram destaque nos mesmos países. Por exemplo, o óleo vegetal, que foi um dos itens mais vendidos no México. Porém, a categoria de tecnologia também esteve em voga na América Latina…
Em países como Chile e Colômbia, celulares e LED foram um dos produtos mais vendidos. Já no Peru e Uruguai, tijolos e revestimentos adesivos de parede foram os itens em alta em 2021 no marketplace.
Em relação ao aumento de vendas de alimentos, é válido pontuar que o Mercado Livre tem tomado iniciativas significativas nesse sentido. Como a parceria com a rede de supermercado Mambo para comercializar alimentos frescos e a ampliação da presença do Pão de Açúcar na plataforma.